O que prejudica a circulação?

Perguntado por: asubtil . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
3.9 / 5 13 votos

A principal causa da má circulação é a doença arterial periférica (DAP), resultado do estreitamento das artérias por placas ateromatosas. Estas são formadas pelo depósito de colesterol, proteínas, cálcio e substâncias inflamatórias na parede dos vasos sanguíneos. Esse processo recebe o nome de aterosclerose.

Melhores dicas para evitar a má circulação

  • Use roupas e calçados confortáveis. ...
  • Pratique exercícios físicos com frequência. ...
  • Mantenha uma alimentação equilibrada. ...
  • Evite ficar na mesma posição por muito tempo. ...
  • Eleve as pernas por alguns minutos. ...
  • Dica extra – Consulte um médico.

Desse modo, a má circulação sanguínea pode prejudicar a saúde do indivíduo, causando diversos tipos de doenças. Os sintomas mais recorrentes de má circulação são pele fria e seca, coceira, aparecimento de manchas vermelhas, inchaço, câimbras e sensação de dormência.

Os principais sintomas da má circulação são: Pele fria e seca, coceira, câimbra e manchas vermelhas nas pernas, varizes, inchaços nos pés e tornozelos, ausência de pelos nos membros inferiores, rachaduras nos calcanhares, sensação de formigamento ou dormência e cor pálida ou azulada em locais de má circulação.

Todos nós sabemos que a Vitamina D é importante para nossa saúde, mas você sabia que ela também pode ajudar a melhorar sua circulação?

' A principal recomendação é diminuir a ingestão de gorduras ruins, como o colesterol, as gorduras trans e as gorduras saturadas. O colesterol está presente em alimentos de origem animal como carnes, leite, ovos e frutos do mar.

De manhã, ainda em jejum, esprema meio limão em um copo e complete com água morna. Beba a mistura e espere, de preferência, 30 minutos para tomar o café da manhã.

Esportes como ciclismo, caminhada nórdica e corrida leve também são bons para as veias e para a bomba muscular. Além disso, o fluxo sanguíneo pode ser melhorado por exercícios específicos para as veias.

A trombose ocorre quando há formação de um coágulo sanguíneo em uma ou mais veias grandes das pernas e das coxas. Esse coágulo bloqueia o fluxo de sangue e causa inchaço e dor na região. O problema maior é quando um coágulo se desprende e se movimenta na corrente sanguínea, em um processo chamado de embolia.

Alguns exemplos de chás que podem ajudar a melhorar a circulação são:

  1. Chá de carqueja. ...
  2. Chá de meliloto. ...
  3. Chá de castanha-da-índia. ...
  4. Chá verde. ...
  5. Chá de ginseng. ...
  6. Chá de alecrim.

A má circulação sanguínea nas pernas é bastante perigosa, por isso, é importante o acompanhamento médico e mudanças de hábitos para evitar que um vasinho chegue a se transformar em trombose ou, ainda, em úlcera varicosa.

O cirurgião vascular é o profissional capacitado para o tratamento cirúrgico desses problemas. Importante esclarecer que o cirurgião vascular e o angiologista cuidam dos problemas que prejudicam o sistema circulatório nas pernas, braços, tronco e pescoço.

Abacaxi: a fruta que melhora a azia e afina o sangue.

O ecodoppler é um exame simples, realizado através de ultrassons. Ele permite avaliar a velocidade do fluxo sanguíneo. Ou seja, por meio dele é possível analisar a presença de coágulos, oclusões e aneurismas, o funcionamento de válvulas, o estreitamento de artérias e mais.

O ideal, inclusive, é que você consuma peixes variados: salmão, atum, sardinha, cavalinha, truta e anchovas. O ácido graxo ômega 3, em especial, ajuda a "afinar" o sangue e a prevenir doenças cardiovasculares.

6 - Verduras verdes
Também são fonte de vitaminas C e K, que contribuem para a circulação. Espinafre, couve e alface são exemplos.

“As frutas antioxidantes ajudam a manter as paredes venosas em bom estado e a combater a fragilidade capilar. Laranja, limão, amora e a banana, principalmente por ser rica em potássio, devem ser consumidasdiariamente”, recomenda Liliane.