O que precisa para tirar cidadania espanhola?

Perguntado por: uduarte . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.2 / 5 15 votos

Para conseguir a cidadania espanhola por residência é necessário que o requerente tenha residência fixa na Espanha por, no mínimo, 2 anos. Se você não tiver parentesco espanhol, não se preocupe, mesmo nessas condições você poderá solicitar sua cidadania espanhola por essa via.

Se o neto de espanhol for maior de 21 anos, ainda é possível solicitar a cidadania. Basta que a pessoa more na Espanha por um período de, no mínimo, 2 anos para poder dar entrada no processo. Os demais descendentes, como os bisnetos, ainda não têm o direito de obter a cidadania espanhola por descendência.

Veja quais são os sobrenomes que podem pedir cidadania espanhola

  • Acosta;
  • Cantón;
  • Acuña;
  • Barba;
  • Godoy;
  • Noguera;
  • Pacheco;
  • entre outros.

Vantagens da Cidadania Espanhola
Ao tornar-se cidadão espanhol, você poderá ali residir pelo tempo que quiser, e desfrutar plenamente dos mesmos direitos e obrigações de quem é natural, quanto à moradia, trabalho, estudo, política (progressiva), lazer, assistência médica, entre outros.

Ranking dos países mais fáceis de obter cidadania
Entre as cidadanias mais requeridas pelos brasileiros, não há muita surpresa: Itália e Portugal estão na liderança no ranking, seguidas pela Espanha, considerando o direito como descendente.

Itália

Qual o país europeu mais fácil de conseguir cidadania? O país europeu mais fácil para conseguir a cidadania é a Itália, via descendência familiar. Isso porque para ser elegível à cidadania basta ter patrimônio italiano ou comprovar relação com um cidadão nascido no país depois de 1861.

Não é possível conseguir dupla cidadania pelo sobrenome.
Esse processo de mapeamento acontece por meio da árvore genealógica, que pode ser construída por meio de pesquisas aprofundadas.

O país mais fácil para se obter a dupla cidadania
“Pela lei italiana, todas as pessoas que têm sangue italiano já são consideradas italianas.

O tempo médio para tirar a cidadania é de 2 anos, a depender do caso. Após ser oficialmente cidadão espanhol, depois de reunir todos os documentos necessários e dar entrada no consulado, será preciso solicitar o passaporte europeu.

Se você tem dupla cidadania, saiba que pode morar nos EUA com passaporte europeu sem precisar de visto de turismo ou negócios. Pois é!

Desta forma, todos os descendentes de espanhóis são cidadãos espanhóis desde o nascimento. O correto não é buscar a obtenção da cidadania, ela já é dos descendentes por direito, trata-se apenas de os órgãos oficiais espanhóis reconhecê-la, para filhos, netos, bisnetos e demais gerações.

Hernández. Sobrenome comum em países como, México, Cuba e Espanha, ele significa “filho de Fernando”, “filho do homem ousado para atingir a paz” ou “filho do homem que ousa viajar”.

As filhas do Rei Felipe VI, por sua vez, têm o sobrenome Borbón y Ortiz, novamente "Borbón" do seu pai, o rei D. Felipe VI de Borbón y Grecia, e "Ortiz" da sua mãe, a Rainha Doña Letizia Ortiz Rocasolano.

É mais fácil para os pais conseguirem equilibrar vida profissional e familiar, o sistema de saúde pública é de qualidade e, num geral, a qualidade de vida é maior – e, pela Espanha ser um país com mais segurança em relação ao Brasil, há mais liberdade tanto para adultos como para crianças e adolescentes.

Para trabalhar na Espanha é preciso ter uma autorização de trabalho que pode ser obtida por meio de um visto de trabalho ou pela nacionalidade europeia, caso você tenha uma; Mudar para um novo país também envolve outras questões, como o planejamento financeiro.

Os cidadãos da UE têm o direito de residir em Portugal, por período até três meses, sem outras condições e formalidades além da titularidade de um documento de identidade válido (bilhete de identidade, cartão de cidadão ou passaporte).

Neste artigo, vamos listar os 5 países onde é mais difícil obter a cidadania.

  • Áustria. A Áustria é um dos países da União Europeia com leis mais restritas no que toca à obtenção de cidadania, e com processos mais longos e complexos. ...
  • Alemanha. ...
  • Japão. ...
  • Suíça. ...
  • Estados Unidos da América.

Estrangeiros podem comprar um “passaporte dourado” em mais de 30 países ao redor do mundo. A cidadania ou o status de residência são fornecidos em troca de investimentos na economia local.

Na prática, há a possibilidade de uma pessoa possuir até sete cidadanias diferentes, já incluindo a nacionalidade do país de nascimento. Isso ocorre porque é possível também solicitar a cidadania do país de nascimento do pai e da mãe, o que já soma três cidadanias diversas.