O que precisa ter em uma gincana?

Perguntado por: lassis . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 11 votos

5 dicas para organizar uma gincana incrível

  1. Objetivo. ...
  2. Público alvo. ...
  3. Local e duração. ...
  4. Provas. ...
  5. Pontuação e premiação.

A Gincana é uma atividade recreativa composta por uma série de provas caracterizadas por regras fixas, que deverão ser cumpridas de modo eficaz e com rapidez. As provas geralmente são formadas por atividades recreativas, esportivas, culturais ou combinadas.

Fique de olho em algumas dicas que podemos te dar sobre o assunto!

  1. Objetivo. ...
  2. Público alvo. ...
  3. Local e duração. ...
  4. Provas. ...
  5. Pontuação e premiação.

Uma gincana pode ser de caráter recreativo, comemorativo, cultural, social, integrativo e filantrópico. Independentemente do tipo de gincana, é possível organizá-la com várias provas. As mais comuns são as esportivas, as de perguntas e respostas, as que envolvem resistência e as que requerem improviso.

O que é: Essa gincana foi elaborada como estratégia para estimular e melhorar a aprendizagem dos alunos. A gincana é um recurso que pode fazer inter-relação com as outras disciplinas, pois se adequa a qualquer tema ou estudo.

“A Gincana Esportiva é um evento tradicional que visa promover a socialização entre os alunos, além de estimulá-los a participarem ainda mais das atividades esportivas que são oferecidas pela instituição”, afirma Egleizer Melo, professor de Educação Física do Colégio Etapa Valinhos.

A gincana cultural instiga os alunos à precisão científica e liberdade criadora, ao conhecimento de causa e à contextualização, à canalização de habilidades individuais para a autoria compartilhada – atributos que levarão para toda a vida.

1) CORRIDA DA VASSOURA
O objetivo é equilibrar uma vassoura na palma da mão enquanto correm. Se a vassoura cair antes da linha de chegada, o corredor volta ao início e começa tudo outra vez. Ganha quem cumprir a tarefa corretamente primeiro.

A partir da gincana escolar é possível contextualizar conteúdos, instigar a busca pelo conhecimento e incentivar o trabalho em equipe, sendo importante na vivência escolar, tornando a aprendizagem significativa e a escola um lugar bom de conviver.

COMO DIVIDIR EM GRUPOS?

  1. Apresento para vocês algumas técnicas de divisão de grupos: CORES.
  2. Por meio de coletes, fitas nos pulsos, TNT amarrado no braço. ...
  3. Se quiser formar quatro grupos dê números de 1 a 4 aos participantes. ...
  4. Todos que nasceram em terminado ano, formam um grupo. ...
  5. Todos que tiverem a letra A, serão um grupo.

A gincana tem com o intuito, motivar os alunos nos estudos da Matemática. Dessa maneira, deixar as futuras aulas de Matemática mais atrativas para os alunos, melhorando assim seu rendimento estudantil na disciplina. Levantar hipóteses e buscar estratégias para a solução de problemas.

Como preparar sua vasssoura mágica!

  1. Amarre um feixe de ramos secos.
  2. Enfie um cabo de vassoura no feixe.
  3. Bata a ponta do cabo numa superficie dura para encaixar no. feixe.
  4. Prenda com pregos.

Uma sugestão é elaborar um compartimento estreito para esses materiais na mesma parede, o qual pode ser aberto, fechado ou tipo gaveta vertical. Outra sugestão é elaborar um armário estreito para vassoura e rodo atrás da máquina de lavar roupa ou acima dela.

A vassoura mágica com pano de microfibra lavavél é ideal para você manter sua casa limpa e organizada, super facil de montar e utilizar. Produto que irá substituir os panos, vassouras tradicionais, rodos e pás, facilitando na hora da limpeza. Serve para diversas surperficies como pisos frios, sintéticos e madeira.

Usavam tocos de madeira, pedrinhas, legumes e palitos para fazer animais, além de brincadeiras como amarelinha, cinco Marias, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, empinar pipa, dentre várias outras e, assim, se divertiram por décadas e décadas.

Jogos Populares são aqueles conhecidos também como jogos de rua ou jogos tradicionais, que não exigem recursos materiais mais sofisticados, pois sua gênese está na cultura popular. Entre eles, podemos destacar: queimada, amarelinha, rouba-bandeira, boca-de-forno, mãe-da-rua, pega-pega, entre outros.