O que provoca aparecimento de montanhas por Falhamentos ou dobramentos?

Perguntado por: dveiga . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 17 votos

A superfície terrestre é composta por placas litosféricas que deslizam sobre o manto, evento que recebe o nome de deriva continental. Durante a deriva das placas acontecem colisões ou afastamento entre elas, e são justamente tais movimentos que produzem os falhamentos e os dobramentos.

A formação dos dobramentos modernos ocorreu graças aos movimentos orogenéticos da crosta terrestre, que são caracterizados pelo choque entre duas placas tectônicas, sendo geologicamente rápidos e formando áreas instáveis.

Os dobramentos resultam de forças laterais ou horizontais ocorridas em uma estrutura sedimentar que forma as cordilheiras. As falhas resultam de forças, pressões verticais ou inclinadas, provocando o desnivelamento das rochas resistentes.

Os falhamentos surgem a partir de pressões verticais ou inclinadas, geralmente ocorrem em áreas de rochas rígidas, de origem cristalina. A colisão entre rochas com essas características provoca rupturas nas mesmas, formando assim, falhas.

Já as falhas, ou falhamentos, são formadas a partir de movimentos provocados por enormes pressões que sucedem de maneira vertical e horizontal, exercendo uma grande força sobre rochas mais sólidas e rígidas, como por exemplo, as cristalinas. Na execução do fenômeno, formam rupturas ou fendas nas extensões das rochas.

Dobramentos modernos são formações geológicas recentes, compostos principalmente por rochas magmáticas e sedimentares. Em tempo geológico, uma formação com menos de 250 milhões de anos desde seu início é considerada “recente”. Essas formações surgem a partir da movimentação de placas tectônicas.

Existem vários tipos de formações geológicas, resultados de fenômenos tanto internos quanto externos ao planeta. Alguns dos mais impressionantes, no entanto, são as dobras - que ocorrem quando camadas lisas de solo, geralmente sedimentares, são curvadas ou dobradas devido ao movimento das placas litosféricas.

A) na faixa de contato entre duas placas continentais ou oceânicas conservativas ocorre o movimento orogenético, que explica o surgimento das grandes cadeias de montanhas.

Os dobramentos modernos originaram-se de choques de placas tectônicas em períodos geológicos mais recentes. Por essa razão, são considerados montanhas novas que foram pouco afetadas pelos agentes erosivos e apresentam as maiores altitudes da Terra. São as regiões mais sensíveis a terremotos e vulcanismo.

São exemplos desses dobramentos e falhas, respectivamente:

  • A. terremotos e cordilheiras montanhosas.
  • B. cordilheira montanhosas e terremotos.
  • C. terremotos e tsunamis.
  • D. terremotos e erupções vulcânicas.
  • E. cordilheiras montanhosas e erupções vulcânicas.

Os testes de dobramento podem ser classificados em tres grupos: dobramento guiado, dobramento semiguiado e dobramento livre.

Falhamentos e dobramentos Os movimentos tectônicos podem provocar fortes pressões horizontais e verticais nas camadas rochosas da superfície terrestre. Essas pressões causam deformações que podem variar de poucos centímetros a dezenas de quilômetros de extensão, alterando as formas de relevo da superfície terrestre.

Os dobramentos modernos – também conhecidos como cadeias orogênicas ou cinturões orogênicos – são estruturas geológicas que se originaram em virtude das ações do tectonismo e correspondem à formação de cadeias montanhosas, apresentando as maiores altitudes do planeta.

Montanhas de falhas: são originadas a partir de um falhamento na crosta terrestre. Quando dois blocos colidem, provocam rupturas nas rochas, originando as falhas, e um dos blocos acaba ficando soerguido em relação ao outro. (Exemplo: Pico Olancha, localizado nos Estados Unidos).

Conforme a classificação baseada no comportamento e especificação dos falhamentos, existem três tipos de falhas geológicas: a normal, a inversa e a transcorrente.

Falha Geológica é a ruptura ou cisão de um bloco de rochas ou faixas estreitas da superfície que é responsável pelo deslocamento de suas partes. O acúmulo de energia e a eventual liberação desta em zonas de falhas geológicas é um dos fatores responsáveis pela ocorrência dos terremotos.

Existem dois principais tipos de falhas geológicas conforme as suas causas ou atividades de origem, as atectônicas e as tectônicas. Pelos nomes, podemos perceber que as últimas estão associadas ao movimento das placas continentais e as primeiras dependem de outros fatores.

Samambaia

Samambaia é a maior falha geológica do Brasil. Tem 38 km de comprimento por cerca de 4 km de largura e atravessa os municípios de Parazinho, João Câmara, Poço Branco e Bento Fernandes. Sua profundidade varia entre 1 e 9 km.

Falhas, fraturas e dobras ocorrem em ROCHAS ÍGNEAS SEDIMENTARES E METAMÓRFICAS .