O que provoca infecção respiratória?

Perguntado por: narruda6 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.7 / 5 8 votos

O que causa infecção respiratória? Diversos tipos de microrganismos podem atuar como agentes infecciosos no sistema respiratório, incluindo vírus, bactérias e fungos. Eles podem ser inalados ou entrarem em contato com a boca, olhos ou nariz por contato com as mãos, objetos, líquidos e alimentos contaminados.

As infecções respiratórias agudas podem ser classificadas segundo sua localização anatômica em: infecções das vias aéreas superiores, que compreendem rinofaringite, faringite e amigdalite, otite média, sinusite e laringite; e infecções das vias aéreas inferiores, tais como bronquite, bronquiolite e as pneumonias.

Vantagens do PCR Painel Respiratório
É um exame que permite o diagnóstico diferencial específico de diversas infecções respiratórias, sejam estas causadas por bactérias ou vírus.

Pneumonias são infecções respiratórias que podem ocorrer em qualquer idade. No entanto, é mais frequente naqueles pacientes com a imunidade baixa, como crianças, idosos e pacientes com outras comorbidades.

Os tratamentos para as doenças respiratórias crônicas

  1. Inalação de corticosteróides para reduzir a inflamação nasal;
  2. Ventilação mecânica e líquida;
  3. Antibióticos e expectorantes para tratar as infecções bactérias e eliminar as secreções;
  4. Lavagem nasal;
  5. Cirurgias em casos graves de sinusite.

Guaco, hortelã e o alecrim também podem ajudar na defesa do sistema respiratório. “O limão é muito rico em vitamina C e em substâncias ativas, antibacterianas, anti-inflamatória e também com a ação expectorante”, afirma. Segundo Karin Honorato, o limão pode ser usado em saladas, na água e preparos de sucos.

Certos alimentos e bebidas contêm antioxidantes antiinflamatórios. Reduzir a inflamação das vias aéreas pode ajudá-lo a respirar mais facilmente – e os antioxidantes podem ajudar. Experimente uma xícara de chá verde.

Sintomas de pneumonia silenciosa
A pessoa apresenta sintomas respiratórios como tosse e febre, mas não apresenta falta de ar importante que indicaria que a saturação de oxigênio estava baixando, com necessidade de procurar imediatamente socorro médico.

Câncer de pulmão: é a neoplasia letal mais comum no mundo. Em 2018, foram registrados cerca de 2,09 milhões de casos e 1,76 milhão de mortes, segundo dados da OMS. Tuberculose: doença infecciosa transmitida de pessoa a pessoa pelo ar, que afeta principalmente os pulmões.

Hábitos como tabagismo, uso excessivo de medicamentos e de produtos tóxicos são fatores de risco, já que substâncias presentes nestas situações podem prejudicar a saúde respiratória. Outras causas são a baixa umidade do ar, infecções virais, poluição do ar, ácaros, fungos, infestação de baratas e alergias.

O que é Infecção Respiratória Aguda? São infecções do trato respiratório superior ocasionadas por germes (vírus e bactérias) que afetam o nariz, garganta, ouvidos, pulmões e outras partes.

Para dar uma ideia sobre os sintomas de problemas no pulmão, trago os sete mais comuns a seguir.

  1. Falta de ar. Esforços físicos costumam exigir mais dos pulmões, dificultando um pouco a respiração. ...
  2. Tosse persistente. ...
  3. Sibilo ou chiado. ...
  4. Dor no peito. ...
  5. Tosse com sangue ou catarro. ...
  6. Cianose. ...
  7. Febre alta.

É possível ter pneumonia sem febre? Mesmo sendo atípico, pode ocorrer de um paciente não apresentar sintomas de febre e ser diagnosticado com a doença. Em idosos e crianças recém-nascidas, a ausência desse sintoma é mais comum.

Chá de eucalipto
Um de seus ativos, o cineol, age como expectorante para combater infecções respiratórias e aliviar a tosse. Suas folhas frescas ou secas também podem ser usadas no preparo de chás e gargarejo de água morna para aliviar a dor de garganta.

Amoxicilina e penicilina V são tratamentos de primeira linha graças à sua confiável ação antibiótica contra infecções pelo Streptococcus do grupo A.

Dados experimentais e clínicos demonstram que a vitamina D tem um efeito fisiológico sobre a função pulmonar e a imunidade inata e adaptativa contra microrganismos. Células do trato respiratório podem produzir vitamina ativa D (calcitriol) e têm seu receptor em seu núcleo.