O que precisa para Matrícula escolar 2023?

Perguntado por: eescobar . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.6 / 5 14 votos

Documentos para realizar a matrícula

  1. Cópia do CPF;
  2. Número de Inscrição do Cadastro Escolar;
  3. Foto 3X4, a mesma deve ser recente;
  4. Certidão de Nascimento (Cópia);
  5. Documento de transferência da Escola que o aluno veio (Original);
  6. Cópia do caderno de vacinação, no caso de alunos do ensino fundamental;

O processo da Chamada Pública Escolar para o ano letivo de 2023 é feito diretamente pelo site da Seduc.

A Chamada Pública Escolar também prevê o período para as rematrículas, entre os dias 7 e 27 de novembro, e para as transferências, que podem ser feitas entre os dias 2 e 13 de janeiro de 2023.

1 – O estudante ou familiar deve acessar o site www.matricula.go.gov.br e clicar no link “Solicitar matrícula”. 2 – É importante ter em mãos todos as informações e documentos necessários: nome completo do aluno (sem abreviação);

A seguir, apresentamos um passo a passo de como garantir uma vaga:

  1. Acesse o site da prefeitura ou da Secretaria de Educação de seu município;
  2. Selecione o serviço de pré-matrícula;
  3. Preencha o formulário informando dados pessoais e da criança;
  4. Selecione uma unidade de ensino. ...
  5. Finalize a inscrição.

O primeiro acesso é online, então, acesse o portal sed.educacao.sp.gov.br. O segundo passo será a revisão dos dados de inscrição. Nessa etapa o estudante deve levar até a escola os seus documentos. Ao ser revisado todos os dados e aprovados, você passará pela etapa da efetivação da matrícula e ocupará a vaga.

Como funciona a matrícula escolar? A matrícula escolar faz parte das 12 parcelas iguais, pagas anualmente para que um aluno esteja formalmente inscrito no curso. Então, sob o ponto de vista legal, você não pode ser cobrado da matrícula em dezembro e pagar mais 12 mensalidades no ano seguinte pelo mesmo ano escolar.

O cadastro poderá ser feito on-line, acessando o site do município, ou pessoalmente, nas secretarias das escolas municipais, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI's) e Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEI's).

A Consulta Pública de Matrícula está disponível em https://sed.educacao.sp.gov.br/ConsultaPublica/Consulta.

MATRÍCULAS ESCOLARES PARA O ANO LETIVO DE 2023 COMEÇAM NESTA TERÇA-FEIRA (16)

A Lei de Diretrizes e Bases (LDB - Lei 9.394, de 1996) estabelece que um aluno não pode ser aprovado caso apresente uma quantidade de faltas superior a 25% das horas-aula dadas no ano letivo, que deve ter 200 dias letivos.

A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed-PR) divulgou nesta semana o calendário escolar referente ao ano letivo de 2023. As aulas terão início no dia 6 de fevereiro.

Prazo da matrícula escolar SP 2024
O calendário do ano letivo de 2024 ainda não foi divulgado, mas normalmente, as inscrições acontecem de julho a agosto, os resultados são divulgados em novembro e a efetivação da matrícula na escola em dezembro (do ano anterior do ano letivo de interesse).

Os interessados deverão acessar o site Matrícula Fácil (www.matriculafacil.rj.gov.br) e verificar a oferta de escolas, séries, cursos e turnos disponíveis, como e quando confirmar a matrícula na escola.

Entretanto, o aluno inadimplente não poderá renovar sua matrícula e poderá perder o vínculo com a instituição, garantia essa dada ao estabelecimento de ensino para recorrer judicialmente no intuito de executar o contrato e exigir o pagamento das mensalidades e o adimplemento das cláusulas estabelecidas, bem como a ...

Em 2013, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional sofreu uma alteração, por meio da Lei nº 12.796 que tornou obrigatória a matrícula de crianças com 4 anos na educação básica.

A rematrícula do estudante pode ser realizada pela Platafoma SED (https://sed.educacao.sp.gov.br) ou pelo Aplicativo Minha Escola SP (disponível para baixar nas lojas Apple Store e Google Play).

A pré-matrícula é a primeira fase a ser cumprida para assegurar a ocupação da vaga para a qual foi convocado(a). A segunda fase ocorrerá nos 05 (cinco) primeiros dias úteis do início do período letivo de aulas, durante os quais será necessário acessar o Portal do Estudante e efetuar a 'Confirmação de Matrícula'.

Intenção de transferência
O Responsável ou aluno maior de 18 anos deverá ir até a escola de origem ou destino compatível com o nível de ensino do aluno e solicitar o cadastro, ou acessar a SED com seu login e senha, em Gestão Escolar / Inscrição de Deslocamento/Transferência e incluir a inscrição.

Entenda como cobrar pela matrícula ou rematrícula sem problemas. Acabamos de ver que cobrar pela matrícula ou rematrícula é possível e juridicamente válido. Tanto é, que existe lei que “dispõe sobre o valor total das anuidades escolares e dá outras providências”. É a Lei nº 9.870/1999.

Para quem já tem o filho ou afilhado na rede pública, a matrícula é simples. Basta acessar um dos dois canais online da matrícula: o aplicativo Minha Escola SP (pode ser baixado na Play Store, pelo sistema Android ou Apple Store, no IOS) e a Secretaria Escolar Digital (sed.educacao.sp.gov.br).