O que precisa para marcar psiquiatra?

Perguntado por: alopes . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 17 votos

Psiquiatria é uma especialidade médica; basta procurar o psiquiatra que atende seu convênio, ligar e agendar. Caso você queira passar também com psicólogo pelo convênio, aí sim o médico (psiquiatra) necessita fazer um encaminhamento para psicólogo.

Mesmo. Embora muitas vezes seja visto como um sinal de fraqueza, o choro pode ser a receita de um médico para resolver emoções represadas e se recuperar.

Para a emissão de um laudo é importante ter informações suficientes sobre a queixa do paciente e do progresso do tratamento. No caso do psicólogo, podemos fazer este "parecer" incluindo a hipótese diagnóstica (Cid 10 e/ou DsmV) incluindo projeto de tratamento e outros acompanhamentos necessários.

Não precisa. Mas após a consulta com o psiquiatra se for encaminhado para psicoterapia e queira usar o convênio médico vai precisar da guia de encaminhamento autorizada.

Na primeira consulta, o psiquiatra pergunta ao paciente o que o levou até ali. Além disso, pede informações sobre ele e seus hábitos. Por exemplo: histórico de transtornos mentais na família, trabalho e relacionamentos. Esses detalhes são importantes para que o médico entenda o paciente.

O que o psiquiatra pergunta na consulta?

  1. Em que posso te ajudar? Uma pergunta simples e aberta para começar a conversa. ...
  2. Há quanto tempo se sente assim? ...
  3. O que você já tentou fazer para melhorar? ...
  4. Você tem algum problema de saúde já conhecido? ...
  5. Tem alguém da sua família com algum histórico de transtorno psiquiátrico?

Aqui estão os diferentes tipos de depressão que são mais comuns.

  • Depressão maior. A depressão maior é o tipo mais grave de depressão. ...
  • Distimia. Entre os tipos de depressão, a distimia é menos grave que a depressão maior. ...
  • Depressão ansiosa. ...
  • Depressão Psicótica. ...
  • Depressão pós-parto.

A importância do diagnóstico correto da depressão
Não existe um exame capaz de confirmar a doença. O diagnóstico da depressão é feito pelo médico psiquiatra a partir de uma conversa sobre o histórico familiar, o momento atual vivido e alguns testes para avaliar o estado mental.

A depressão ansiosa é um tipo de depressão que une sintomas de tristeza e preocupação, potencializando a depressão.

Como Comprovar a Depressão?

  1. laudo do psiquiatra com o CID e período do afastamento;
  2. atestado do psicólogo (se estiver passado por um);
  3. guias de todos os medicamentos que está tomando.

Como comprovar a depressão? O segurado para comprovar a depressão precisará ter laudos e exames médicos, que deverão ser apresentados durante a perícia médica pelo INSS. A análise deverá ser feita por um médico, psicólogo e psiquiatra. Será ele que irá descrever o grau e o tratamento adequado para a melhora.

Atenção: O diagnóstico da depressão é clínico, feito pelo médico após avaliação do paciente. Não existem exames laboratoriais ou de imagem específicos para diagnosticar depressão.

É normal que na primeira consulta o psiquiatra pergunte o motivo que levou você até ali. Além disso, ele também precisa saber um pouco sobre a sua história, se tem algum histórico de distúrbio mental na família e como está se sentindo.

O ideal é conversar e explicar o motivo pela procura médica ou psicológica, dependendo do que você sente e como você sente o especialista pensará no diagnóstico e nas melhores possibilidades de tratamento. Sugiro ir aos especialistas tranquilo(a), converse com eles de forma aberta e clara.

O diagnóstico da ansiedade é realizado pela análise clínica com um médico psiquiatra, o qual verificará os sintomas apresentados pelo paciente. O tratamento consiste, principalmente, em psicoterapia, sendo que, em alguns casos, a administração de medicamentos pode ser recomendada.