O que precisa para recadastrar a carteira de estudante?

Perguntado por: uapolinario . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.2 / 5 2 votos

Você vai precisar ter em mãos:

  1. 01 foto de rosto recente digitalizada;
  2. 01 documento de identificação como RG, CNH, RNE ou passaporte;
  3. 01 comprovante de matrícula no ano vigente.

01 (um) documento de identificação: RG, CNH, RNE ou passaporte (certidão de nascimento pode ser validada se o estudante for menor de 13 anos); 01 (um) comprovante de matrícula no ano vigente: declaração de escolaridade fornecida pela sua instituição de ensino ou boleto da mensalidade de 2023.

pelas entidades nacionais. R$ 40,00 + frete.

Sim, no período o qual efetuou a solicitação e recebeu a CIE , você estava devidamente matriculado, por isso pode continuar utilizando-o, mas no ano seguinte a sua carteira estará vencida e só poderá solicitar outra se estiver devidamente matriculado.

Serviço de Atendimento ao Estudante
A validade do Documento do Estudante é até o dia 31 de março do ano seguinte da emissão, de acordo com o 6º parágrafo do artigo 1º da Lei nº 12.933/2013. Se você solicitar hoje receberá o Documento do Estudante 2023 com validade até 31/março/2024.

Preencha com seus dados pessoais ou confirme os seus dados caso já seja cadastrado no site sptrans.dne.com.br; O sistema identifica se você pode revalidar um cartão ou se precisará de um novo cartão. Pague o valor de validação do benefício.

A utilização é bem simples. O leitor do app deve ser apontado para o QR Code da carteirinha. Após a leitura do código, a identidade estudantil é validada ou não. Gratuito, o aplicativo está disponível nas lojas virtuais de celular.

Cada “cota diária” permite até oito embarques de ônibus em um período de 24 horas. Dessa forma, o estudante tem mais liberdade para completar seu trajeto, em um ou mais ônibus, no limite máximo de até 192 embarques por mês*. A concessão das cotas é proporcional aos dias de aula.

Os cartões do Passe Livre Estudantil terão validade de 12 meses e, diferentemente dos demais, serão recarregados automaticamente ao final de 30 dias. O aluno só precisará fazer a revalidação após um ano de utilização para comprovar que continua atendendo a todas as exigências para continuar usufruindo do benefício.

Na primeira vez que o aluno passa o cartão no validador, o benefício é reativado. Na segunda, é liberada a catraca”, explica. Para garantir a continuidade do benefício, as escolas particulares devem enviar todos os meses, até o quinto dia útil, uma lista com os alunos matriculados.

Mais de um milhão de alunos já podem ter acesso à carteirinha estudantil digital e gratuita do Ministério da Educação (MEC). Cadastrados no Sistema Educacional Brasileiro (SEB), banco de dados nacional do MEC, os estudantes precisam baixar o aplicativo “ID Estudantil” nas lojas virtuais de celular.

A nova carteirinha estudantil tem custo zero ao usuário. Para o governo, custa R$ 0,15 a unidade. A emissão faz parte de contrato com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), que também inclui o desenvolvimento do aplicativo, serviço de hospedagem na internet, manutenção, entre outros.

Qual a validade do Documento do Estudante? A validade do Documento do Estudante é até o dia 31 de março do ano seguinte da emissão, de acordo com o 6º parágrafo do artigo 1º da Lei nº 12.933/2013. Ou seja, se você solicitar hoje receberá o Documento do Estudante 2023 com validade até 31/março/2024.

Serviço de Atendimento ao Estudante
A entrega do seu documento ocorre em média em apenas 15 dias, mas pode levar até 30 dias dependendo da região de entrega.

Estudantes dos cursos de ensino a distância (EAD) podem fazer a solicitação da Carteira de Estudante para garantir meia-entrada no ingresso de shows, eventos e cinemas. Basta estar regularmente matriculado em uma destas modalidades de ensino: infantil, fundamental, médio, graduação e técnico.

O CIE é o documento que comprova a situação de estudante, regulamentando a matrícula do estudante em nível de educação, possuindo modelo único e padronizado, com as necessárias medidas de segurança a seguir.

A falsificação deste documento é crime e pode levar a cadeia, por isso é muito importante escolher a instituição correta na hora de emitir a sua carteira de estudante, para não correr o risco de emitir com uma instituição não reconhecida e que não esteja amparada pela lei.

De acordo com a Lei Federal nº 12933/2013, estudantes portando a carteira de estudante DNE, idosos, deficientes e jovens de baixa renda entre 15 a 29 anos com ID Jovem. Tem direito a meia entrada em eventos, shows, cinemas, teatros, museus entre outros.

São quatro acessos diários, com 54 acessos no mês, conforme artigo 4º da Lei nº 4.462/2010 (Lei do Passe Livre Estudantil), com possibilidade de extensão.

A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) informa que as novas carteiras estudantis de 2023 começam a valer no transporte coletivo a partir da próxima segunda-feira (22/05).

Todas as carteiras serão desbloqueadas automaticamente, necessitando apenas de uma primeira recarga para utilizar o documento e aguardar que os créditos de 2022 sejam transferidos.