O que produz a melanina?

Perguntado por: nhipolito . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 20 votos

Esse tipo de célula dendrítica encontra-se na junção da derme com a epiderme, região dos queratinócitos. Os prolongamentos dos melanócitos entram nas células das regiões basal e espinhosa do tecido epitelial, liberando ali toda a melanina produzida.

Além da exposição solar, a melanina pode ser estimulada por alterações hormonais e inflamações. Esses fatores podem causar manchas amarronzadas em algumas partes do corpo, conhecidas como melasma.

A melanina é o pigmento que dá cor à pele, ao cabelo e aos olhos. Existem alguns fatores que podem desencadear um aumento na produção de melanina, mas os principais são a exposição ao sol, as influências hormonais, a idade e as lesões cutâneas ou a inflamação.

Vitamina A: como comentado nos parágrafos acima, a vitamina A ajuda na produção da melanina, além de ser um antioxidante natural e ajudar na restauração da pele.

As antocianinas demonstraram capacidade de inibir a síntese de melanina através da inibição da atividade enzimática da tirosinase, apresentando ação potencial no tratamento da hiperpigmentação cutânea.

Para a melatonina ser produzida, é necessário ter o aminoácido triptofano no organismo.
...
Você pode fazer combinações variadas desses alimentos:

  1. Nozes, castanhas, amêndoas.
  2. Frutas como kiwi, banana, ameixa seco e morango.
  3. Laticínios, como iogurte, queijo branco e leite.
  4. Aveia.

Um dos tratamentos mais indicados para a despigmentação da pele é o de fototerapia por LED. Através da aplicação de luz de comprimento de onda em 660nm (vermelho) ocorre a bioestimulação das células, com o objetivo de acelerar o processo de cicatrização das manchas e inflamações.

Por que existem diferentes tons de pele? As diferentes colorações da pele das pessoas é resultado das variações dos melanossomas, as vesículas que carregam a melanina até a camada mais superficial da pele. O tom da pele vai variar conforme o número, o tamanho e a distribuição dessas vesículas na nossa epiderme.

" A melanina é uma pigmentação que temos na pele, que é ativada quando entramos em contato pelo sol. Quando tomamos sol, nosso orgnismo se defende por meio da melanina, que é uma barreira". Mas não pense que é só comer certos alimentos e fim da história.

O vitiligo é uma doença caracterizada pela perda da coloração da pele. As lesões formam-se devido à diminuição ou ausência de melanócitos (as células responsáveis pela formação da melanina, pigmento que dá cor à pele) nos locais afetados.

Tomate, uva e espinafre também são ricos em betacaroteno e licopeno, importantes para a saúde da pele, e favorecem o aumento dos níveis de melanina no corpo. – Melão, gema de ovo e alimentos com vitamina E também aumentam os níveis do pigmento, além de prevenir o envelhecimento precoce das células.

Verduras folhosas, como couve, mostarda, acelga, repolho e brócolis são essenciais para a alimentação de todos aqueles que seguem uma alimentação vegetariana. Elas são cheias de nutrientes, antioxidantes e fibras e vitaminas – muitas essencialmente úteis para o cabelo: ferro, vitamina A e vitamina C.

A ingestão de medicamentos que contenham ácido fólico é uma alternativa para não pintar os fios tão cedo, em muitos casos o uso destes medicamentos (suplementos alimentares), como o folim folim, cessam o aparecimento de fios brancos, a explicação pode ser simples, com o passar dos anos a circulação de melanina pelo ...

  1. Como evitá-las ou amenizá-las. ...
  2. 1- Use protetor solar todos os dias. ...
  3. 2- Não cutuque a pele. ...
  4. 3- Tenha uma alimentação rica em carotenoides. ...
  5. 4- Use cremes com renovadores celulares e inibidores de melanina. ...
  6. 5- Saiba combinar cremes de tratamento e protetores solares. ...
  7. 6- Consulte o dermatologista.

Camomila

Melatonina 3mg. O Chá de Camomila contém ação cicatrizante, antibacteriana, anti-inflamatória e anti-espasmódica. Pode ser utilizado no tratamento da ansiedade, porque apresenta efeito calmante, auxilia na melhora da qualidade do sono e diminui o nervosismo.

A vitamina B6, o cálcio e o magnésio, presentes no alimento, estimulam a produção do hormônio do sono. Além de ricos em melatonina naturalmente, os grãos aumentam a quantidade de insulina na corrente sanguínea, o que provoca sonolência.