O que prejudica o engajamento?

Perguntado por: abelem . Última atualização: 13 de maio de 2023
4.3 / 5 7 votos

O principal erro que prejudica o engajamento nas redes sociais é não responder os comentários de uma postagem. Para uma empresa, é crucial incentivar que os usuários comentem nos seus posts. E a melhor forma de fazer isso é respondendo os comentários.

Não trabalhar o engajamento e o conteúdo
Para obter engajamento e conquistar o interesse do usuário, você precisa de boas imagens, legendas criativas e bem escritas e de interatividade. Sua marca também deve estabelecer relacionamentos com usuários e páginas da rede social.

Você vai gerar engajamento se provocar em seus seguidores uma vontade real de comentar, compartilhar e até mesmo querer saber mais sobre o seu conteúdo. Como eu disse antes, os comentários são um dos sinais mais relevantes para os algoritmos de que as pessoas estão achando seu post interessante.

Arrependido de comprar seguidores? Veja como recuperar engajamento do Instagram

  1. Bloquear manualmente os seguidores comprados. ...
  2. Estudar os perfis de seguidores reais. ...
  3. Apostar em conteúdo compartilhável. ...
  4. Explorar as ferramentas da plataforma. ...
  5. Explorar linhas editoriais com melhor desenvolvimento.

As razões pelas quais você está obtendo curtidas no Instagram podem ser várias. As duas principais razões pelas quais você está obtendo menos curtidas em seu perfil do Instagram são o Shadowban e o novo algoritmo de ordenação do Instagram.

Qualquer expressão, falada ou escrita, que seja considerada preconceituosa ou que incentive a violência poderá ser banida. Termos homofóbicos, incentivo à automutilação e muitos outros pontos são terminantemente proibidos pelo Instagram.

O dia em que perfis de empresas menos têm engajamento por parte dos usuários do Instagram é no domingo.

Ter muito texto cobrindo a tela. Quem já segue a sua conta, por exemplo, seguirá recebendo seus Reels mesmo com essas más práticas, mas suas produções terão bem menos chance de aparecer na abinha de descobertas – aquela com sugestões de fotos, vídeos e Reels de quem você ainda não segue.

Mau uso de hashtags
O excesso de hashtags também pode contribuir para a redução do alcance, já que a rede social pode considerar o conteúdo como spam ou como prejudicial à experiência dos usuários.

  • Repostar o conteúdo de outras pessoas em momentos inadequados. ...
  • Abrir caixas de perguntas sem qualquer contexto. ...
  • Fazer muitos stories de uma vez. ...
  • Não permitir que as pessoas interajam. ...
  • Não conhecer todos os recursos que os stories oferecem.

5 elementos que impulsionam o engajamento

  • Engajamento X Propósito. O primeiro ponto importante é despertar no colaborador o significado do seu trabalho. ...
  • Liderança Participativa. ...
  • Ambiente de Trabalho Positivo. ...
  • Oportunidades de Crescimento. ...
  • Confiança na Liderança.

Provavelmente, suas postagens não estão otimizadas para o algoritmo. Isso significa que suas publicações podem estar fora das melhores práticas da rede social. Primeiro, é preciso entender como funciona o algoritmo do Instagram, porque ele define as regras de quem vai receber ou não as suas publicações.

O engajamento pode ser medido por meio do número de curtidas, comentários, compartilhamentos e interações com o conteúdo postado. No ativismo social, o engajamento pode ser medido pela participação em protestos, petições, manifestações e outras formas de ação coletiva em prol de uma causa específica.

Para ter engajamento imediato no Instagram, é preciso que seu público veja o post tão logo ele seja publicado. Nos insights do seu perfil comercial, dentro da sessão público é possível ver em que dias e horários seus seguidores estão mais ativos.

Não há uma maneira infalível de saber se você está shadowban, mas há alguns indicadores que podem ser um sinal. Se você notar que o número de visualizações e curtidas em suas postagens está diminuindo drasticamente, é possível que esteja sendo afetado pelo shadowban.