O que provoca o aumento da barriga?

Perguntado por: ialbuquerque . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 15 votos

Má alimentação. Consumo de alimentos ricos em sal, pouca ingestão hídrica, excesso de bebidas alcoólicas e de alimentos que causam excesso de gases estão entre as causas mais comuns da barriga inchada. Nesses casos, o melhor tratamento é mudar os hábitos alimentares.

A sensação de barriga inchada, geralmente, está relacionada ao excesso de gases no organismo, provocado pelo consumo de alimentos de digestão mais lenta. Feijão, brócolis, repolho, ervilha, milho e lentilha são alguns deles.

5 DICAS PARA COMBATER O INCHAÇO ABDOMINAL

  1. 1 – Coma mais frutas e verdura. ...
  2. 2 – Beba mais água. ...
  3. 3 – Evite alimentos de difícil digestão, que possam causar gases. ...
  4. 4 – Coma mais fibra. ...
  5. 5 – Faça exercícios físicos diariamente.

Então, a única forma de corrigir o problema é por meio da cirurgia plástica de abdômen, também conhecida como abdominoplastia. Nesse procedimento, o médico sutura esses músculos na região central do corpo, usando uma técnica chamada de plicatura. Assim, ele recompõe a parede abdominal.

Entretanto, com um teste simples dá para descobrir se é gordura ou retenção de líquido: basta apertar a pele por dois segundos e observar. Se a marca do dedo ficar por três segundos ou mais, há líquido retido nos tecidos periféricos. Se isso não acontecer, existe aumento de gordura.

A obesidade abdominal é um dos marcadores de risco para doenças do coração. Existem dois tipos de gordura abdominal, a subcutânea, que se localiza a frente dos músculos abdominais, e a perivisceral, que se acumula entre as alças intestinais e órgãos internos como o fígado e intestino, sendo a mais perigosa.

Algumas bebidas são capazes de ajudar o corpo a queimar gordura, mesmo quando estamos dormindo

  1. Leite. Beber dois copos de leite por dia já ajuda a perder peso, conforme um estudo feito em 2010 por pesquisadores da Universidade de Negev, em Israel. ...
  2. Chá de camomila. ...
  3. Suco de uva. ...
  4. Shake de proteína de soja. ...
  5. Kefir.

Desvende essa sabedoria que ultrapassa gerações e conheça 6 alternativas de chás para estufamento que vão reduzir a sensação de incômodo na barriga.

  1. Chá de boldo. ...
  2. Chá de erva-cidreira. ...
  3. Chá de erva-doce. ...
  4. Chá de hortelã-pimenta. ...
  5. Chá de camomila. ...
  6. Chá de funcho.

Canela e gengibre podem ajudar a limpar o organismo, então aposte em uma xícara de chá para desinchar a barriga antes de ir se deitar. O chá de menta também pode ajudar a aliviar o mal estar no estômago, então lembre-se dessa opção se precisar aliviar o organismo depois do jantar.

Conheça os principais a seguir!

  1. Pães e massas. A farinha refinada branca é uma das principais inimigas de quem quer manter o peso adequado e evitar a barriguinha. ...
  2. Açúcar. ...
  3. Bebidas alcoólicas. ...
  4. Refrigerante. ...
  5. Feijão. ...
  6. Repolho e couve-flor. ...
  7. Laticínios. ...
  8. Biscoitos.

Alguns exemplos são as sementes de linhaça, aveia, gérmen de trigo, brócolis, abacate, maçã com casca, chia, banana, laranja, lentilha, feijão etc. Coloque esses alimentos no seu cardápio e você terá excelentes aliados para secar a barriga.

A melhor maneira de ter uma alimentação saudável para perder barriga é consumir mais fibras e ingerir muitos alimentos vegetais, como vegetais e frutas. Legumes também são uma boa fonte, assim como alguns cereais como aveia inteira. Então você também pode tentar tomar um suplemento de fibra como glucomanano.

Mãos inchadas em um dia muito quente, ou pernas e pés inchados após uma longa jornada de trabalho? Esses podem ser sintomas de retenção de líquido. A retenção hídrica é comum, especialmente nas mulheres, e pode ser facilmente identificada.

“Contudo, no geral, a região abdominal é considerada a de maior risco para o acúmulo de gordura (a chamada gordura visceral, que deve ser evitada)”, explica a especialista. Isso porque uma maior circunferência abdominal está relacionada a doenças crônicas, como problemas cardiovasculares e diabetes tipo 2.

“Para desinchar o corpo e desinflamar o organismo, o primeiro passo é investir na alimentação e na hidratação. Beber bastante água vai ajudar no processo de eliminação das toxinas do corpo, assim como uma dieta com “comida de verdade”, como carnes magras, legumes, verduras e frutas”, explica a especialista.

Mas qual é a causa desse acúmulo? A médica explica que isso é causado, basicamente, por dois fatores: sedentarismo e má alimentação. Como um falso magro quer perder apenas barriga e não peso como um todo, terá que unir uma boa dieta alimentícia e exercícios físicos.

De maneira geral, a perda de gordura abdominal pode variar de acordo com a rotina de alimentação e exercícios físicos adotados. Mas em média, considerando uma dieta equilibrada e a prática regular de atividades físicas, é possível perder a barriga em cerca de 2 a 3 meses.

Chá de hibisco

Chá de hibisco
Em primeiro lugar, trouxemos, dentre os chás para desinchar, o hibisco. Isso porque a bebida dessa flor auxilia na diminuição da retenção de líquidos, que é quando o corpo deixa de eliminar a água e acaba criando uma camada no corpo, provocando o inchaço.

Reduza 25% do tamanho das refeições.

  1. Substituir alimentos processados por frutas e verduras diminuirá a ingestão de calorias.
  2. Não pule refeições. Faça 3 refeições principais e 2 lanches por dia. ...
  3. Se sua dieta for de 2.000 calorias, você deve consumir 1.500. Se for de 2.500 calorias, consuma 1.875 calorias durante 4 dias.

chá de hibisco

Qual chá que elimina gordura pela urina? O chá de hibisco ajuda a reduzir a gordura e a retenção de líquidos e o chá branco vai ajudar a eliminar o inchaço e reduzir a absorção da gordura dos alimentos.

Fazer uma alimentação saudável
Para reduzir o inchaço é importante ingerir alimentos ricos em fibras e que facilitem a digestão, como legumes, verduras cozidas ou folhosos crus.