O que provoca dor de gases?

Perguntado por: lgaspar . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 5 votos

Os gases no estômago são produzidos pela digestão dos alimentos ou quando engolimos ar durante as refeições, pela mastigação de chicletes, ao fumar cigarro ou ao tomar bebidas gaseificadas.

Uma prática comum nesses momentos é tomar chá de funcho com erva-cidreira e caminhar durante alguns minutos. Desse modo, é possível estimular o funcionamento do intestino, eliminando os gases de forma natural. Outra opção é realizar massagens abdominais.

Gases intestinais podem causar grande desconforto porque provocam distensão abdominal. Além disso, em determinadas circunstâncias, podem trazer constrangimento social. O ar engolido ou os gases formados no aparelho digestivo podem ser expelidos por via oral (arroto) ou via anal (gases intestinais ou flatos).

A sensação constante de inchaço e desconforto na barriga, arrotos frequentes e dor/cólica abdominal são os principais sintomas do excesso de gases no estômago. Pode ser desconfortável, especialmente em público, mas arrotar é normal, principalmente durante ou logo após uma refeição.

8 melhores remédios caseiros para excesso de gases

  1. Chá de erva-doce. ...
  2. Chá de hortelã-pimenta. ...
  3. Chá de gengibre. ...
  4. Chá de erva-cidreira. ...
  5. Chá de camomila. ...
  6. Chá da raiz de angélica. ...
  7. Chá de louro. ...
  8. Exercício para eliminar os gases.

“Caso venha a ter os sintomas de gases, os melhores alimentos para auxiliar em seu alívio são tomate e chicória, mamão, abacaxi, iogurte kefir e alguns chás como erva-cidreira, gengibre e erva-doce”, explica Laís.

Existem diferentes tipos de posições corporais que podem ser de grande ajuda na eliminação rápida de gases.
...
Entre as seguintes, vais encontrar a melhor posição para ti para eliminares gases:

  • Cobra. Deita-te de barriga para baixo e coloca as mãos no chão por baixo dos ombros. ...
  • Pavanmuktasana. ...
  • Halasana.

Já se você precisa de um medicamento que alivie os sintomas da cólica e dores de barriga provenientes do acúmulo de gases, uma opção é o Buscopan gotas (caixinha verde). Sua ação antiespasmódica atua no relaxamento das contrações musculares de forma prolongada.

Para a sobremesa, ou até mesmo durante a refeição, as frutas laxativas são uma excelente pedida para quem sofre de gases. A laranja, a ameixa seca, o abacaxi e o mamão, são exemplos de frutas que ajudam muito a saúde intestinal.

Hortaliças e leguminosas: alho, cebola, alho-poro, couve flor, feijão, lentilha, aspargo, beterraba, brócolis, cogumelo, ervilha, grão de bico, pistache, molho de tomate, ketchup. Cereais e massas: produtos contendo trigo, centeio, cereais contendo xarope de milho.

10. O café pode provocar problemas digestivos, de gases a acidez e úlceras, além de contribuir para a síndrome do colón irritável.

Mas em caso de dores abdominais súbitas e intensas, é importante buscar atendimento em um pronto-socorro para identificar a causa e obter o tratamento mais adequado. Quando as dores são suportáveis, mas se repetem periodicamente, a recomendação é agendar consulta com um clínico geral ou gastroenterologista.

Na maioria dos casos, a apendicite é provocada pela obstrução do apêndice com restos de fezes, resultando em inflamação. Sintomas: – dor do lado inferior direito do abdome.

A dor da apendicite geralmente se localiza do lado direito e na parte baixa do abdômen. É uma dor forte, pontual, bem localizada e contínua. Em alguns casos, essa dor pode começar na região do umbigo ou na parte baixa da coluna. Mover as pernas ou o abdômen para tossir e espirrar, por exemplo, costuma agravar a dor.

O Luftal é um remédio à base de simeticona indicado para o alívio dos gases. Seu principal objetivo é aliviar problemas gastrointestinais decorrentes de excesso de gases, como desconforto abdominal, aumento de volume abdominal, dor ou cólicas no abdômen.

Leite. Quem sofre com gases ao tomar leite ou derivados pode ser intolerante à lactose. A deficiência da enzima que digere o açúcar do leite provoca distensão abdominal e todos os desconfortos decorrentes, como gases e diarreia. 2 Leite sem lactose, nesse caso, é a melhor solução.

Os gases causam dor nas costas porque, quando estão em excesso, se alojam por toda a cavidade abdominal, inclusive nessa região, superlotando o espaço, causando inchaço e comprimindo outros órgãos no local. Os gases em excesso no intestino também causam cólicas no órgão, que são sentidas nas costas.

Além disso, um documento da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, classificou os ovos como alimentos que causam uma quantidade normal de gases, não fazendo parte do grupo dos alimentos considerados como os maiores produtores de gases.

Fígado: Dor abdominal do lado direito, barriga inchada e cor amarelada na pele e nos olhos. Boca amarga, má digestão, gases superiores (como arrotos), náusea e vômitos. Estômago: Enjoo, má digestão, dores abdominais e arrotos com refluxo.