O que prega o xamanismo?

Perguntado por: iaguiar . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.3 / 5 6 votos

O xamanismo é uma crença espiritual/religiosa que busca a força interior e o reencontro dessa com os ensinamentos da natureza. Para os adeptos do xamanismo, a cura para todos os males está dentro de cada ser e por isso ninguém pode curar ninguém e sim a pessoa cura a si mesma.

Xamanismo e Espiritismo
A habilidade de ver espíritos dos mortos, nata ou desenvolvida por treinamento, possuem grandes afinidades com as habilidades próprias de um xamã (ELIADE, 2002, p. 104), e isto é a base fundamental do Espiritismo, a comunicação com o mundo dos mortos através de transes (KARDEC, 1998, p. 235).

O termo Xamanismo, criado por antropólogos, é uma conjuntura que compõe todas as práticas ancestrais que mantêm relação com o sagrado, divindades, espíritos, e estados alterados de consciência.

Alguns animais espirituais de acordo com o xamanismo

  • Cavalo. De acordo com o xamanismo, o cavalo irá ensiná-lo a andar em uma nova direção, pois novas jornadas e aventuras podem estar a caminho. ...
  • Águia. ...
  • Leão. ...
  • Coelho. ...
  • Raposa. ...
  • Serpente.

Xamã (shaman em inglês) é um sacerdote tradicional do xamanismo que possui contato com o mundo dos espíritos, demonstrando particular capacidade de profecia ou cura. Mago, feiticeiro, curandeiro, bruxo, pajé e médico são outros nomes correspondentes.

Como descobrir seu animal de poder
Para descobrir seu Animal de Poder, é necessário o auxílio de um mestre xamã, porque ele facilita e confirma o encontro da pessoa com esse toten e a guia em toda a jornada de descobrimento.

Traços dele têm sido investigados por antropólogos nas Américas, na África, entre os indígenas australianos, esquimós, indonésios, da Malásia, Senegal, Patagônia, Sibéria, Bali, na Antiga Inglaterra, por várias partes da Europa, até mesmo no Tibet, onde se estabeleceu uma vertente que o une ao Budismo, o 'Xamanismo Bon ...

Esse retiro tem como propósito nossa reconexão com os ciclos da natureza e o encontro com o ritmo da Mãe para despertarmos nossos sonhos, permitindo a morte de nossas crenças, medos, fracassos e humildemente entregar nossas sementes ao repouso sagrado a espera do renascimento. Um novo ciclo finaliza na natureza.

O casamento baseado na filosofia xamânica celebra o encontro das almas. Agora com o Espaço Xamânico Fênix, vocês também podem celebrar o encontro físico através de um espaço construído para abrigar cerimônias ligadas ao xamanismo.

Xamãs são homens e mulheres de grande talento, que dominam um complexo vocabulário e um tesouro de sabedoria a respeito de ervas, rituais, procedimentos de cura e o mundo dos espíritos de suas culturas. Os primeiros exploradores e etnógrafos russos sugeriram que os primeiros xamãs eram simples curadores da natureza.

Segundo especialistas, há alguns sinais comuns apresentados por pessoas que estão em processo de despertar espiritual, como a sensibilidade e a intuição mais afloradas, percepção das sincronicidades do universo, sensação de déjà vu, necessidade de conexão com a natureza, sensação de solidão etc.

Muitos historiadores, arqueólogos e antropólogos acreditam que a origem do xamanismo está na Europa do final da Idade da Pedra, entre 30 000 e 20 000 anos atrás. A evidência principal estaria nas magníficas pinturas rupestres encontradas em cavernas da Espanha e da França.

A natureza primitiva e as culturas primordiais são nossas forças motrizes e por isso dizemos: Aho, “que assim seja”, Mitakuye Oyasin, “por todas as nossas relações”; uma saudação indígena, Lakota Sioux, que prospera no centro de nossos corações e reconhece no outro a sua sabedoria.

O importante é trazer para o seu ambiente os benefícios da ayahuasca, pois ela transforma você no nível da consciência, abre as suas capacidades e você fica mais consciente no dia a dia.” No entanto, o caminho até que a pessoa seja habilitada a servir a substância para outros não é fácil.

Beija-flor

Beija-flor - Esse animal simboliza cura, amor romântico, claridade, graça e proteção espiritual.

girafa

A girafa é um animal que simboliza a intuição, o olhar para o futuro, a calma, a suavidade e a grandiosidade. É também símbolo de força e persistência.

Entre os fiéis que cultuam seu uso, o chá é a chave para a consciência plena e a conexão com o divino. A ayahuasca não é uma droga, mas sim uma erva medicinal usada em rituais religiosos.

Estude o xamanismo tradicional.
O método para se tornar um xamã tradicional varia de cultura para cultura, mas tipicamente envolve um súbito evento sobrenatural, a herança da posição ou o treinamento como um aprendiz.

O berço do xamanismo está na Sibéria onde feiticeiros e homens de conhecimento eram chamados de “xamãs”.