O que provoca a sarna humana?

Perguntado por: aaparicio . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.9 / 5 14 votos

Descrição: A escabiose ou sarna é uma doença parasitária. Causa: Causada pelo ácaro Sarcoptes scabiei. É uma doença contagiosa transmitida pelo contato direto interpessoal ou através do uso de roupas contaminadas.

A escabiose é causada pelo ácaro Sarcoptes scabiei var. hominis, um parasito humano obrigatório que vive em túneis fazendo sulcos na camada córnea. É facilmente transmitida de pessoa a pessoa pelo contato físico; a transmissão por animal e fômites provavelmente também acontece.

O ácaro em si não representa perigo, mas, devido à coceira, podem ocorrer infecções secundárias que podem ser graves, especialmente em pacientes portadores de doenças que afetam o sistema imune.

Benzoderm é indicado no tratamento da escabiose (sarna), pediculose e outras parasitoses cutâneas e do couro cabeludo.

Se não tratada, a sarna pode afetar todo o corpo, causando uma erupção extremamente irritante e de aspecto desagradável.

Recomendações para quem está com sarna
Troque de roupas diariamente porque o ácaro sobrevive horas, às vezes dias, fora do corpo; Lave as roupas de uso pessoal, de cama e de banho diariamente; Certifique-se de que todas as pessoas com quem convive proximamente estão recebendo tratamento simultâneo.

A doença é altamente contagiosa e transmitida por meio do contato direto prolongado com a pessoa infectada, roupas ou objetos contaminados. Vale ressaltar que animais como gato e cachorro não transmitem a sarna humana. A fecundação do ácaro que provoca a lesão ocorre na superfície da pele.

Comece passando o aspirador de pó, depois faça uma solução de água com vinagre em proporções iguais. Aplique em todo o colchão com um pano limpo e deixe secar ao sol. Só volte o colchão para cama quando estiver completamente seco. Coloque uma roupa de cama limpa.

O contágio da escabiose canina acontece através do contato do cão com o ácaro causador da doença. O contágio também pode ocorrer se houver o contato com outro animal portador da doença. Quando a contaminação ocorre, o ácaro deposita ovos na pele do cachorro.

O sucesso do tratamento é visto com a resolução das lesões e a cessação do prurido noturno em torno de uma semana.

Selar o colchão: Se o colchão não puder ser limpo adequadamente, você pode considerar selá-lo em uma capa de colchão à prova de ácaros por pelo menos 72 horas. Os ácaros da escabiose geralmente morrem se estiverem longe da pele humana por mais de 72 horas.

Permetrina: corresponde à terapêutica de primeira escolha para o tratamento da escabiose. É empregado na forma de creme ou loção a 5%.

A função do medicamento é matar ou paralisar esses organismos para que eles sejam naturalmente expelidos pelo corpo. “É um antiparasitário de primeira linha contra escabiose e a pediculose – a sarna e piolho.

No tratamento da sarna
Deve-se lavar cuidadosamente a parte afetada com o sabonete, produzindo uma espuma que deverá permanecer na pele até secar. Se houver outras pessoas com sarna na mesma casa, todas devem ser tratadas ao mesmo tempo para evitar reinfecção.