O que precisa para desmembrar um terreno de herança?

Perguntado por: hcurado . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

Como é feito o desmembramento?

  1. Requerimento assinado pelo dono da propriedade;
  2. Certidão atualizada da matrícula do imóvel;
  3. Levantamento topográfico do imóvel a ser desmembrado;
  4. Planta da propriedade e memorial descritivo;
  5. Certidão negativa de tributos municipais;
  6. Comprovação de pagamento da taxa;

No processo de divisão de uma herança, os filhos são os principais beneficiários, por ser considerados herdeiros descendentes – o que dá a eles, por lei, o direito de 50% de todos os bens da pessoa falecida.

Irmãos somente por parte de pai ou mãe terão direito à metade do que será herdado por um irmão que seja filho de ambas as partes. Havendo mais irmãos bilaterais (filhos de pai e mãe) e/ou colaterais, divisões são feitas proporcionalmente, sempre seguindo a mesma lógica apresentada no item anterior.

Como fazer? Para iniciar um procedimento de desdobro, um profissional habilitado pelo CREA deverá medir o terreno, com ou sem construção, e preparar as plantas e o memorial descritivo, para protocolar e aprovar na prefeitura municipal.

Desdobrar ou dividir um terreno em duas ou em até mais partes é possível se a metragem estabelecida pela prefeitura, por meio da lei municipal, permite fazer o desmembramento. E essa lei pode variar de cidade para cidade e determinando uma metragem específica.

Os lotes de parcelamentos urbanos deverão ter, no mínimo, 125 metros quadrados e, onde houver curso de água, as construções deverão ficar a, no mínimo, 15 metros das margens.

ELE TEM QUE SER PAGO PELO VENDEDOR.

O valor fica entre 2000 a 4000 reais.

Primeiramente, importante você saber que sim! A legislação brasileira permite que um Pai, uma Mãe, faça a venda de um bem móvel ou imóvel para um filho. Inclusive, essa venda poder ser realizada para um só filho, caso a família seja composta também por outros filhos.

Se, apesar de todas as possibilidades dadas pela lei, os herdeiros não se entenderem, a solução pode passar pelo processo de inventário. Este processo pode ser iniciado por um interessado ou na sequência de um acordo entre todos.

Quais são as principais regras para a divisão de bens? O dono dos bens tem o direito de distribuir até 50% da herança da forma que preferir, indicando, inclusive, um único herdeiro, desde que devidamente documentado em vida. Os outros 50% devem ser partilhados conforme o previsto em lei.

Em resumo, é um mito a ideia de que o filho que cuida dos pais tem mais direito na herança. A legislação brasileira prevê a igualdade entre os herdeiros, sem distinção entre aqueles que cuidam mais ou menos dos pais.

A lei enumera três hipóteses para que herdeiros ou legatários sejam excluídos: 1) participar de crime, ou tentativa de homicídio de seu esposo, companheiro, pais, ou filhos; 2) acusar caluniosamente em processo judicial o autor da herança, ou praticar crime contra sua honra, ou de seu esposo; 3) dificultar ou impedir, ...

Quanto tempo demora para desmembrar um terreno? Depende de cada prefeitura. Algumas podem ser mais ágeis no processo, enquanto outras podem fazer com que ele perdure por algum tempo até que esteja concluído.

Converse com um advogado
Assim, este processo funciona como uma solução que facilita o trabalho de construtoras e proprietários. Além disso, é uma maneira de otimizar o espaço de terrenos e realizar uma obra mais conveniente. No entanto, a tarefa não é tão simples, já que apresenta algumas burocracias.

Verifique na prefeitura se é possível fazer o desmembramento. Se for área for inferior a mínima da prefeitura, então não será possível desmembrar.

Vc tem de consultar o imovel junto a prefeitura para verificar as medidas do terreno em questão, é a prefeitura que desmembra terrenos, ou declara ser impossível fazê-lo.

A explicação que se dará a seguir é geral, pois este procedimento é feito em dois órgãos: na Prefeitura Municipal e no Cartório do Registro de Imóveis, e os documentos e etapas podem variar a depender da cidade em que está localizado o imóvel.

4 Passos para o desmembramento de terrenos

  1. Análise de um profissional habilitado pelo CREA. ...
  2. Entrega do memorial descritivo. ...
  3. Registro do novo imóvel em cartório. ...
  4. Documentação e acompanhamento do processo completo.

Para fazer o desmembramento de lotes para edificação, o preço médio que o profissional certificado irá cobrar, custará em torno de R$ 550 e R$ 860 pela hora técnica.