O que precisa para ter alvará de bombeiro?

Perguntado por: acavalcanti3 . Última atualização: 16 de maio de 2023
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Em primeiro lugar, para conseguir o alvará dos Bombeiros é preciso contratar uma empresa especializada em segurança contra incêndio que presta o serviço de assessoria. Isso porque o processo de obtenção ou renovação do documento exige que sejam seguidas uma série de normas técnicas, além das leis, é claro.

MEI precisa de alvará de funcionamento? Não, MEI não precisa de alvará de funcionamento. Graças a mudanças na lei, quem se tornou microempreendedor individual a partir de 2 de setembro de 2020 está dispensado de obter esse documento.

O Alvará Corpo de Bombeiro SP é um documento oficial emitido pelo órgão, a fim de atestar que edificações ou eventos possuam as condições básicas de segurança contra incêndios em atendimento a legislação estadual vigente. É um documento de posse obrigatória, exceto nos casos de uso unifamiliar.

Como emitir a segunda via do alvará de funcionamento
É necessário entrar no site da cidade para verificar as orientações. Além da explicação do motivo do pedido da segunda via, é possível que exista a exigência de uma taxa e preenchimento de um documento para entrega no órgão competente.

cinco anos

Prazos de Validade do Auto de Vistoria e Cerificado de Licença do Corpo de Bombeiros (AVCB - CLCB) O prazo de validade do AVCB – CLCB pode ser de até cinco anos. A legislação contém muitas exceções.

Além da taxa de vistoria e análise de projeto, é obrigatório ter em mãos atestados que são exigidos pelo Corpo de Bombeiros. Cada documento, sai entorno de R$ 400 a R$ 600.

Como funciona a vistoria do Corpo de Bombeiros? Basicamente, funciona assim: depois do cumprimento de uma série de etapas, como elaboração e execução do projeto de incêndio e emissão de laudos, por exemplo, a equipe profissional solicita a visita dos bombeiros para que eles atestem a segurança da edificação.

Resposta: toda e qualquer responsabilidade será do profissional legalmente habilitado que anotar o serviço principal de Prevenção e Combate a Incêndio e Pânico (A2536), não se eximindo demais profissionais que eventualmente contribuíram de alguma forma com o projeto e/ou execução dos serviços.

O valor do alvará de funcionamento varia de acordo com a prefeitura. O custo fica entre R$50 e R$1000 dependendo do município. Mas em algumas cidades é possível conseguir a isenção dessa taxa.

Desde 1/9/2020, o microempreendedor individual - MEI está dispensado de alvarás e licenças de funcionamento.

Quais edificações precisam de AVCB? Edificações com área construída maior que 750m² e concentração de público acima de 250 pessoas. Caso a construção tenha mais de 12 metros de altura ou mais que 3 andares, também é necessário a emissão do AVCB.

Portanto, o que a lei fala é que é responsabilidade do locador e do locatário, que é quem usa o imóvel, de cuidar das medidas de segurança contra incêndio.

A Anotação de Responsabilidade Técnica é exigida não somente para obter ou renovar o AVCB, mas também nas etapas que antecedem a Vistoria. Para obter aprovação, o Corpo de Bombeiros exige o Projeto de Prevenção e Combate a Incêndio e uma série de Atestados e Laudos sobre os sistemas instalados e seu funcionamento.

Taxa do Alvará de Funcionamento
Varia muito de município para município e também é calculada de acordo com as atividades da empresa. Por exemplo, o Rio de Janeiro possui uma taxa para empresas prestadoras de serviços no valor de R$ 891,67 (dados de 2021 e segundo o Governo do RJ).

Tipos de alvarás

  • Alvará de funcionamento. O alvará de funcionamento é um dos primeiros documentos que um empreendimento precisará para funcionar. ...
  • Alvará de localização. ...
  • Licenças de vigilância sanitária. ...
  • Alvarás ambientais. ...
  • Licença Prévia. ...
  • Licença de Instalação. ...
  • Licença de Operação.

Documentos exigidos para o alvará de funcionamento
O alvará de funcionamento pode ser solicitado através do site da Prefeitura de São Paulo, onde o solicitante deve apresentar algumas informações, além de ter a senha individual, que permite o acesso às áreas restritas.

O AVCB também é conhecido pelos seguintes termos: laudo, licença, vistoria ou alvará dos bombeiros. Para que seja possível a emissão do AVCB a edificação tem que atender todos os requisitos de proteção contra incêndio e pânico.

Casas estão dispensadas do AVCB
A legislação acerca da prevenção de incêndios é clara: apenas residências unifamiliares têm dispensa do AVCB.

Veja a seguir como funciona cada uma dessas etapas!

  1. Etapa 1 – Desenvolver ou adequar o projeto de PCI. ...
  2. Etapa 2 – Instalar e/ou adequar os equipamentos de combate ao incêndio. ...
  3. Etapa 3 – Realizar treinos com todos os colaboradores do local. ...
  4. Etapa 5 – Solicitar a Vistoria do Corpo de Bombeiros para analisar e emitir o AVCB.