O que precisa para o vulcão explodir?

Perguntado por: rmoreira . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 2 votos

Para fazer seu vulcão explodir, ponha 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio na boca do vulcão. Adicione 1 colher de chá de detergente para louça e algumas gotas de corante alimentício vermelho e amarelo para a espuma parecer lava.

Ingredientes

  1. 1 bacia para montar o vulcão.
  2. 1 garrafa de plástico pequena.
  3. 1 xícara de chá de bicarbonato de sódio.
  4. 1 xícara de chá de vinagre.
  5. 1 xícara de chá de detergente líquido.
  6. Corante alimentício ou anilina em pó vermelha.
  7. Papel pedra ou marrom para imitar as paredes do vulcão.

A queda da lava a altas temperaturas na água pode também provocar explosões. Situação que se agrava se acontecer a abertura de uma fissura por onde a água entre em contacto com uma maior quantidade de lava. O resultado serão mais explosões e maior emissão de gases.

Felizmente, não. Em um passado geologicamente distante, havia uma grande quantidade de vulcões em nosso território, incluindo aquele que é considerado o mais antigo do planeta, formado na Amazônia há cerca de 1,9 bilhão de anos.

A maioria delas ocorre em diversos estágios, variando o grau de destruição. Se a viscosidade e a pressão gasosa são muito baixas, a lava se espalhará devagar pela superfície terrestre, quando o vulcão entrar em erupção, com uma explosão mínima.

Os vulcões formam-se nas zonas de convergência, ou seja, nas regiões onde há o choque entre as placas tectônicas (que se encontram sob o material magmático). O acúmulo da pressão provocado pela movimentação das placas provoca a descarga de energia e, consequentemente, a erupção vulcânica.

Esse calor, ajuda a aquecer um pouco a superfície onde vivemos, impede o congelamento do fundo dos oceanos e, adivinha só! Irá formar o magma, que dará origem à lava dos vulcões. O magma é uma mistura de materiais, que se encontra sob altíssimas temperaturas no interior da maior camada da Terra chamada Manto.

A mais de 150 quilômetros de profundidade, sob as placas tectônicas sobrepostas, esse sistema envia gases e magma, que ficam armazenados em um imenso reservatório a 75 quilômetros da superfície.

O único lugar do mundo onde é possível entrar dentro da câmara de magma de um vulcão fica na Islândia! O vulcão Thrihnukagigur entrou em erupção pela última vez há mais de 4 mil anos e hoje é possível literalmente fazer uma visita dentro dele!

Explicação:Este fenômeno acontece porque a reação química entre o vinagre e o bicarbonato gera o ácido carbônico e gás carbônico, que provoca as bolhas da “lava”.

As partes que formam um vulcão são: câmara magmática, chaminé, cone vulcânico e cratera.

A parte externa da lava, ao entrar em contato com o ar mais frio, se torna mais densa e quase sólida, criando uma película. Entretanto, essa proteção pode ser facilmente destruída com a mais simples pressão, como a pisada de um pé.

De acordo com algumas pesquisas, a lava é preta durante o dia, vermelha à noite e torna-se branca quando em contato com a água. É um vulcão ativo e no seu topo existem duas crateras: uma inativa e outra com atividade vulcânica contínua, emergindo de pequenos montes conhecidos como “hornitos”.

Embora hoje o Brasil não abrigue nenhum vulcão ativo, o país possui o vulcão mais antigo do mundo já descoberto. Com 1,89 bilhão de anos, o que sobrou deste antigo vulcão está localizado na região amazônica, especificamente entre os rios Tapajós e Jamanxim.

A erupção mais violenta já registrada é a da caldeira vulcânica de La Garita, no Colorado, nos Estados Unidos. Ocorreu há 2,1 milhões de anos, deixou uma cratera de 35 por 75 km e alterou drasticamente o clima do planeta.

O Mauna Loa — o maior vulcão ativo do mundo — está em erupção no Havaí pela primeira vez desde 1984. A lava está fluindo pela lateral do vulcão a uma temperatura de 1.000°C, mas especialistas dizem que isso ainda não é uma grande ameaça para os moradores locais.

O vulcão mais ativo do mundo é o Kilauea.