O que provoca o aumento do cortisol?

Perguntado por: apeixoto . Última atualização: 3 de abril de 2023
4.5 / 5 8 votos

Estresse intenso, má alimentação, falta de sono e outros fatores podem contribuir para o aumento do cortisol. Felizmente, há várias estratégias que podem ajudar a manter os níveis de cortisol sob controle, incluindo práticas como meditação, yoga, exercícios físicos regulares, alimentação saudável e sono adequado.

A substância é estimulante e, então, faz que com os níveis de cortisol aumentem. Bebidas e alimentos que possuem a cafeína: café, chá mate, chá preto, chá branco, chá verde, refrigerantes a base de cola e chocolate.

Frutas cítricas: Em frutas como kiwi, limão e laranja, a vitamina C é encontrada em grandes quantidades. Essa vitamina tem a ação de diminuir a produção de cortisol, que é o hormônio liberado no corpo em resposta a situações de estresse e de ansiedade.

chá preto

O consumo regular de chá preto pode ajudar na recuperação mais rápida do estresse diário, de acordo com pesquisa do University College London. Os pesquisadores descobriram que esse tipo de chá ajuda a reduzir os níveis do hormônio cortisol, ligado ao estresse, no sangue.

Durante a manhã, há um pico de cortisol para manter a pessoa em estado de alerta, e é nesse momento que o nível está mais alto. Com o passar do dia, esse nível diminui e o organismo vai sendo preparado aos poucos para o sono. Porém, se houver um pico de estresse, o corpo volta a produzi-lo imediatamente.

A partir das 6h, o corpo produz um hormônio, o cortisol. Entre 7h e 8h, a taxa de cortisol no corpo atinge a concentração máxima. Faixa horária ideal para acordar com facilidade. Voltar a dormir é um erro.

Sua função é sim ajudar o organismo a controlar o estresse, no entanto, não acaba aí: ele também busca reduzir inflamações, contribui para o funcionamento do sistema imunológico e ainda mantém os níveis de açúcar no sangue constantes.

Vários estudos descobriram que a suplementação com multivitaminas , especialmente vitaminas B e vitamina C, bem como ácidos graxos ômega-3, magnésio e zinco reduz os níveis de cortisol e estresse.

O valor de referência do nível de cortisol no sangue é: Manhã: 5 a 23 mcg / dL; Fim do dia: 3 a 16 mcg / dL.

O exame de cortisol é feito por meio da coleta simples do sangue do paciente ou pelo exame de urina. Sendo assim, é possível avaliar o nível do hormônio em exames de check-up, bem como em análises específicas solicitadas pelo médico.

O estresse passa por um processo de desenvolvimento até chegar ao esgotamento físico e mental. Existem quatro fases do estresse. São elas: alerta, resistência, quase-exaustão e exaustão.

Funciona assim: toda vez que você fica ansioso, seu organismo libera um hormônio chamado “cortisol”. “Esse é um hormônio importante, que tem um papel que nos protege”, afirma o médico. “Quando estamos ansiosos, o cérebro entende que estamos sob ameaça. Ele aumenta o cortisol, que aumenta a glicose sanguínea.

O cortisol está baixo durante a madrugada, o que nos favorece dormir, e inicia sua elevação às 4 horas da manhã, atingindo seu pico máximo entre 7 e 8 horas da manhã.

Os principais neurotransmissores envolvidos na depressão são a serotonina e a noradrenalina. Quando há um desequilíbrio na produção delas, a doença se instala.

A principal causa primária para redução dos níveis de cortisol é a lesão da glândula adrenal. A maioria das vezes é por causa autoimune, como a Doença de Addison. Outras causas incluem doenças infecciosas, como tuberculose e HIV, linfomas e hemorragias.

Efeitos do estresse no sono
O cortisol começa a aumentar gradualmente na segunda metade da noite de sono, acelera ao acordar e atinge o pico às 9 horas. A partir desse momento, o cortisol diminui gradualmente ao longo do dia, atingindo seus níveis mais baixos por volta da meia-noite.

24 horas

“A produção de cortisol está fortemente relacionada com o seu nível de alerta e o pico de cortisol para o seu ritmo de 24 horas ocorre entre 8h e 9h, em média.

Vitamina C: diminui a secreção de cortisol, hormônio liberado pela glândula adrenal em resposta ao estresse e à ansiedade, sendo responsável por transmitir a notícia de estresse para todas as partes do corpo.

5 Vitaminas que ajudam a manter sua saúde mental em dia

  • 1 – Vitaminas do Complexo B. O complexo B é formado por um grupo de 8 vitaminas às vezes chamadas de “vitaminas anti-estresse“, uma vez que são essenciais para combater os efeitos do estresse. ...
  • 2 – Selênio. ...
  • 3 – Vitamina D. ...
  • 4 – Magnésio. ...
  • 5 – Cúrcuma.