O que promove a modificação no espaço geográfico?

Perguntado por: hvasques . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

O espaço geográfico está em constante transformação, e esse fato é consequência das relações sociais nele estabelecidas. O homem, por intermédio do desenvolvimento de técnicas, modifica a organização dos elementos espaciais, sendo que uma das transformações mais significativas é a industrialização.

Nesse momento, elucide que entre as consequências da ação antrópica está o desmatamento, assoreamento dos rios, os diversos tipos de poluição (hídrica, do solo, atmosférica, etc.), mudanças climáticas, entre outros. Destaque os principais impactos ambientais causados pela expansão da urbanização.

Ao se apropriar da natureza e transformá-la, os seres humanos criam ou produzem o espaço geográfico, utilizando as técnicas de que dispõem, segundo o momento histórico e de acordo com suas representações, ou seja, crenças, valores, normas (direito) e interesses políticos e econômicos.

As mudanças que ocorrem na paisagem, assim como os impactos ambientais, são provocadas tanto por fatores naturais quanto sociais, estes com resultados mais imediatos e aqueles com resultados a longo prazo – com raras exceções, a exemplo dos deslizamentos de encostas.

Na busca por um maior conforto, progresso ou simples vantagem econômica, o ser humano acaba por realocar os recursos naturais, mudando as configurações do ambiente em que vive.

Ação eólica, das águas e glacial
Além do intemperismo, são considerados agentes transformadores a ação dos ventos, das águas e do gelo. O vento, por exemplo, é responsável pelo transporte e deposição de sedimentos e também pela erosão. Grande parte dos desertos do mundo são formados por ação do vento.

O espaço geográfico corresponde ao espaço construído pelas atividades humanas e pelas sociedades, sendo por elas explorado e correntemente transformado. Ele difere-se do meio natural por ser o local onde imediatamente se observa a atuação do ser humano sobre o meio, com a geração de seus respectivos impactos.

O trabalho humano transforma o espaço geográfico, cria paisagens e determina as diferenças na qualidade de vida das pessoas. É por meio do trabalho que as pessoas modificam a natureza e constroem o espaço geográfico.

Com desmatamentos, queimadas, criação de cidades, criação de rodovias, exploração de minérios e vegetais, plantações de alimentos e criação de animais.

Elas podem ser modificadas também: quando casas ou prédios são derrubados, e outros são construídos; quando uma área de floresta é desmatada; quando ocorre uma colheita numa área cultivada, por exemplo, com arroz; quando ruas, viadutos, pontes, rodovias, são construídos, etc.

A forma como as pessoas interagem com o ambiente determina as transformações que ocorrem no espaço geográfico ao longo do tempo. Por exemplo, as atividades produtivas, como a agricultura e a indústria, podem causar impactos negativos no meio ambiente, como a poluição do ar e da água.

A AÇÃO DO VENTO E DA ÁGUA, AS ERUPÇÕES VULCÂNICAS E OS TERREMOTOS, POR EXEMPLO, MODIFICAM AS PAISAGENS. O VENTO E A ÁGUA DESGASTAM OS MATERIAS QUE COMPÕEM AS ROCHAS DA SUPERFÍCIE TERRESTRE. OS MATERIAIS ORIGINADOS DESSE PROCESSO ACUMULAM- SE EM OUTROS PONTOS DA SUPERFÍCIE.

A ação humana desencadeia mudanças no ambiente. Por meio do desenvolvimento de atividades econômicas, o ser humano impulsiona a produção de bens de consumo para a sociedade, resultando em uma constante transformação do espaço geográfico.

Muitas vezes os seres humanos exploram além da conta a natureza, provocando profundas alterações sobre o meio natural. Quando áreas inteiras de florestas são devastadas ou quando rios são profundamente poluídos, observa-se o impacto da sociedade sobre a natureza.

São vários os exemplos decorrentes das profundas alterações ocorridas principalmente no último século no planeta, como o aquecimento global, efeito estufa e escassez de água. As décadas de exploração ocasionaram a extinção, somente no século XX pelo menos 15% das espécies da fauna e da flora foram extintas.

Cada uma dessas mudanças provoca a transformação da paisagem. Essa intensa transformação da natureza, provocada pelos seres humanos está ligado ao processo de urbanização e industrialização da sociedade. Nossos ancestrais faziam poucas modificações na natureza, retiravam dela apenas o necessário para sua sobrevivência.

Cidades, pontes, estradas, grandes edifícios são exemplos de paisagens culturais, que também podem ser classificados como paisagens humanizadas ou paisagens modificadas.

A paisagem modificada, humanizada ou artificial é aquela em que ocorreu a interferência humana. Também chamada de ambiente modificado, ela é perceptível uma vez que se distingue da paisagem (ou ambiente) natural, onde as ações humanas são irrisórias ou inexistentes.