O que precisa para ganhar no judô?

Perguntado por: ajesus . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 14 votos

As lutas são realizadas em um tatame quadrado, que tem em torno de 14 a 16 metros cada lado. As lutas duram até cinco minutos e vence quem conseguir o ippon primeiro. Se chegar ao final e nenhum dos judocas conseguir o ippon, ganha quem tiver em vantagem nas pontuações.

Koka: menor pontuação do judô. Vale um quarto de ponto.

Cada luta no judô dura 4 minutos, tanto no masculino quanto no feminino. O combate pode ser encerrado antes desse tempo se algum atleta alcançar um Ippon (o golpe perfeito). Caso a luta termine empatada, há a disputa do Golden Score, em que o judoca que marcar a primeira pontuação será o vencedor.

No judô, a pontuação máxima a ser conquistada é o ippon. Para anunciar um golpe que valha ippon, os árbitros devem levar em consideração três elementos fundamentais: a força e a velocidade de execução do golpe, além da queda do adversário.

Regras

  • Tatame. As lutas acontecem em um tatame quadrado, com medidas que variam de 14 a 16 metros.
  • Uniforme. Os judocas devem usar um quimono. ...
  • Duração da luta. ...
  • Pontuação Yuko. ...
  • Pontuação Waza-Ari. ...
  • Pontuação Ippon. ...
  • Penalidades.

1) Ippon: o objetivo do judô é conseguir o ponto completo, designado de ippon. O judoca coloca o rival de costas no chão com força e velocidade e, para isso, precisa finalizar o golpe utilizando a chave de braço, imobilização no solo ou estrangulamento por 20 segundos.

Existem tem tipos de pontuação no Judô: IPPON, WAZARI E YUKO.

A tabela 7 mostra a estatística descritiva dos golpes com a ação ofensiva que resultaram em ippon (golpe perfeito que vale um ponto).

Quatro shidos dão ao adversário um ippon, encerrando a luta. PS: Caso um judoca tenha pontuado um wazari e seu adversário sofra três shidos, ele acumulará dois wazari, que equivalem a um ippon, vencendo a luta. Existem ainda infrações mais graves, chamadas de hansoku make.

c) Saber a ordem das faixas no Judô: 1 – Kyû (graus inferiores) – Básicos (Branca, Branca/Cinza, Cinza, Cinza/Azul, Azul, Azul/Amarela, Amarela, Amarela/Laranja), - Intermediários (Laranja, Verde, Roxa e Marrom).

O Waza-ari é a segunda maior pontuação do judô perdendo apenas para o Ippon, sendo que um waza-ari corresponde a meio ponto. Um segundo waza-ari marcado pelo mesmo atleta equivale a um ippon (waza-ari awasete ippon), garantindo a vitória.

Tempo mínimo de graduação anterior: 7 anos (6º DAN), 8 anos (7º e 8º DAN).

IPPON: O golpe é o nocaute do esporte. Quem consegue aplica-lo, conquista no momento a vitória da luta.

No judô, a faixa branca é o oitavo kyu e é seguida pela cinza, usada apenas por menores de 11 anos, a azul, a amarela, a laranja, a verde, a roxa ou violeta, a marrom e a preta.

10

No Brasil, o judô tem 10 faixas no total: Branca, Cinza, Azul, Amarela, Laranja, Verde, Rosa, Marrom, Preta e Coral (Vermelha e Branca). A contagem das faixas é feita na ordem decrescente.

O que é kimono:
Kimono é o traje típico do Japão, tanto adultos, como crianças e idosos usam, e pode ser chamada tanto a parte principal, como o conjunto todo. Kimono também é o nome da roupa utilizada para lutar jiu-jitsu, judô, karatê, e várias outras lutas japonesas.

Podemos dividir todas as técnicas do Judô em 2 grandes grupos, sendo eles: Nage-Waza e Katame-Waza. Dentro do grupo Nage-Waza temos 68 técnicas divididas em: Te-waza (técnicas de braço, contendo 16 golpes) Koshi-waza (técnicas de quadril, contendo 10 golpes)

Técnicas, movimentos e golpes

  • Te-waza: técnicas de braço.
  • Koshi-waza: técnicas de quadril.
  • Ashi-waza: técnicas de perna.
  • Sutemi-Waza: técnicas de sacríficio.