O que Provérbios 2 nos ensina?

Perguntado por: ubarreto . Última atualização: 6 de maio de 2023
3.9 / 5 9 votos

Provérbios 2 descreve exatamente como devemos seguir. Uma pessoa que é reta e que quer ser íntima de Deus sabe exatamente como deve agir. Uma pessoa sábia dá prioridades ao que lhe faz crescer e manter uma relação com o Senhor.

Salomão

Quem escreveu esse livro? Parte do livro de Provérbios é atribuída a “Salomão, filho do rei Davi, rei de Israel” (ver Provérbios 1:1; 10:1; 25:1; ver também I Reis 4:32; Guia para Estudo das Escrituras, Provérbios, o Livro de Provérbios”; scriptures.LDS.org).

Os Provérbios servem para podermos entender a sabedoria e o caminho da vida de forma clara e mais objetiva. Ensina-nos a caminhar com menos erros, de uma forma mais leve e mais prática. Provérbios não é nenhum livro de auto-ajuda, nem receita de bolo testada.

6 Porque o Senhor a sabedoria; da sua boca é que vem o conhecimento e o entendimento.

A sabedoria traz criatividade. Lembrem-se, tem três coisas que não voltam: a flecha lançada, a palavra dita, e a oportunidade perdida, ou seja, o tempo vivido. Cada minuto desperdiçado, jamais será resgatado.

Qual o Significado de “Veredas da Justiça” na Bíblia? As veredas da justiça significam os caminhos retos através dos quais o Senhor, como o Bom Pastor, conduz o seu rebanho. As veredas são trilhas ou caminhos costumeiros, isto é, estradas percorridas com freqüência.

Porque o Senhor dá a sabedoria; da sua boca é que vem o conhecimento e o entendimento.” Provérbios 2.6.

E se a “sabedoria” em Provérbios não é uma referência a Jesus, então a quem ela se refere? Esta passagem não é uma referência direta a nenhuma pessoa. A expressão poética freqüentemente toma a forma de uma idéia abstrata e a ela se refere como se falasse de uma pessoa. Isso é chamado de personificação.

Provérbios 1.7
O temor do Senhor é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino. O tema principal de Provérbios e a contribuição decisiva do antigo Israel para a busca humana por conhecimento e entendimento. O temor do Senhor é a única base do verdadeiro conhecimento.

Então Vamos lá!

  1. 1 – Estude A Palavra De Deus Diariamente. O primeiro fator pra alcançar esse grande objetivo que é pregar com mais sabedoria, é você ter zelo pelos seus estudos da Palavra… ...
  2. 2 – Fale De Forma Clara E Simples. ...
  3. 3 – Contextualize Sua Mensagem. ...
  4. 4 – Organize Muito Bem O Seu Esboço! ...
  5. 5 – Ore!

O livro é um exemplo da tradição sapiencial bíblica e levanta questões sobre valores, comportamento moral, o significado da vida humana e uma conduta direita. O tema recorrente é que "o Temor a Deus — a submissão à vontade de Deus — é o princípio da sabedoria".

Em seus apelos, Provérbios nos lembra que devemos dizer tudo com amor. Nossa igreja precisa ser sempre lembrada de que, quando falamos uns com os outros sobre a busca da santidade e a luta contra o pecado, devemos fazê-lo em amor.

Viemos à Terra para receber um corpo, aprender a fazer boas escolhas, ser testados e crescer. Nossa existência não vai acabar depois da morte. Todos ressuscitaremos como Jesus ressuscitou. Se escolhermos seguir Jesus nesta vida, poderemos viver novamente com Ele e nosso Pai Celestial.

Precisamos da sabedoria, pois ela é dom de Deus por excelência. Jesus Cristo é a sabedoria encarnada de Deus, Aquele que tudo fez, que tudo criou. É o saber que rege, sustenta, ilumina e conduz o mundo à ordem da criação, à ordem de todas as coisas.

A sabedoria protege como protege o dinheiro; mas o proveito da sabedoria é que ela dá vida ao seu possuidor.