O que precisa para ver e olhar o mundo?

Perguntado por: salencastro . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 13 votos

Para ver o mundo é necessário treinar o senso crítico, para não se manter no senso comum, sabendo assim, enfrentar os problemas e saber enxergar os pontos de vista de cada um, mantendo a moral e a empatia.

Resposta: A visão de mundo dominante, responsável pela construção do mundo moderno que conhecemos hoje, pode ser chamada de visão de mundo mecanicista. Em contraponto, temos a visão de mundo ecológica, ambas fundadas em crenças e valores distintos e muitas vezes opostos.

O termo visão de mundo pode ser entendido como a lente que utilizamos para enxergar, interpretar e nos relacionar com o mundo. É um sistema de crenças inter-relacionadas que age como um filtro através do qual o fenômeno é percebido e compreendido.

Grande parte das pessoas passa toda a vida sem prestar atenção a si mesmas e às suas emoções. Olhar para si é importante porque todos nós carregamos em nosso interior uma força poderosa, capaz de nos levar para onde quisermos. Então, não permita que a sua força seja desperdiçada, conecte-se com ela e ouse ir além!

A diferença entre Ver e Observar
Quando não estamos vendo e sim observando, estamos enxergando algo com profundidade. Ver é um processo físico, observar é ver além dos nossos pensamentos. Quando estamos em estado de observação, fazemos conexões e compreensões muito mais profundas de alguma coisa.

Portanto, a visão de mundo diz respeito aos pensamentos que temos sobre a vida, o mundo, as pessoas e tudo que gira ao nosso redor. Sendo a visão de mundo a maneira como enxergamos, entendemos e nos relacionamos com o mundo. Precisamos ter clareza sobre qual é a visão que temos se ela mais nos beneficia ou atrapalha.

Vejo então o mundo com bom humor. Não posso me preocupar com o sentido ou a finalidade de minha existência, nem da dos outros, porque, do ponto de vista estritamente objetivo, é absurdo. E no entanto, como homem, alguns ideais dirigem minhas ações e orientam meus juízos.

Como você vê a si mesmo. A forma como você se vê influenciará a maneira como os outros o enxergam. Se você tem complexos, eles se manifestarão e as pessoas notarão e saberão. Qualquer coisa: querer ser quem não é, tentar agradar a todos, ser você mesmo, não deixar que nada o influencie, ter personalidade, tudo é notado ...

Podemos enxergar um objeto pelo fato de a luz poder chegar até ele, iluminando-o e, posteriormente, sendo refletido até nossos olhos. Para os físicos, nessas situações a luz caminha em linha reta.

Temos algo que se aproxima a uma idéia, a uma definição de mundo atual: é o mundo cujo criador é o homem. Começa-se a escrever um "Novíssimo Testamento". Por isso a proliferação de novas religiões e uma reafirmação fundamentalista das antigas.

Resposta: letra B resposta Costuma-se chamar uma visão de mundo como a perspectiva com a qual um indivíduo, uma comunidade ou uma sociedade enxergam o mundo e seus problemas em um dado momento da história, reunindo em si uma série de valores culturais e o conhecimento acumulado daquele período histórico em questão.

Na noção extraída de Berger (1979, apud COBERN, 1993), uma visão de mundo é a fundação que dá suporte a uma estrutura de plausibilidade de ideias, atividades e valores de qualquer grupo cultural, a qual serve como parâmetro de avaliação da plausibilidade de qualquer asserção.

Mundo é tudo aquilo que constitui a realidade.

Em seu sentido mais geral, o termo "mundo" se refere à totalidade das entidades, ao conjunto da realidade ou a tudo o que existe. A natureza do mundo foi conceitualizada de diferentes maneiras em distintos campos. Algumas concepções veem o mundo como único, enquanto outras falam de uma "pluralidade de mundos".

Comida, água, sono e oxigênio
É sempre necessário lembrar que os quatro elementos, água, comida, sono e oxigênio são vitais para a sobrevivência humana, já que todos precisam da energia e condições mínimas em todos os dias da existência.

A falta de autoconhecimento está por trás de muitos comportamentos compulsivos ou viciantes. Os psicólogos aprenderam que os vícios surgem por causa de um padrão inicial de acalmar sentimentos e ocultar sentimentos. Mas, a atitude correta e saudável seria praticar a aceitação deles.