O que produz grande emoção?

Perguntado por: iornelas . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.7 / 5 18 votos

Dependendo da experiência, a dopamina faz o corpo querer repetir o evento, ou seja, é o mesmo mecanismo do prazer e do vício. Após o período de emoção intensa, em que a adrenalina é liberada, vem geralmente o momento de cansaço por causa da carga de estresse pela qual a pessoa passou.

O cérebro tem uma estrutura chamada sistema límbico, que é responsável pelas emoções, motivação, aprendizado e memória. A cada experiência o cérebro recebe um estímulo, liberando hormônios que seguem um caminho neural, criados desde a vida intrauterina.

O sistema límbico, também conhecido como cérebro emocional, é um conjunto de estruturas localizado no cérebro de mamíferos, abaixo do córtex e responsável por todas as respostas emocionais.

Quatro maneiras de gerar emoções positivas em casa

  1. Prestar atenção nos assuntos que falamos com mais frequência. Nossas conversas nos definem. ...
  2. Ser rápidos em pedir perdão. Todos nós nos equivocamos. ...
  3. Falar sobre as realizações e o esforço. ...
  4. Os três agradecimentos do dia.

Emoção e sentimento são coisas diferentes. A emoção é uma reação imediata a um estímulo, é algo que mexe com você e que não envolve pensamento. Já o sentimento envolve um alto grau de componente cognitivo, de percepção e avaliação de algo.

A inteligência emocional é uma habilidade cognitiva que nos permite conhecer e controlar as nossas emoções. Através dela conseguimos gerir as nossas emoções e construir relacionamentos mais saudáveis. Se não há equilíbrio, é difícil lidar com os desafios da vida.

Com certeza, para mim, a maior emoção de todas as maiores emoções do Universo foi dar à luz.

Afinal, emoções vêm antes dos pensamentos e a autonomia só é real quando pensamentos e atitudes estão alinhados e não nos vemos 'misturados' com as nossas emoções, ofuscando nosso discernimento.

Controlar as emoções por meio da inteligência emocional é possível por meio da reflexão, da identificação de padrões negativos, da comunicação e do autoconhecimento. Com isso em mente, fica mais fácil manter suas emoções sob controle e garantir bons resultados para sua atuação pessoal e profissional.

Praticar atividade aeróbica regularmente promove boas noites de sono, reduz a depressão e aumenta a autoconfiança, através da produção de endorfinas, os hormônios do bem-estar. Estudos mostraram que o exercício ajuda a construir novos neurônios para neutralizar os efeitos do estresse.

Para tratar o sistema límbico devemos focar a ligação com aromas agradáveis, aprender a gerir as recordações, melhorar padrões de pensamento e criar vínculos positivos.

Utilize as palavras corretas
Algumas emoções só são despertadas no cliente quando ele escuta as palavras que ele precisa ouvir para se assegurar de que está fazendo um bom negócio. É importante sempre tentar ser positivo e evitar palavras negativas, mesmo quando se está falando de problemas/dores.

Observe o que em sua vida movimenta suas emoções e sentimentos. Busque prestar atenção nas suas reações diante da tristeza, da raiva, da alegria e da calma. Busque ampliar seu repertório emocional e acolher o que está sentindo. Expresse seus sentimentos.

O primeiro passo, não tem jeito, é você se conhecer mais e compreender os gatilhos das suas emoções reativas, observá-las, perceber qual caminho da rota a mente toma para identificar as repetições, as verdades absolutas criadas no plano mental e, a partir daí, estar aberto e pronto para iniciar a mudança!

O coração é a fonte das nossas emoções, dos nossos sentimentos. Quando agimos pelo sentimento ou pelo calor da emoção do momento, raramente paramos para raciocinar sobre a ação. A emoção e os sentimentos têm o poder de neutralizar a razão e é aí que mora o perigo.

Essas são algumas delas.
...
7 emoções humanas do passado que já não sentimos mais

  • 1 - Acédia. ...
  • 2 - Frenesi. ...
  • 3 - Melancolia. ...
  • 4 - Nostalgia. ...
  • 5 - Neurose de guerra. ...
  • 6 - Hipocondria. ...
  • 7 - Insanidade moral.