O que prende a língua na boca?

Perguntado por: dtorres . Última atualização: 11 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 13 votos

Está fixada pelos músculos extrínsecos à cartilagem do osso hioide (na frente do pescoço, abaixo do maxilar inferior), à mandíbula e aos processos estiloides do osso temporal.

O que é o freio lingual? A membrana situada no ventre da língua — a parte de baixo — é chamada de freio lingual. Dependendo do seu tipo e forma de inserção, é necessário realizar a cirurgia para remover o tecido que provoca a língua presa.

O freio lingual é algo que pode impactar, e muito, a amamentação. Engana-se quem não acha. Claro que pode ser em maior ou menor grau, mas muitas vezes um bebê que não ganha peso, ou aquela dor no mamilo que se prolonga por meses pode ser devido ao freio lingual.

Sinais de um problema na língua
Um sinal comum de um problema ou doença na língua é a dor nessa região. A capacidade de sentir o gosto dos alimentos também pode ser afetada quando algo está errado com a língua. A língua também pode ficar inchada ou sofrer alterações de cor ou textura.

Procure a Odontocompany
A dormência na boca e na língua, por mais passageira que seja, é um problema bem desagradável. A parestesia costuma ser temporária e desaparecer sozinha dentro de alguns dias – e em alguns casos, até mesmo em meses. No entanto, o recomendado é fazer um acompanhamento com um cirurgião-dentista.

A frenectomia é uma cirurgia delicada que pode ser realizada pelo odontopediatra e pelo cirurgião oral menor para retirar o freio lingual. Ela é muito importante para garantir a movimentação adequada da língua, evitando problemas desde a primeira infância.

O profissional indicado e habilitado para fazer a correção cirúrgica da língua presa é o cirurgião-dentista. E nos casos infantis, o Odontopediatra, que é o cirurgião-dentista especialista em crianças e bebês. O procedimento pode ser feito em consultório ou em ambiente hospitalar.

A cirurgia de Frenectomia é geralmente simples e possível de ser feita através de duas formas distintas, que passamos a descrever: Cirurgia convencional - é realizada com bisturi normal ou convencional, sendo feitas incisões para corte ou secção do freio, no sentido de o remover parcial ou totalmente.

Gire a língua em volta dos lábios, em um movimento como se estivesse limpando a boca, por cinco minutos; Repita várias vezes algumas expressões, como “bra-bra-bra”, “cri-cri-cri” e “tru-tru-tru”; Imite o som do trotar de um cavalo ao estalar a língua; Estique a língua o máximo que conseguir e relaxe-a por várias vezes.

A frenectomia lingual pode ser realizada em pacientes de qualquer idade, desde que o paciente seja encaminhado a um odontopediatra, para que uma avaliação mais profunda seja realizada juntamente com uma equipe multidisciplinar.

Introdução: O freio lingual é uma estrutura anatômica cujo papel é muito importante para a sucção, fala e alimentação. Um freio curto e aderido pode impedir o movimento da língua e com isso causar impactos anatômicos e funcionais para o paciente.

Sugere-se apreender a ponta da língua com uma gaze e elevá-la para visualizar adequadamente a região que será incisada (freio exposto). O freio deve ser incisado com uma tesoura afiada, reta e de ponta romba.

Frenectomia lingual: incisão no tecido fibroso na submucosa , divulsão e se necessário remoção do tecido mucoso. Normalmente ocorre entre 5 e 6 anos de idade ou conforme indicação conjunta do pediatra , fonoaudiólogo e odontólogo.

  • Língua geográfica. O nome não é à toa: a parte de cima adquire um aspecto de mapa, como se representasse as linhas de um metrô. ...
  • Aftas. Quando falamos em doenças da língua, as aftas são umas das mais comuns. ...
  • Candidíase oral. ...
  • Câncer de língua. ...
  • Língua preta pilosa. ...
  • Macroglossia. ...
  • Pênfigo vulgar.

Conheça quais são elas!

  1. Aftas. As conhecidas aftas são um tipo de doença que pode ser presente tanto na língua quanto no restante da boca. ...
  2. Candidíase oral. ...
  3. Língua geográfica. ...
  4. Macroglossia. ...
  5. Câncer de língua. ...
  6. Pênfigo vulgar. ...
  7. Língua preta pilosa.

De acordo com ela, uma língua esbranquiçada pode indicar deficiência de ferro ou biotina (vitamina que desempenha papel na manutenção da pele). Já uma língua avermelhada e inchada pode significar falta de vitaminas E, B2 e B3. Carência de vitamina B12 e ácido fólico podem gerar uma sensação de ardor.