O que precisa para trabalhar com mamografia?

Perguntado por: acorte . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 16 votos

O pré-requisito para fazer a especialização em mamografia é ser formado no curso técnico ou tecnólogo em radiologia. E ter registro válido no Conselho Regional de Técnicos em Radiologia (CRTR).

360 horas

DURAÇÃO – ESPECIALIZAÇÃO TÉCNICA EM MAMOGRAFIA – 360 horas (presencial ou EaD) A Especialização Técnica da Famesp é voltada aos profissionais formados em radiologia que queiram enfocar sua atuação profissional em exames mamográficos. O curso tem uma carga horária de 330 horas e inclui aulas práticas e teóricas.

Antes de realizar a mamografia, é preciso passar por uma consulta com um médico mastologista. Nesta avaliação, o profissional fará uma análise das suas condições clínicas, histórico familiar e de doenças, seus hábitos e sintomas.

O pré-requisito para fazer a especialização em mamografia é ser formado no curso técnico ou tecnólogo em radiologia. E ter registro válido no Conselho Regional de Técnicos em Radiologia (CRTR). Ou seja, possuir autorização legal para realizar procedimentos radiológicos simples.

Mulheres com silicone não podem fazer mamografia.
O silicone não prejudica o exame, que, por sua vez, também não causa nenhum risco para a paciente ou de danos à prótese.

A carga horária do Técnico em Radiologia é a menor de todas as profissões. Independente da área dentro da Radiologia em que o profissional deseje atuar, ele poderá trabalhar, no máximo, 24 horas semanais. Estas horas podem ser divididas em 4 horas diárias ou, então, em um plantão de 24 horas.

Encontrar um emprego pode ser difícil, principalmente para os recém-formados, técnicos e tecnólogos da radiologia. Como a grande maioria opta pela área da saúde, nicho bastante saturado, verticalizado e sustentado pela rede pública ou privada, o número de vagas disponíveis no mercado de radiodiagnóstico fica limitado.

O especialista técnico em mamografia é o profissional que presta todo o suporte e prepara as pacientes para a realização do exame. Cabe a esse profissional explicar como ocorre todo o procedimento e sua importância.

Para exercer a profissão de Mastologista, o profissional deverá realizar a Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia ou Cirurgia Geral. Após concluí-la, o médico deverá especializar-se em Mastologia, o que levará a mais dois anos de estudo.

Para se tornar médico Mastologista é necessário fazer antes uma especialização em Cirurgia Geral ou Ginecologia e Obstetrícia. Só após cumprir o pré-requisito que é autorizado realizar a Residência Médica em Mastologia, com duração de 2 anos e uma carga horária de 60 horas semanais.

De acordo com ele, existem riscos na indicação de rastreamento antes dos 40 anos, quando não há sintomas. “A mamografia é um exame de acurácia ruim para mulher jovem por causa da maior densidade da mama. Isso aumenta os resultados errados e acaba irradiando muito a mulher desnecessariamente”, diz Migowski.

A radiação emitida pela mamografia é muito arriscada
A imagem é obtida com o uso de um feixe de raios X de baixa energia, após a mama ser comprimida entre duas placas. É muito importante mencionar que o risco associado à exposição a radiação é mínimo, principalmente quando comparado com o benefício que pode ser obtido.

No parecer ao PDL 679/19, Tereza Nelma destaca que a Sociedade Brasileira de Mastologia recomenda que as mulheres comecem a realizar o exame de mamografia, anualmente, a partir dos 40 anos de idade. Para mulheres que estão no grupo de risco, a idade deve ser a partir dos 35.

O salário médio de um Tecnólogo em Radiologia no Brasil é de R$ 3.365,78. As especialidades com os melhores salários são Tecnologo Oftalmico, Técnólogo em Radiologia e Tecnico em Radiologia e Imagenologia.