O que promove as mudanças no tamanho e na posição da sombra resposta?

Perguntado por: econceicao . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

Resposta. Resposta: Quando a luz é posicionada de cima para baixo, a sombra diminui. ... Isso explica as diferenças no tamanho das sombras no decorrer do dia (manhã, mais comprida; ao meio dia quase não se observa a sombra; à tarde, mais comprida), devido à posição aparente do Sol no céu.

À medida que o dia passa e o Sol vai mudando a sua posição no céu, o tamanho da sombra formada por qualquer objeto vai mudando; até 12h vai diminuindo e depois das 12h vai aumentando.

As sombras variam de tamanho ao longo do dia: no começo da manhã, as sombras são mais longas. Por volta do meio-dia, as sombras são mais curtas e no fim da tarde, as sombras voltam a ser longas. Isto acontece devido ao movimento aparente do Sol no céu (Na verdade, sabemos que o se movimenta é a Terra e não o Sol.)

A POSIÇÃO E O COMPRIMENTO DAS SOMBRAS VARIAM DEPENDENDO DA POSIÇÃO APARENTE DO SOL NO CÉU. APROXIMADAMENTE AO MEIO-DIA, AS SOMBRAS SÃO MENORES, POIS O SOL ESTÁ NA POSIÇÃO MAIS ALTA NO CÉU. À TARDE, QUANDO O SOL SE PÕE, AS SOMBRAS FICAM NOVAMENTE LONGAS E SE PROJETAM PARA OS LADOS DO LESTE.

A rotação é o movimento que a Terra realiza em torno do seu próprio eixo, provocando alternância nos períodos de insolação direta nas regiões do planeta. Esse movimento é realizado em um período de aproximadamente 23 horas, 56 minutos e 4 segundos. A rotação ocorre no sentido anti-horário, de oeste para leste.

Variação da posição onde o Sol nasce ao longo do ano. Para observadores do hemisfério sul da Terra, após o início da primavera e no verão, o Sol nasce à esquerda do leste, mais ao Norte e após o início do outono e no inverno, à direita do leste, mais ao sul.

O movimento diurno do Sol, assim como o de todos os outros astros, é de leste para oeste, pois é reflexo do movimento de rotação da Terra (que é de oeste para leste).

Uma sombra é uma região formada pela ausência parcial da luz, proporcionada pela existência de um obstáculo. Uma sombra ocupa todo o espaço que está atrás de um objeto com uma fonte de luz em sua frente. A sombra muda de posição conforme a origem da luz.

A sombra pode ser gerada de tamanhos variados, o que dependerá da distância e do corpo que está bloqueando a fonte de luz. Quanto mais perto o objeto estiver da luz, mais autêntica será o formato de sua sombra; quanto mais longe da origem de luz, maior ela ficará.

Essa região que não foi atingida pelos raios de luz é denominada de sombra, que, por definição, é entendida como uma região onde não há luz. Quando a fonte a que o objeto estiver exposto for extensa, haverá a formação da sombra e o surgimento de um contorno mais claro ao redor da sombra denominado de penumbra.

Como já dissemos, toda vez que houver um objeto bloqueando o caminho da fonte de luz, surgirá uma sombra. Como o objeto é denso e opaco a luz não consegue transpassa-lo e é por isso que a sombra se forma. Com isso, a palavra “sombra” pode ser definida como uma região destituída de luz, ou seja, que não existe luz.

Evite se expor ao sol nos horários próximos ao meio-dia. O horário entre 10 e 16 horas tem grande incidência de raios ultra-violeta B, principais responsáveis pelo surgimento do câncer da pele. Procure a sombra neste período.

( ) As alterações que ocorreram na sombra da vareta ao longo do dia são causadas devido ao movimento de Rotação do planeta – movimento que a Terra realiza em torno de seu eixo imaginário.

As características da sombra de um gnômon - a saber, posição e tamanho -, em diferentes horários ao longo do dia, estão relacionadas com a posição do Sol e com os movimentos de translação da Terra.

Ao nascer e ao pôr do Sol a sua sombra é mais longa. Assim, podes construir um relógio que te permite saber qual a hora do dia.

Esse movimento da terra em torno de um eixo imaginário nos dá a impressão de que é o Sol que se move no céu durante o dia. Dessa maneira, foi o movimento de rotação da Terra que, principalmente, fez com que a sombra projetada da árvore no quintal de Thomás mudasse de posição ao longo do dia.

Quanto mais luz, mais sombra e escuridão.

A Terra tem dois movimentos principais: rotação e translação. A rotação em torno de seu eixo é responsável pelo ciclo dia-noite. A translação se refere ao movimento da Terra em sua órbita elíptica em torno do Sol.

A origem do movimento de rotação, segundo as teorias mais aceitas, está relacionada com o processo de formação da própria Terra. O nosso planeta e todo o nosso Sistema Solar foi formado em um único processo, que se originou de uma nuvem de gás e poeira que também estava em rotação em conjunto com a nossa galáxia.