O que provoca a flacidez da pele?

Perguntado por: uoliveira . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.8 / 5 9 votos

Flacidez é causada pela diminuição das fibras de colágeno e elastina da pele. A flacidez é a falta de firmeza da pele, que acontece por conta de vários processos internos. A principal causa desse problema é genética e se deve ao envelhecimento natural da pele.

Tratamentos estéticos para a pele flácida
Alguns exemplos são os bioestimuladores de colágeno, radiofrequência, lasers, corrente russa e ultrassom microfocado. Ao utilizar esses tratamentos, sua pele permanecerá jovem por muito mais tempo, adiando a necessidade de uma cirurgia plástica no rosto.

Quer tonificar os músculos? Conheça 5 exercícios para flacidez

  • Flexão de braços. A flacidez dos braços é a mais temida — quem conhece o efeito que ela causa na hora de dar tchau a alguém sabe bem disso, não é mesmo? ...
  • Abdominal canivete. ...
  • Agachamento. ...
  • Tríceps banco. ...
  • Afundo.

Para combater a flacidez, a vitamina A é um poderoso ativo que age diretamente na renovação celular e na síntese de colágeno. Derivado da vitamina A, o Retinol reduz rugas profundas, a flacidez e dá uma aparência mais firme e uniforme à pele.

Através disso, percebemos que o colágeno para flacidez mais recomendado é o colágeno tipo I, sendo esta a melhor escolha. Isso se dá pelo fato de que ele ajuda no processo de deixar a pele mais firme, e melhora a estrutura dos fios de cabelos, unhas e dentes.

Fios de sustentação, Sculptra, radiofrequência são alguns dos tratamentos para combater a flacidez, dar mais firmeza à pele e rejuvenescer. Além destes, existem muitas outras opções, tanto para o rosto, quanto para o corpo, de modo a promover o rejuvenescimento e melhorar os contornos e a aparência da pele.

Melhores alimentos para flacidez

  • Proteínas de alto valor biológico (carnes bovinas pouco gordurosas, aves, peixes, ovos, whey protein);
  • Cereais integrais;
  • Castanhas;
  • Frutas cítricas;
  • Frutas vermelhas;
  • Por fim, vegetais verde-escuros.

6 sinais de que você está perdendo colágeno

  1. Linhas de expressão. O movimento excessivo da pele associado a outros fatores, como a falta de hidratação, deixa marcas na pele. ...
  2. Rugas. Outro sinal que você deve ter muita atenção é a ruga. ...
  3. Pele desidratada. ...
  4. Flacidez. ...
  5. Dores nas articulações. ...
  6. Unhas e cabelos fracos.

Invista em alimentos ricos em Vitamina C como laranja, limão e mamão, além de outros que contêm colágeno: carnes, gelatinas, ovos e castanhas. O uso de dermocosméticos ajuda a incentivar a produção de colágeno. Procure produtos que contenham ativos como o Retinol e alfa-hidroxiácidos.

O Chá branco:
Este tipo de chá ajuda a retardar o envelhecimento da pele, aumentando o equilíbrio de colagénio e elastina no organismo.

E os resultados, ou seja, a redução da flacidez, de acordo com Caê Rodrigues, orientador físico e personal trainer de Santos, acontecem, em média, de 4 a 6 meses.

Os músculos ficam flácidos principalmente pela falta de exercício físico. Se eles não são solicitados, as fibras musculares ficam atrofiadas e causa a flacidez. A flacidez da pele ou tissular é causada pela perda gradativa das fibras de colágeno e elastina da pele. Sem estas fibras a pele fica flácida, sem sustentação.

A vitamina C ajuda a produzir colágeno e é abundante em frutas como limão e laranja. Manga, kiwi, abacaxi, goiaba e acerola são as frutas tropicais mais indicadas para melhorar a qualidade dessa proteína criada pelo corpo.

Portanto, é a membrana do ovo a principal fonte de colágeno, sendo assim os benefícios do ovo são potencializados. Foram encontrados na membrana dois tipos da proteína: colágeno tipo I e tipo V. O primeiro é o mais encontrado no corpo, presente no tecido cicatricial, pele, tendões, parede das artérias e ossos.

Frutas cítricas, tropicais e vermelhas são fontes de ingredientes importantes para a produção de colágeno. Por serem ricas em vitamina C, as frutas cítricas e tropicais, como limão, kiwi e laranja, ajudam diretamente na produção de colágeno.