O que produz os sentimentos?

Perguntado por: etorres . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.1 / 5 8 votos

Na parte frontal do nosso cérebro, existe uma área, mais ou menos do tamanho de uma noz, que é responsável pelas nossas emoções, memória e aprendizagem. É a essa parte que damos o nome de sistema límbico. As nossas emoções estão diretamente ligadas à memória.

Basicamente, a emoção é um conjunto de respostas químicas e neurais que surgem quando o cérebro sofre um estímulo ambiental.

Na parte frontal do nosso cérebro há uma área nomeada Sistema Límbico, que é responsável por nossas emoções, memória e aprendizado. Assim, é ativado um complexo sistema nervoso e humoral que controla o funcionamento de vários órgãos por meio de reações químicas e físicas, inclusive, é claro, do coração.

O sistema límbico é responsável pelo processamento e controle das emoções no cérebro humano. O sistema límbico contém várias estruturas, que são o hipotálamo, hipocampo e a amígdala.

Além disso, estados de tristeza reduzem nossa capacidade de prestar atenção a todos os estímulos externos ao nosso redor. Isso é por uma razão mais do que óbvia: o cérebro tenta nos dizer que é hora de parar e pensar, pensar em certos aspectos de nossas vidas.

Praticar atividade aeróbica regularmente promove boas noites de sono, reduz a depressão e aumenta a autoconfiança, através da produção de endorfinas, os hormônios do bem-estar. Estudos mostraram que o exercício ajuda a construir novos neurônios para neutralizar os efeitos do estresse.

Emoção e sentimento são coisas diferentes. A emoção é uma reação imediata a um estímulo, é algo que mexe com você e que não envolve pensamento. Já o sentimento envolve um alto grau de componente cognitivo, de percepção e avaliação de algo.

De acordo com os estudos de Damásio, existe uma cadeia complexa de acontecimentos no organismo que começa na emoção e termina no sentimento. Uma parte do processo se torna pública (emoção) e outra sempre se mantém privada (sentimento). “As emoções ocorrem no teatro do corpo.

Quando as pessoas sentem dor emocional, as mesmas áreas do cérebro são ativadas como quando as pessoas sentem dor física: a ínsula anterior e o córtex cingulado anterior. Essas áreas estão conectadas ao nervo vago que está diretamente ligado aos nervos no tórax e na área abdominal.

Tipos de dor emocional
A depressão exige atenção médica e pode provocar dores nas costas e nos músculos, cansaço, dores de cabeça, problemas de visão e problemas digestivos. Já a tensão nos músculos, dor no peito e respiração curta podem ser causadas pela ansiedade, que libera adrenalina, assim como a raiva e o medo.

Associadas principalmente a maus hábitos alimentares e sedentarismo, as doenças do corpo estão mais conectadas aos sentimentos e emoções do que podemos imaginar. Raiva, tristeza, mágoa, apego e frustrações são só algumas das emoções que predispõem o organismo a dores, infecções e até tumores.

As emoções geralmente são espontâneas e se manifestam através de reações físicas como choro, sorriso, tremores e até quando se fica de rosto vermelho. As emoções humanas podem ser consideradas positivas ou negativas e são naturais ou aprendidas através do convívio com outras pessoas.

Trata-se da síndrome do coração partido um problema cardíaco causado por uma emoção negativa muito forte, como o término de um casamento, a descoberta de uma traição, um acidente ou a perda de um ente querido.

Chorar demais pode causar dor de cabeça, ou seja, pode atrelar mais um desconforto ao motivo do seu choro. A dor de cabeça que vem depois de longas crises de choro pode ser explicada por vários motivos, já que o choro tem também diferentes razões para cada pessoa.

Mas afinal, o que é a tristeza na alma? A tristeza profunda costuma ser definida como uma dor na alma. Uma forma de mostrar o quanto aquilo é intenso e interno, como uma “coisa” que vem de dentro e que, nem sempre, tem uma justificativa clara.

O sistema límbico
Na parte frontal do nosso cérebro, existe uma área, mais ou menos do tamanho de uma noz, que é responsável pelas nossas emoções, memória e aprendizagem. É a essa parte que damos o nome de sistema límbico. As nossas emoções estão diretamente ligadas à memória.

1. Do limbo ou a ele relativo. 2. [ Anatomia ] Relativo ao sistema do cérebro responsável pelas emoções e pelo comportamento social.