O que prega a Igreja Luterana?

Perguntado por: erosa . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.3 / 5 5 votos

Os luteranos acreditam que a salvação é alcançada mediante as atitudes das pessoas somado à paixão e morte de Cristo em expiação dos pecados dos homens. A crença luterana acredita que a Bíblia é a palavra de Deus e que a mesma deve ser lida e interpretada por todos. Os luteranos dedicam o domingo para irem à igreja.

O luteranismo é uma doutrina religiosa que surgiu no século XVI por meio das pregações do alemão Martinho Lutero. A base da doutrina luterana é a crença de que a fé é a garantia da salvação, e o luteranismo é conhecido por ser a doutrina religiosa que deu início à Reforma Protestante no continente europeu.

Resposta verificada por especialistas. A doutrina Luterana tem como principais pontos: a Bíblia como fonte da fé e da verdade; salvação pela fé; fim do celibato; dois sacramentos principais: eucaristia e batismo; uso da língua vernacular nos rituais.

Lutero diz que o cristão perdoado é, ao mesmo tempo, justo e pecador. É nesse sentido que a igreja cristã é “comunhão dos santos”. Vejamos agora, a palavra “santo” empregada no sentido de santidade, que é o estado de pureza absoluta, que é não ter e nem cometer qualquer pecado. Esse estado só se atinge na vida eterna.

Luteranismo é uma doutrina religiosa que defende a salvação pela fé. Seus seguidores são chamados de protestantes, nome proveniente do movimento de protesto ocorrido na época da Idade Média. Surgiu no século XVI, em um contexto em que a igreja católica tentava monopolizar a sociedade.

Seguindo este pressuposto, a Igreja Luterana reconhece dois Sacramentos: o Batismo e a Santa Ceia. Esses Sacramentos foram instituídos por Jesus Cristo (= mandamento divino), oferecem perdão e salvação (= promessa da graça) e são perceptíveis na forma de água, pão e fruto da videira (= elemento visível).

Para nós, luteranos, a expressão “os quatro pilares da Reforma” é bem conhecida. Lutero, durante toda a sua trajetória de luta pela renovação da Igreja, insistiu muito nesta idéia. Quais são os quatro pilares que sustentam a Igreja Cristã? Graça, Fé, Escritura e Cristo.

Como citado, Lutero se incomodava com a cobrança de indulgências porque não acreditava que essa prática garantia a salvação de ninguém. Ele acreditava que apenas a fé garantia a salvação das pessoas.

A construção teológica iniciada por Martinho Lutero deu origem a um princípio conhecido como Cinco Solas:

  • Sola fide (somente a fé)
  • Sola scriptura (somente a Escritura)
  • Solus Christus (somente Cristo)
  • Sola gratia (somente a graça)
  • Soli Deo gloria (glória somente a Deus)

Em 3 de janeiro de 1521, o papa Leão 10 excomungava o teólogo alemão Martinho Lutero. Era o clímax do conflito entre duas visões da religião cristã que acabaria numa das mais importantes cisões do Cristianismo.

Diferenças entre calvinismo e luteranismo
A principal diferença está na salvação. Enquanto os luteranos acreditam que a fé e as boas obras do fiel os conduzem à salvação, os calvinistas consideram a salvação como algo já consumado e definido por Deus antes da criação do mundo.

Estamos falando de Martinho Lutero (1483-1546), monge agostiniano germânico que acabou, meio que sem querer, promovendo o que ficou conhecido como Reforma Protestante, um movimento que abriu as portas da religião, quebrando o monopólio da Igreja Católica e permitindo que passassem a existir, no mundo ocidental, ...

Lutero não queria uma separação dos católicos, mas o fato é que a reforma não agradou nem um pouco Roma, que acabou por exorcizar o religioso, o qual, por sua vez, criou a Reforma. O fato é que Martinho fundou o protestantismo e abriu as portas da Igreja Luterana.

Lutero buscava melhorar sua própria Igreja, pois via que os ensinamentos que estavam acontecendo se distanciavam da Palavra de Deus. Em outras palavras, o que ocorria estava distante do que estava escrito na Palavra. Ele era um estudioso e quanto mais estudava, mais via que se distanciavam das verdades bíblicas.

Não compramos o olhar benfazejo de Deus com as nossas obras. Esse olhar é anterior, vem “por sua palavra cheia de graça, gratuitamente e por pura misericórdia”: é esse olhar o fundamento do bem que pode emergir em mim, e não o contrário.

Martinho Lutero dizia que pela fé não estou sujeito a ninguém, mas sou completamente livre de tudo e de todos, porém, pelo amor, estou sujeito a todos e sou escravo de tudo e todos. Pela fé, livres; pelo amor, escravos.

Quais as principais diferenças entre a IELB e a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB)? A principal diferença é que a IELB subscreve todo o Livro de Concórdia, de 1580, que é um compêndio dos documentos doutrinários compilados pelos primeiros luteranos, incluindo Lutero.

A Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), com sede em Porto Alegre-RS, tem sua origem no movimento reforma da igreja no século XVI, do qual Martim Lutero foi um grande protagonista. Segundo a Constituição da IECLB, a igreja organiza-se em comunidades, paróquias e sínodos.

Luteranos batizam por aspersão ou derramando água na cabeça da criança, através do batismo infantil, ou do adulto, em alguns casos, sendo que esse ato é feito enquanto se recita a Fórmula Trinitária.

Você deve escolher o domingo que deseja que seu filho ou filha seja batizado/a. Você também pode escolher um dos pastores. Mas, para isso, precisa sugerir mais opções para a data de Batismo. Usualmente são escolhidos 2 a 4 padrinhos ou madrinhas.

Três semelhanças entre a Doutrina Luterana e a Católica são a fé monoteísta, o batismo e a aceitação de Jesus Cristo como o messias e salvador da humanidade.