O que precisa para fazer alvará de autônomo?

Perguntado por: mmoura . Última atualização: 25 de abril de 2023
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Para se regularizar como autônomo, o profissional deve fazer o Cadastro de Contribuintes Mobiliários (CCM). Para isso, basta se dirigir à Secretaria de Finanças da sua cidade, ou buscar o órgão equivalente no município (é comum que, em cidades menores, os órgãos se fundem e ganhem nomes diferentes).

Para obter o alvará, o empresário precisa procurar a Prefeitura da Cidade, verificar as exigências a serem cumpridas, cumpri-las e, então, será emitido o documento autorizando o funcionando da empresa.

Como fazer o pedido pelo SP156
O responsável pela empresa ou instituição que presta serviço essencial ou o profissional autônomo com direito a se cadastrar deve acessar o endereço https://sp156.prefeitura.sp.gov.br.

É o licenciamento da atividade para autônomo estabelecido no Município. Quando é necessário: No início da atividade ou na renovação do alvará vencido. Para os CASOS DE PESSOA JURÍDICA, ACESSE ALVARÁ DE FUNCIONAMENTO PARA O VIA RÁPIDA EMPRESA.

O valor do alvará de funcionamento varia de acordo com a prefeitura. O custo fica entre R$50 e R$1000 dependendo do município. Mas em algumas cidades é possível conseguir a isenção dessa taxa.

O Alvará de Funcionamento não é obrigatório para todas as atividades, algumas delas são dispensadas, assim como: Quem executa atividades intelectuais, não recebe clientes e não tenha funcionários. Em qualquer unidade habitacional situação em zonas exclusivamente residenciais.

Se liga nesse passo a passo:

  1. Acesse o Gov.br na área de Empresas & Negócios;
  2. Clique em Empreendedor;
  3. Em seguida clique em Já sou MEI;
  4. Clique em Emissão de Comprovante (CCMEI);
  5. E em seguida clique novamente em Emissão de Comprovante (CCMEI);
  6. Agora é só preencher com seus dados (CPF e data de nascimento).
  7. Prontinho!

A liberação de Alvará de Localização e Funcionamento é um “comprometimento” do Poder de Polícia Municipal (Prefeitura) emitido pelo servidor responsável de que a empresa/estabelecimento está apta a localizar e funcionar em determinado local/imóvel, ou seja, que ele cumpre as normas urbanísticas, de segurança, de ...

Você que se formalizou como MEI antes de 1/9/2020, também está dispensado de alvarás e licenças de funcionamento. Mais uma importante conquista da Lei da Liberdade Econômica. Mas para ficar de fato dispensado do alvará você precisa atualizar os dados da sua empresa.

O auto de licença é emitido para imóveis com capacidade para até 249 pessoas, podendo ser “Definitivo” ou “Condicionado”, dependendo da regularidade do espaço na prefeitura. Já o alvará de funcionamento é voltado para regularizar a operação em imóveis com capacidade de lotação superior a 250 pessoas.

Indústrias (salvo algumas exceções), condomínios residenciais e corporativos, grandes comércios, shopping centers e hospitais são exemplos de imóveis que precisam conseguir o alvará dos bombeiros para funcionar em conformidade com as leis brasileiras.

Para se regularizar como autônomo, o profissional precisa fazer o Cadastro de Contribuintes Mobiliários (CCM), na Secretaria de Finanças de sua cidade, ou buscar o órgão equivalente no município.

O autônomo deve se inscrever no INSS como “contribuinte individual”, pelo Meu INSS ou telefone 135.

É importante ressaltar que para a emissão e manutenção do Alvará de Funcionamento, o empreendedor terá de pagar uma taxa. O valor pode variar muito dependendo do município e, também, é calculado de acordo com as atividades da empresa.

O profissional responsável por emitir o alvará judicial é o juiz de direito. Primeiro, o pedido é encaminhado para parecer do Ministério Público. Em seguida, o magistrado define se concede ou não a autorização solicitada.

Quanto custa um alvará de funcionamento? O custo relacionado aos alvarás de funcionamento depende do seu munícipio. Em algumas cidades existe a possibilidade de isenção ou não das taxas a depender do seu tipo de empresa. Exemplificando, em Campinas/SP, o alvará pode custar de R$180,00 até R$1.031,00.

Não é cobrada nenhuma taxa para solicitar a dispensa de alvará do MEI. O processo é gratuito e pode ser feito em poucos minutos, seguindo o passo a passo que explicamos acima.

Geralmente aquele que pede o alvará deve suportar as despesas com os honorários e custas judiciais. Em 2022, os honorários advocatícios mínimos estabelecidos pela OAB de São Paulo para ajuizamento do pedido de alvará judicial é de R$ 2.562,58 ou ainda o percentual de 20% dos valores a serem sacados em banco.

Contrair multas
Tanto o Procon do seu estado quanto outro órgão municipal de defesa ao consumidor têm poder de impor multas a empresas sem alvará de funcionamento. Para elevar ainda mais esse risco, outras entidades administrativas da prefeitura também podem exercer esse poder de fiscalização.

Quanto tempo demora para emitir um alvará de funcionamento? O tempo para emissão do alvará de funcionamento pode variar bastante dependendo do local e do tipo de atividade que a empresa pretende exercer. Em alguns casos, o processo pode levar semanas ou até mesmo meses para ser concluído.

Os principais tipos de alvarás e licenças são os alvarás de funcionamento, licenças de vigilância sanitária, e os alvarás ambientais.