O que precisa para fazer o santo?

Perguntado por: ialmeida . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

Aí o processo passa a ser de investigação, pesquisa e comprovação de milagres, virtudes heroicas, até ser beatificado. É preciso comprovar um milagre para ser beato. Depois, com outro, pode ter a graça da proclamação de santo.

Este é um momento de renascimento espiritual, também conhecido como feitura, que é uma iniciação de alguém no culto aos orixás.

É algo comum, ao se cantar para um determinado Orixá, a pessoa ser vítima de tremores e sobressaltos, caindo no chão inconsciente, aparentemente desmaiada, ou debatendo-se.

Além dessas duas divindades, uma pessoa pode incorporar a proteção de outros deuses, completando o número máximo de sete orixás.

“Portanto, nossos fundamentos e ritos estão garantidos por lei. O ato sagrado de 'raspar a cabeça' faz parte da ritualística iniciática e jamais deve ser confundido com ato de tortura ou lesão corporal.

Na feitura de Yawô, como envolvem diversos fundamentos, além das roupas e ferramentas dos Orixás, o custo fica maior, cujo mínimo seria de R$ 5.000,00 a R$ 8.000,00.

De um modo geral, as pessoas não pedem para ingressar no candomblé: são convocadas. Em alguns casos, a mãe de santo, ao jogar búzios, recebe a mensagem de que aquele indivíduo precisa participar da religião. Porém o jeito mais comum desse recado ser dado é quando o cidadão “bola no santo”.

Para incorporar é preciso passar primeiro por um processo de aprendizagem, onde os(as) médiuns aprendem a sentir a energia dos guias e se conectar a eles durante as chamadas “giras de desenvolvimento”, que são restritas às pessoas que trabalham no terreiro.

Esse aspecto muito se assemelha com a nação Angola, uma vez que o iniciado também entra em transe, raspa a cabeça, é recolhido durante vinte e um dias, além de fazer suas oferendas aos Nkisis, entre outras práticas que fazem parte da religião.

Confira um exemplo: Sààra rú ìyè ebo ikú ònòn! (Sacudo-lhe a vida com ebó, para a morte ir embora!). Sààra rú ìyè ebo ikú ònòn!

Médiuns todos são, embora alguns em grau mais suave. Mas ninguém pode se "candidatar" a médium de terreiro em algum momento da vida. Estas pessoas são escolhidas como instrumentos de trabalho antes de seu nascimento, sua encarnação nesta terra.

Um Pai de Santo confiável, é uma pessoa estudada e capacitada a exercer sua função. Precisa ser receptivo, saber ensinar, ter paciência, ser solidário, ter equilíbrio, estar sempre disponível, aceitar ser questionado sobre como estão os filhos de santo que ele cuida.

Um abiaxé é aquele que recebeu ainda na barriga da mãe os sacrifícios de uma iniciação ou obrigação. Por conta disso, o abiaxé não precisa se iniciar no candomblé; ele já nasce feito.

A ekedi é aquela que cuida do orixá enquanto ele está incorporado, é aquela que toma conta, que dirige tudo, que toma direção de tudo, então ela tem que ser uma pessoa de extrema confiança. Cada uma tem o seu lugar específico.