O que precisa para sacar o FGTS após demissão?

Perguntado por: aaguiar7 . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 14 votos

Os documentos para sacar FGTS após rescisão são: documento de identificação pessoal (RG ou CNH), número do NIS/NIT/PIS/PASEP, termo de quitação da rescisão de contrato de trabalho e carteira de trabalho da empregada.

Carteira de Trabalho

Documentos necessários para o saque: • Carteira de Trabalho; e • Documento de identificação do trabalhador ou diretor não empregado; e • Número de inscrição PIS/PASEP/NIS; e • Termo de Quitação da Rescisão do Contrato de Trabalho- TQRCT ou Termo de Homologação da Rescisão do Contrato de Trabalho -THRCT.

Quem faz a liberação da chave do FGTS? A liberação da chave do FGTS é feita pela Caixa Econômica Federal. A solicitação é feita pelo empregador quando há uma demissão sem justa causa.

Basta acessar o aplicativo do FGTS para consultar os valores já liberados e solicitar o saque, indicando uma conta de sua titularidade, de qualquer Banco. Tudo 100% digital, sem precisar ir à uma Agência CAIXA.

10 dias

Qual o prazo para a empresa liberar chave FGTS? O prazo para a empresa liberar a chave do FGTS é de até 10 dias, a contar da data em que o empregador informa à Caixa Econômica sobre a rescisão do contrato do trabalhador.

Basta acessar o aplicativo do FGTS para consultar os valores já liberados e solicitar o saque, indicando uma conta de sua titularidade, de qualquer Banco. Tudo 100% digital, sem precisar ir à uma agência.

Uma média de 7 dias.

Ou seja, o trabalhador não precisa se preocupar em fazer algo para gerar a chave de liberação do FGTS. Basta que aguarde para consultar a chave FGTS assim que o empregador repassar o código para ele, para então iniciar o procedimento para saque dos valores do fundo.

Servia apenas como forma de acessar informações sobre o trabalhador, não tendo validade para saque de benefícios como FGTS ou seguro desemprego. Agora, a carteira de trabalho digital já é aceita nacionalmente para qualquer tipo de necessidade legal.

O atraso na liberação da guia para saque do FGTS gera, sim, o direito do empregado ao recebimento de uma multa correspondente a 1 mês da sua remuneração.

Você pode:

  • Cadastrar uma conta bancária CAIXA ou de qualquer Instituição Financeira de sua titularidade para recebimento do Saldo do FGTS; ou.
  • Escolher um dos Canais físicos de pagamento CAIXA: Unidades Lotéricas, Correspondentes Caixa-Aqui, Salas de Autoatendimento e Agências CAIXA.

O trabalhador que já tem direito, mas ainda não conseguiu fazer o saque extraordinário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) precisa ficar atento. A maioria dos cerca de 42 milhões de trabalhadores receberá o dinheiro automaticamente, na conta poupança social digital da Caixa.

O empregador deve depositar a multa rescisória na conta do FGTS do trabalhador em até 10 dias úteis após o fim do contrato de trabalho.

Porque a multa rescisória não aparece no extrato do FGTS? Pode ser que seu antigo patrão ainda não tenha depositado o valor da multa. Afinal, por lei, o empregador tem um prazo de 10 dias a partir do último dia de trabalho do funcionário demitido para depositar o valor da multa.

Para saber qual foi o valor total depositado pelo empregador, sobre o qual a multa será aplicada, basta acessar o aplicativo. Há um campo para descobrir o valor para fins rescisórios. É possível fazer o procedimento pelo site do FGTS. Para isso, é preciso ser cliente da Caixa.

Mas como sacar o FGTS na lotérica? Para isso, será necessário levar o Cartão Cidadão e a senha pessoal para ter acesso ao dinheiro do benefício. Ainda, nos caixas eletrônicos que ficam dentro de agências da Caixa, também é possível sacar sem possuir o Cartão Cidadão.

O saque rescisão do FGTS é feito através do aplicativo FGTS. Ao cadastrar uma conta em seu nome, assim que o valor estiver disponível para saque, ele será transferido para a conta cadastrada em até 5 dias úteis.