O que Proverbios 27 nos ensina?

Perguntado por: acardoso . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.2 / 5 13 votos

Provérbios 27 - Sabedoria ensina sobre os relacionamentos humanos. “Não presumas do dia de amanhã, porque não sabes o que ele trará.” Tiago 4:13-16 desenvolve o tema desse provérbio, Mateus 6:34 trata do pecado da preocupação que acompanha o orgulho.

Quando o Senhor Jesus é apresentado e oferecido, muitas pessoas não têm a sensibilidade necessária para reconhecer a doçura do seu amor, e por isso não o valorizam e o desprezam, pisando nele através de sua rejeição.

Muitos líderes são gananciosos e só pensam em si mas Deus quer nosso bem. Na igreja o pastor é um líder com o dom de instruir e guiar a congregação. O pastor tem grande responsabilidade e terá de responder perante Deus por seu trabalho.

Esse provérbio comunica a ideia de falta de alvo, há elogio para o peregrino determinado, mas não para o que vagueia. Ter cuidado pelos de sua casa é tarefa do cristão, de forma que o ninho pode ser um paralelo significativo. “O óleo e o perfume alegram o coração; assim o faz a doçura do amigo pelo conselho cordial.”

Nos diz que nosso coração, ao contrário do que muitos pensam, não nos representa plenamente; ele apenas corresponde ao que somos, e isso por sua vez significa que se ele não nos representa plenamente então ele pode ser mudado segundo a vontade de quem o governar.

significa que afia-se o ferro para que ele seja útil, para. que ele tenha uma funcionalidade... o mesmo pode ser. dito para os nossos relacionamentos interpessoais, compreendendo que as nossas relações contribuem.

9 O óleo e o perfume alegram o coração; assim o faz a doçura do amigo pelo conselho cordial.

17 Afia-se o ferro com o ferro; assim o homem afia o rosto do seu amigo. 18 O que cuida da figueira comerá do fruto dela; e o que vela pelo seu senhor será honrado.

6 Leais são as feridas feitas pelo amigo, mas os beijos do inimigo são enganosos.

Provérbios 27:6 diz que “Leais são as feridas feitas pelo amigo, mas os beijos do inimigo são enganosos.” De acordo com esse versículo, muitas vezes ficamos confusos sobre quem são nossos amigos e inimigos.

26 Cujo ódio se encobre com engano; a sua maldade será aexposta na congregação. 27 O que cava uma acova nela cairá, e o que revolve a pedra, esta sobre ele voltará. 28 A língua falsa odeia os que ela aflige, e a boca alisonjeira provoca a ruína.

Continuamos no trecho do livro de Provérbios que chamamos de “Provérbios de Salomão que os homens de Ezequias, rei de Judá, transcreveram”. Este capítulo tem uma série de ensinamentos para nós.

O que o escritor quer dizer é que os interesses que visam ao conforto, à segurança e à felicidade só podem ser efetivados se as condições de sustento da família estiverem garantidas. Portanto, nunca julgue como desperdício de tempo o esforço gasto com estudo e trabalho duro, enquanto outras pessoas se divertem.

35 Porque o que me achar achará a avida, e alcançará favor do Senhor. 36 Mas o que pecar contra mim violentará a sua própria alma; todos os que me odeiam amam a amorte.

O mesmo que: adivinhes, conjectures, imagines, julgues, pressintas, pressuponhas, prognostiques, suponhas, suspeites.

“Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor é de Deus, e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor.” “Não há temor no amor, antes o perfeito amor lança fora o temor.”

Veja o que nos diz o Senhor em Tiago 4.13-17: “Eis agora vós, que dizeis: hoje, ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos; digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã.