O que prolonga a vida?

Perguntado por: gpires . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 3 votos

Pesquisas científicas indicam que seguir uma rotina de exercícios regulares, manter o peso dentro de um IMC considerado normal, comer de maneira equilibrada, não exagerar no álcool e fugir do cigarro podem aumentar a expectativa de vida em pelo menos dez anos.

6 conselhos para chegar aos 100 anos com saúde e disposição

  1. 1 – Não se aposente tão cedo. ...
  2. 2 – Preocupe-se menos em comer e dormir bem, divirta-se. ...
  3. 3 – Livre-se do excesso de peso. ...
  4. 4 – Não siga tudo o que seu médico diz. ...
  5. 5 – Movimente-se. ...
  6. 6 – Planeje-se.

Veja abaixo cinco dicas importantes para você adotar no dia a dia:

  • Durma de 6 a 8 horas por dia. ...
  • Alimente-se bem. ...
  • Evite refrigerantes e bebidas alcoólicas. ...
  • Pratique atividades físicas. ...
  • Realize check-ups periodicamente.

Nozes, grãos integrais e leguminosas são os campeões para garantir a longevidade. A substituição de carnes vermelhas e processadas, bebidas açucaradas e grãos refinados por uma alimentação rica em grãos integrais, legumes, carnes magras, frutas e nozes aumenta a expectativa de vida em até 13 anos, afirma nova pesquisa.

Enquanto 150 anos é apenas uma expectativa máxima de vida para seres humanos, a pessoa mais velha de que se tem registro foi a francesa Jeanne Calment. Ela nasceu em 1875 e morreu em 1997, aos 122 anos de idade. Já a pessoa mais velha viva é a japonesa Kane Tanaka, de 118 anos, nascida em 1903.

Vários fatores exercem influência direta na expectativa de vida da população de um país: serviços de saneamento ambiental, alimentação, índice de violência, poluição, serviços de saúde, educação, entre outros.

não impossível, mas muito improvável", apontou. De qualquer forma, ele acredita que antes do final deste século, alguns humanos terão alcançado essa idade. Por enquanto, a pessoa que viveu mais é a francesa Jeanne Calment, que morreu em 1997 com a idade confirmada de 122 anos.

Um estudo recente publicado na revista Nature Communications indica que podemos viver, no máximo, até 150 anos — o humano mais próximo da marca hoje é a francesa Jeanne Calment, que chegou aos 122.

Pesquisa com mais de 159 mil participantes sugere que ter perspectivas positivas aumenta em 10% as chances de viver acima dos 90 anos. Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, sugere que mulheres que dizem ser mais otimistas são mais propensas a viver mais.

5 dicas para uma vida mais saudável e feliz

  1. Durma de 6 a 8 horas por dia.
  2. Alimente-se bem.
  3. Evite refrigerantes e bebidas alcoólicas.
  4. Pratique atividades físicas.
  5. Realize check-ups periodicamente.

Confira 7 dicas de como cuidar da saúde mental!

  1. Adote uma alimentação saudável. ...
  2. Faça uma terapia com profissional. ...
  3. Invista na qualidade do seu sono. ...
  4. Pratique exercícios físicos. ...
  5. Saiba escolher com quem se relaciona. ...
  6. Pratique o amor-próprio. ...
  7. Tenha um tempo para meditar.

8 ALIMENTOS ESSENCIAIS

  1. 1 – SEMENTES OLEAGINOSA (Castanhas, Nozes e Amendoim) ...
  2. 2 – AZEITE DE OLIVA. ...
  3. 3 – GRÃOS INTEGRAIS. ...
  4. 4 – PEIXES DE ÁGUA FRIA. ...
  5. 5 – CHIA. ...
  6. 6 – FRUTAS E LEGUMES. ...
  7. 7 – FEIJÃO. ...
  8. 8 – CARNES.

A grosso modo, que o pico sexual ocorre aos 20 e poucos, o auge da forma física aos 30 e poucos, a mente aos 40 e 50 e a felicidade aos 60. Mas isso são apenas médias, e cada pessoa tem uma trajetória diferente. Por isso, o mais importante é reconhecer que a idade traz doses parecidas de altos e baixos.

Resposta. Resposta: Depende o ponto de vista e nas crenças que as pessoas tem...

Uma série de pesquisas, publicadas na revista científica Nature, refutaram estudos anteriores e chegaram à conclusão de que não há um tempo de vida máximo estabelecido para os seres humanos.

122 anos

A pessoa mais longeva da qual se tem registros, segundo o Gerontology Research Group, é a francesa Jeanne Calment, que faleceu aos 122 anos em 1997.

Morreu na última terça-feira (19) a pessoa mais velha do mundo, a japonesa Kane Tanaka, aos 119 anos de idade. A informação foi divulgada pelo Guinness World Records nesta segunda-feira (25) e confirmada pelo médico Robert Young, que comprovaram o recorde de Tanaka em 2019.