O que prejudica a saúde mental do trabalhador?

Perguntado por: aferrari . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.6 / 5 19 votos

A organização do trabalho, a submissão a chefias autoritárias, a falta de comunicação entre as pessoas, o aumento no ritmo de trabalho e a exigência crescente de produtividade também são fatores que podem afetar a saúde dos trabalhadores.

Eles envolvem, por exemplo, sobrecarga de trabalho, atividades estressantes, cobranças excessivas (por metas e resultados), isolamento social, preconceito, discriminação etc. Ou seja, coisas, pessoas ou situações que desencadeiam sofrimento psicológico e emocional.

O sedentarismo, por exemplo, afeta negativamente tanto a saúde da mente quanto a do corpo. Podemos não perceber seus efeitos ruins em nosso organismo de imediato, mas sem dúvidas os sentiremos em uma idade avançada ou durante uma fase estressante de nossas vidas.

A Saúde Mental de uma pessoa está relacionada à forma como ela reage às exigências da vida e ao modo como harmoniza seus desejos, capacidades, ambições, ideias e emoções. Ter saúde mental é: Estar bem consigo mesmo e com os outros. Aceitar as exigências da vida.

Os profissionais podem ser diagnosticados com transtorno de ansiedade, distúrbios bipolares, esquizofrenia, transtorno obsessivo-compulsivo, ataques frequentes de pânico, dentre outras doenças.

Há diversos fatores que contribuem para que ocorram transtornos mentais relacionados ao trabalho, entre eles: sobrecarga e jornadas excessivas de trabalho, padrão de sono e vigília comprometidos, baixa remuneração, mais de um vínculo e processos de trabalho.

É a capacidade de alcance de um bem-estar cognitivo, comportamental e emocional, no qual o indivíduo é capaz de usar as próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com sua comunidade, sendo capaz, inclusive, de aproveitar a vida e alcançar um equilíbrio entre as atividades ...

Insatisfação com o chefe, jornadas de trabalho muito exaustivas, cobranças acima do normal, metas inalcançáveis, competitividade entre profissionais, incerteza quanto ao futuro e a carreira, salários absurdos, entre outros fatores.

Outras formas de evitar os transtornos mentais dos seus colaboradores são oferecer:

  1. Flexibilidade da jornada de trabalho;
  2. Feedbacks positivos;
  3. Desenvolvimento de uma boa comunicação com sua equipe;
  4. Oportunidades de crescimento;
  5. Formação de bons líderes, que apoiam seus colaboradores;

Saúde mental no trabalho: 7 dicas para manter o equilíbrio no dia...

  1. Tenha uma rotina de relaxamento pela manhã ...
  2. Expresse os seus sentimentos. ...
  3. Desenvolva a resiliência. ...
  4. Confie na sua competência. ...
  5. Faça pausas durante o dia. ...
  6. Respeite os seus limites. ...
  7. Cuide da saúde fora do trabalho.

Confira alguns dos inimigos que você precisa se atentar:

  • Sol. Os raios solares fazem bem para a saúde, mas não devemos abusar! ...
  • Poluição. Além do suor e de produtos que podem deixar a pele bloqueada, a poluição é mais um problema que pode lesar as células da pele. ...
  • Açúcar. ...
  • Cigarro. ...
  • Insônia. ...
  • Estresse.

Como cuidar da saúde mental e emocional em 7 dicas

  1. Cuide da saúde física.
  2. Tenha boas relações.
  3. Valorize os momentos de lazer.
  4. Diminua o tempo online.
  5. Estabeleça objetivos.
  6. Priorize seu sono.
  7. Tenha ajuda profissional.

Saúde mental é um conceito que engloba desde transtornos como dislexia, autismo, síndrome de Down, demência senil, depressão, até distúrbios psicológicos e de comportamento (ansiedade e estresse, por exemplo) diretamente relacionados com as condições de vida impostas pela sociedade atual.

A principal consequência são os transtornos mentais, como depressão, sofrimento profundo, frustração em nível descontrolado, tristeza, ansiedade e bipolaridade. Como vimos, essas condições são responsáveis por prejudicar não somente a sua saúde mental, mas também o seu organismo.

A ineficiência ou a ausência de programas governamentais para essa área é um dos maiores desafios a serem vencidos. Somado a isso, há também o preconceito em relação ao estigma que prevalece desde os séculos passados em relação ao perfil dos pacientes psiquiátricos.

O adoecimento mental, segundo ele, ocorreu porque as condições de trabalho dos profissionais de saúde já eram precarizadas pela falta de recursos materiais e humanos. Dessa forma, a pandemia agravou esses problemas muito por conta da emergência sanitária que exigiu um deslocamento dos colaboradores.

A importância da saúde mental para o bem-estar
Assim como a física, a saúde mental é uma parte integrante e complementar à manutenção das funções orgânicas. Nesse contexto, a promoção da saúde mental é essencial para que o indivíduo tenha a capacidade necessária de executar suas habilidades pessoais e profissionais.

De modo geral, a carga horária intensa é uma das principais causas de depressão e de ansiedade no ambiente de trabalho. Em alguns casos, a rotina é extenuante ao ponto do funcionário sofrer um esgotamento profissional, chamado cientificamente de síndrome de burnout.

Ele ressalta que as doenças mentais associadas ao trabalho mais comuns são depressão, transtorno de pânico, ansiedade e síndrome de bournout.

A baixa saúde mental dos colaboradores gera falta de concentração, baixa produtividade, entre outras consequências. Cabe à empresa atuar para evitar esse problema. A saúde mental dos colaboradores não pode ser vista como um problema particular e que diz respeito apenas ao indivíduo.

Cobranças excessivas, envolvimento emocional e desgaste físico podem causar diversos problemas psicológicos como ansiedade, estresse e depressão. Quando se trabalha na maior parte do dia, nem sempre é possível exercer as funções e, ao mesmo tempo, tratar transtornos de saúde mental.