O que precisa para pedir prorrogação do auxílio-doença?

Perguntado por: oaragao . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.4 / 5 12 votos

A Solicitação de Prorrogação pode ser feita pelo segurado que se considerar sem condições de retornar ao trabalho ao final do auxílio-doença. O requerimento poderá ser feito nos últimos 15 dias do auxílio-doença, através do telefone 135 ou pelo MEU INSS.

30 dias

Desde o dia 20 de novembro, está em vigor a nova regra que garante ao trabalhador, segurado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a prorrogação do pagamento do auxílio-doença por 30 dias, sem necessidade de agendamento, caso o tempo de espera para realização da nova perícia ultrapasse 30 dias.

COMO FUNCIONA A PRORROGAÇÃO DO AUXÍLIO-DOENÇA ADMINISTRATIVO?

  1. Acesse o aplicativo ou site Meu INSS;
  2. Procure pela opção “Auxílio Doença” ou “Benefício por Incapacidade Temporária”;
  3. Selecione a opção “Solicitar Prorrogação”;

No dia da perícia de prorrogação, compareça ao INSS com seus documentos pessoais e documentos médicos que ajudem a atestar a continuidade da sua incapacidade. Você deve levar para sua perícia: Documentos pessoais originais (RG, CNH ou CTPS); Documentos médicos originais (exames, laudos, receitas);

As decisões periciais são divulgadas no sistema informatizado da Previdência Social no mesmo dia da perícia, após as 21h, ficando disponível para consulta para o servidor.

O trabalhador que realizar uma perícia médica pode consultar o resultado no mesmo dia, a partir das 21h através do telefone do INSS, 135, ou online pelo aplicativo ou site do Meu INSS.

Quem tem direito ao auxílio doença é o segurado que está incapaz de trabalhar ou de efetuar a sua atividade habitual. Também deve seguir mais dois requisitos: o cumprimento da carência e ter qualidade de segurado.

Acesse o aplicativo do MEU INSS pelo celular ou pelo endereço meu.inss.gov.br. Clique em “Agendar Perícia” e, depois, em “Perícia Inicial”. Caso os documentos médicos estejam conforme as orientações e o segurado queira o atendimento à distância, deverá clicar em “Sim” e, em seguida, em “Continuar”.

Para solicitar o auxílio, o trabalhador pode acessar o aplicativo Meu INSS, disponível para os sistemas Android e iOS, ou telefonar para o número 135. Em ambos os canais, o segurado deve agendar uma perícia médica no INSS, que irá avaliar suas condições de trabalho e o tempo necessário de afastamento.

Ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135. O serviço está disponível de segunda a sábado das 7h às 22h (horário de Brasília). Este é um serviço do(a) Instituto Nacional do Seguro Social .

A perícia médica do INSS é o momento em que você será avaliado por um médico-perito do INSS. Esse perito deve analisar se realmente existe a incapacidade para o trabalho, seja se forma parcial ou total, temporária ou permanente.

Como Se Comportar numa Perícia Médica Judicial?

  1. Comporte-se naturalmente. ...
  2. Algumas pessoas pensam que perícia médica é um interrogatório, mas na verdade é exatamente o contrário. ...
  3. Seja educado com o perito. ...
  4. Explique seus problemas com suas palavras. ...
  5. Responda o que foi perguntado. ...
  6. Nunca trapaceie sobre seus sintomas.

Sim, mas depende do benefício recebido. Quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem também receber o Auxílio Brasil.

Atualmente os aposentados, pensionistas, quem recebe salário-maternidade, auxílio-doença, auxílio-reclusão e auxílio-acidente podem receber o 13º INSS. Beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e Auxílio Brasil ainda não têm direito ao 13º salário.

Cidadãos que recebem o auxílio-doença podem receber o benefício do Programa Auxílio Brasil desde que se encaixem na regra de emancipação.