O que provoca apneia de sono?

Perguntado por: dlopes . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.2 / 5 19 votos

A apneia pode ocorrer por vários fatores: os músculos da garganta e língua relaxam mais do que o normal, as amídalas e adenóides são grandes, a pessoa está acima do peso (o excesso de tecido mole na garganta dificulta mantê-la aberta), ou o formato da cabeça e pescoço resulta em menor espaço para passagem de ar na boca ...

Dicas de prevenção da apneia do sono

  1. Mantenha o peso sob controle;
  2. Pratique exercícios físicos com regularidade;
  3. Evite o consumo de álcool à noite;
  4. Pare de fumar;
  5. Evite dormir de barriga para cima;
  6. Se estiver roncando muito, procure um especialista.

Por que a apneia pode matar? A apneia do sono é caracterizada pela interrupção da respiração durante o sono. Ela pode ser classificada em três níveis: leve, quando se tem 5 a 14 interrupções; moderada, de 15 a 30; e grave, quando se tem mais de 30 interrupções na respiração por hora de sono.

O principal indício da Apnéia do Sono é a sonolência durante o dia, fato que faz com que a situação seja minimizada ou passe despercebida por muitos pacientes. A parada do fluxo aéreo dura, em média, 10 segundos, tempo suficiente para causar uma significativa redução na oxigenação do sangue.

Decúbito Lateral
Em alguns pacientes, a apneia obstrutiva do sono (AOS) pode ser resolvida com melhora da patência faríngea (capacidade de manter uma via desobstruída) pelo sono lateral. Ou seja, em decúbito lateral (deitado de lado), as vias aéreas tendem a ficar mais estáveis e menos propensas a fechar.

Pesquisas recentes descobriram que uma combinação dos medicamentos reboxetina e oxibutinina pode ser um tratamento eficaz para a apneia obstrutiva do sono.

Considerando a Medicina do Sono como uma área de atuação da otorrinolaringologia, um dos profissionais capacitados para tratar o ronco e a apneiaé o otorrinolaringologista especialista em distúrbios do sono.

1) Pneumologista
Pessoas que sentem ou acordam com muita falta de ar e/ou os batimentos acelerados, é recomendado se consultar com o pneumologista. Então, ele avaliará a oxigenação no seu organismo e o melhor tratamento para o ronco e os sintomas que somam a apneia do sono.

Para realizar este exame, o paciente passa a noite em um quarto do centro médico. O ambiente é equipado para monitorar as variáveis fisiológicas durante o sono, com gravação em áudio e vídeo, quando necessário. Além disso, sensores são colocados delicadamente sobre a pele do paciente com fitas adesivas.

Existem dois tipos de apneia do sono:

  • Apneia obstrutiva do sono.
  • Apneia central do sono.

Chá de camomila
E sua fama não é à toa: ela age no sistema nervoso, reduzindo a ansiedade e os níveis de cortisol, hormônio do estresse. Quem tem apneia do sono pode ser um dos maiores beneficiados, já que, nesta condição, os níveis de cortisol aumentam quando o distúrbio não é tratado.

Travesseiro antironco: produto anatomicamente fabricado
Ao facilitar a respiração, o travesseiro do ronco reduz a ocorrência dos episódios de apneia obstrutiva do sono, que acontecem no momento em que as vias aéreas ficam mais estreitas e impossibilitam a passagem do fluxo de ar pela garganta.

Podemos sonhar no estado não REM, mas a maioria dos nossos sonhos são durante o REM. Pessoas com apneia do sono nunca entram no sono REM ou são acordadas por causa da obstrução da via aérea e voltam para um estágio mais leve de sono. “A resposta normal para qualquer um quando para de respirar é que o cérebro o acorda.

Para ter acesso ao tratamento, o paciente deve ser encaminhado pelo médico de unidade básica de saúde ou de consultório particular com a indicação de uso de CPAP. Se os critérios para o uso do aparelho forem preenchidos, o paciente é então incluído no programa.

Pode custar entre R$ 600 e R$ 1200, em média, de acordo com a unidade de saúde e conforme a localidade na qual o teste é realizado.