O que precisa para tirar a carteira do Cress?

Perguntado por: loliveira9 . Última atualização: 20 de maio de 2023
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– Original e Fotocópia do Título de Eleitor; – Original e Fotocópia do Cadastro de Pessoa Física (CPF); – Duas fotografias 3×4 recentes, com fundo branco, nítida (com menos brilho, sem muito flash) e com roupa escura; – Original e Fotocópia da Certidão de casamento (apenas no caso de o nome não estar alterado no R.G.);

Em até 45 dias.

Desta forma, a anuidade das/os assistentes sociais em 2023 passará para R$552,47 com descontos sobre a cota única de até 15%.

Saiba como efetuar seu registro no Conselho Regional de Serviço Social (CRESS) do estado em que você irá atuar, a partir das informações abaixo. É importante que você acesse o site oficial do CRESS de sua região, pois pode haver orientações adicionais (clique aqui e veja os contatos de todos os CRESS).

Confira as modalidade de pagamento da anuidade 2023

Valor da anuidade sem descontoAplicando desconto de 10%
R$ 588,88R$ 529,92

Uso do carimbo profissional
E a Resolução CFESS nº 582/2010, Art. 71, assegura que os/as assistentes sociais usarão, obrigatoriamente, o respectivo número de registro antecedido da expressão A.S. n° e a sigla de seu CRESS, e deverão usar a expressão SEC, quando a inscrição for Secundária.

O não pagamento das anuidades poderá acarretar a inscrição do débito na dívida ativa da União e a cobrança judicial através da Justiça Federal e ou Estadual.

Não é necessário o comparecimento presencial ou envio de documentação por correio para realização da reinscrição. PARA SOLICITAR A REINSCRIÇÃO: Imprima, Preencha, assine, cole a foto no local indicado e envie os 02 requerimentos abaixo digitalizados legíveis e com boa qualidade e acesse o sistema de Serviços Online.

Para exercer a profissão de assistente social em determinado estado, é obrigatória a obtenção de seu registro profissional (número fornecido pelo CRESS). O/A novo/a inscrito/a deverá preencher a Ficha de Inscrição e de Requerimento do DIP com a assinatura e foto, conforme especificações dos formulários.

Dentre suas competências estão: organizar e manter o registro profissional dos Assistentes Sociais; orientar, fiscalizar e disciplinar o exercício profissional de assistentes sociais.

Quanto tempo leva? De até 30 dias, podendo ser prorrogado por igual período, mediante justificativa, segundo a Lei n° 9.784/99.

Qual é a função do assistente social na Prefeitura? Nas prefeituras, o trabalho do assistente social está ligado aos profissionais de saúde. Ele trabalha em busca dos direitos dos indivíduos, viabilizando transporte, acomodação e tratamento para quem precisa de atendimento na rede pública.

O profissional interessado em dar entrada no Registro Profissional deve realizar o cadastro do pedido no SIRPWEB através do site: www.sirpweb.mte.gov.br e protocolar os documentos necessários em uma das Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego ou Gerências e Agências Regionais do Trabalho e Emprego.

Documento de Identidade Profissional (DIP), é o documento de identificação profissional, confeccionado pelo Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) expedido pelos Conselhos Regionais de Serviço Social (CRESS), e que serve de prova para fins de exercício profissional e de identificação civil.