O quê Provérbios 4 nos ensina?

Perguntado por: narruda8 . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.7 / 5 4 votos

Em Provérbios 4, o sábio nos dá um conselho valiosíssimo: “adquire a sabedoria”. De acordo com ele, a sabedoria é indispensável para uma vida feliz, plena e equilibrada.

Os nossos olhos selecionam objetos e dirigem os nossos movimentos em direção a eles, mas é o nosso coração e mente que dá e recebe reações a partir dos nossos olhos. Coração e olhos não podem ser separados. É a nossa pessoa como um todo, incluindo os olhos, que devemos guardar no caminho da sabedoria.

Deus quer que nós saibamos que o mesmo é verdade a nosso respeito quando nos desviamos e experimentamos toda forma de tentação disponível. Vamos permanecer no caminho certo com nossos olhos fixados firmemente em Jesus! Oração: Amoroso Pai, por favor, perdoe-me por ser distraído tão facilmente por tentações pecaminosas.

A busca da sabedoria de Deus sempre é acompanhada de obediência aos mandamentos. Em geral, o dom espiritual da sabedoria vem passo a passo, quando o buscamos sincera e diligentemente.

24 Desvia de ti a falsidade da boca, e afasta de ti a perversidade dos lábios. 25 Os teus olhos olhem para a frente, e as tuas pálpebras olhem diretamente diante de ti.

Os Provérbios servem para podermos entender a sabedoria e o caminho da vida de forma clara e mais objetiva. Ensina-nos a caminhar com menos erros, de uma forma mais leve e mais prática. Provérbios não é nenhum livro de auto-ajuda, nem receita de bolo testada.

“Guarda o teu coração” significa que você deve tomar cuidado com seus pensamentos, desejos e emoções. Tudo de bom ou de ruim que você faz começa no coração.

18 Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito.

Precisamente porque se a verdade de Jesus, Sua Palavra está entronizada em nosso coração, ele estará limpo e cheio de vida, e isto determinará todas as experiências de nosso viver diário. Resultado: “Porque são vida e saúde para os que a acham e saúde a todo o teu corpo” (Pv.

Este texto intenta trazer e provocar reflexão em todos os que o lerem, para que os que ponderam suas vidas invistam mais nisso; e para os que nunca fizeram isso, passem a ponderar seus caminhos. Nisso bem pode residir a diferença entre vida e morte (eternas).

É exatamente isto que Salomão ensina em proverbios 4 23. Isso revela o que a bíblia já ensinava há séculos atrás: nós tomamos atitudes conforme aquilo que está em nosso coração e não o que está em nossa mente.

A sabedoria nos dá inteligência, no entanto, não podemos confundi-la com a inteligência do mundo, que é apenas conhecimento científico e tecnológico. Ambos são úteis, importantes e necessários, mas nunca estarão acima da sabedoria que vem de Deus.

35 Porque o que me achar achará a avida, e alcançará favor do Senhor. 36 Mas o que pecar contra mim violentará a sua própria alma; todos os que me odeiam amam a amorte.

Deus deu ao ser humano o privilégio da liberdade de escolha, mas diante disso ele nos instrui a usar essa liberdade com sabedoria. O pecado ao contrário em nada traz liberdade, somente prisões. É impossível pecar sem se prender, um dos enganos do pecado é que ele promete liberdade, mas somente traz escravidão.

Não sejas sábio aos teus próprios olhos; teme ao SENHOR e aparta-te do mal” (Provérbios 3:5-7). A busca da sabedoria exige a humildade de admitir nossas limitações e falhas e aceitar repreensão e disciplina. A pessoa que busca aprovação e não correção nunca adquirirá a sabedoria.

Crescer em sabedoria deve significar reconhecer a dignidade que recebemos de Deus, pois, a família é o maior reflexo de Deus, aberta `à vida e ao amor, a família se constitui como imagem e semelhança de Deus. Esse valor deve ser realçado, testemunhado com determinado heroísmo diante de Deus e dos homens.

Em Jeremias 17.9 lemos: “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?” Quantas vezes o coração engana a você mesmo? É por isso que as Escrituras dizem: “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda teu coração, porque dele procedem as fontes da vida” (Pv 4.23).

Provérbios e ditados são expressões ditas no dia a dia, no discurso informal, cujas origens são das experiências humanas. Estas frases populares carregam consigo um conhecimento, por isso transmitem sabedoria de quem fala e lição para quem ouve. O nome “provérbio” origina-se do latim proverbium.

Gênio ou caráter ruim; tendência para o mal. Facilmente corrompido; em que há corrupção; depravação.

Provérbios 1.7
O temor do Senhor é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino. O tema principal de Provérbios e a contribuição decisiva do antigo Israel para a busca humana por conhecimento e entendimento. O temor do Senhor é a única base do verdadeiro conhecimento.