O que preciso para morar legalmente na Espanha?

Perguntado por: eramires . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 5 votos

Vistos para morar na Espanha. Os brasileiros que não têm cidadania espanhola ou de outro país da União Europeia e querem ficar na Espanha por mais de 90 dias vão precisar de um visto para permanecer no país. Existem várias opções de visto para Espanha, que dependem da finalidade da residência no país.

Documentação necessária para morar na Espanha
De acordo com o INE – Instituto Nacional de Estatística Espanhol, existem mais de 100 mil brasileiros morando no país. A boa notícia é que os brasileiros que vivem de forma legal ou permanente na Espanha têm direito a solicitar a cidadania após 2 anos de residência.

Como qualquer estrangeiro em um país que não é o seu, trabalho pode não ser tão fácil de se conseguir. O desemprego na Espanha é um problema estrutural. A taxa se mantém alta há muitos anos e a situação piorou em decorrência da crise econômica do coronavírus.

Quais cidades da Espanha tem o melhor custo de vida? Enquanto as cidades mais populosas da Espanha como Madrid, Barcelona e Valência aparecem entre as mais caras do país, há cidades bem mais baratas para se viver como Lugo, Palencia, Zamora, Elche e Almería.

Como conseguir visto permanente na Espanha? Não há uma modalidade de visto permanente para a Espanha. O que existe é uma Autorização de Residência Permanente, que não precisa ser renovada. É obtida após 5 anos residência temporária legal no país.

A solicitação custa a partir de R$451,00. Brasileiro precisa de visto para Espanha? Somente para turismo com máximo de 90 dias, não é necessário. Para estudar, sim, deve ser solicitado o visto adequado.

Para conseguir a cidadania espanhola por residência é necessário que o requerente tenha residência fixa na Espanha por, no mínimo, 2 anos. Se você não tiver parentesco espanhol, não se preocupe, mesmo nessas condições você poderá solicitar sua cidadania espanhola por essa via.

O Ensino Médio brasileiro, que possui 3 anos, será homologado pelo 4º ano da ESO e pelos dois anos do Bachillerato espanhol. Em outras palavras, com o diploma do Ensino Fundamental é possível obter uma equivalência até o 3º ano da ESO.

Em comparação a outros países da Europa, a Espanha tem um custo de vida acessível e oferece opções de moradia, alimentação e lazer para diferentes gostos e bolsos. Essa vantagem faz das cidades espanholas um excelente destino para estudantes, trabalhadores e aposentados que buscam uma experiência fora do Brasil.

Ambos os países possuem um clima ameno com relação a toda a Europa. Porém, conhecendo os dois países, eu diria que Portugal sai na frente por ter temperaturas mais agradáveis tanto no verão, quanto no inverno.

Para descobrir qual é o melhor país para se viver sendo brasileiro, vale a pena destacar Portugal. Embora não seja o local mais desenvolvido da Europa, o idioma facilita muito a vida de quem sai do Brasil para se mudar para lá.

O NIE é o número de identidade dos estrangeiros, que tem direito todas aquelas pessoas que não possuem a nacionalidade espanhola. O NIE pode estar vinculado a uma autorização de residência ou servir apenas como número de identidade para realizar trâmites com a Administração Pública.

O salário de uma Au Pair na Espanha é cerca de 70 euros por semana vivendo no campo ou 80 euros por semana na cidade. A mesada é então de 280 - 320 euros por mês.

De acordo com o Numbeo, o custo médio de vida na Espanha é de cerca de 700 euros por mês, excluindo o aluguel. É importante notar que esses valores são apenas médias e podem variar de acordo com a localização, o tipo de habitação, o consumo de energia, a alimentação e outros fatores.

Brasileiros na Espanha buscam por qualidade de vida e segurança. O número de brasileiros na Espanha não para de crescer e vários motivos fazem o país ser um dos destinos favoritos dos imigrantes na Europa. É certo que muita gente pensa em fazer o mesmo e não sabe bem por onde começar.

Madrid

Além disso, em Madrid é possível encontrar diversas oportunidades de emprego. Com salários oferecidos em sua região podem ser considerados os mais altos de todo o país.

Brasileiros Residentes na Espanha
Os brasileiros também podem adquirir a Cidadania Espanhola por residência. Para isso, deverão residir legalmente e continuamente na Espanha por pelo menos 2 (dois) anos. Este período será de 1 (um) ano se o brasileiro(a) for casado com um espanhol(a) ou viúvo de um espanhol(a).

90 dias

Os cidadãos Brasileiros não precisam de visto para entrar e permanecer na Espanha por um prazo máximo de 90 dias num período de 180, se o propósito da viagem é para a realização de atividades não remuneradas (turismo, visita familiar, etc).

Trabalhar na Espanha
É necessário contar com uma autorização de residência e trabalho, que pode ser como trabalhador autônomo ou como empregado.