O que precisa para alterar o nome no PIS?

Perguntado por: ijaques . Última atualização: 18 de maio de 2023
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- O servidor deverá comparecer a uma agência do Banco do Brasil e solicitar a atualização cadastral e/ou unificação cadastros, de posse dos documentos originais:

  1. Identidade.
  2. CPF.
  3. Título de Eleitor.
  4. Certidão de Casamento ou Nascimento.
  5. CTPS (caso tenha)
  6. Comprovante de residência.

A primeira é pelo Aplicativo Caixa Trabalhador, dispna página do PIS no site da Caixa. Nele, basta escolher as abas "Você", "Serviços Sociais", "PIS", "Consulta o Pagamento" para verificar os dados. A outra forma de verificar o cadastro é pelo Atendimento CAIXA ao Cidadão: 0800 726 0207.

É possível atualizar os dados vinculados ao NIS pelo telefone, utilizando os números de atendimento da Caixa Econômica Federal: Capitais e Regiões Metropolitanas: 4004 0104, demais regiões: 0800 104 0104.

Se em até três dias a situação com os elos PIS PASEP não mudarem, será necessário ligar para a central de atendimento do Ministério do Trabalho, o "Alô Trabalhador" pelo número 158.

Para atualização é necessário estar logado no Gov.BR. Dentro do aplicativo ou na versão web é exibida a opção de Atualização Cadastral por Confirmação. A opção só será apresentada para usuários com perfil de Responsável Familiar que já possuam o cadastro familiar concluído.

O casal pode solicitar a atualização do documento através Secretarias de Segurança Pública (SSP) dos estados, ou ainda nos postos da Polícia Civil do seu município.

Depois é só aguardar a análise dos documentos, que pode demorar até 1 dia útil. Ao final da análise, você receberá um novo e-mail com link para confirmar seu acesso e trocar sua senha. Pronto! Você poderá acessar novamente o CAIXA Tem.

Não é obrigatório, porém a atualização cadastral traz mais segurança para a sua conta. Além disso, depois do processo você migra de Poupança Social Digital para Poupança Digital Caixa. Essa última tem algumas vantagens adicionais como contratação de seguro, cartão de crédito e empréstimo.

NIS e PIS são a mesma coisa? O PIS e o NIS (também chamado de NIT) são o mesmo número, porém a diferença está na forma como são gerados. O Número de Identificação Social (NIS) é gerado pelo chamado Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), feito pela Caixa.

A situação "Suspensa" significa que o cadastro está incorreto ou incompleto e não há pendência de entrega de declarações. Para resolver, atualize as suas informações pessoais no CPF.

Para ser cadastrado, é necessário CPF ou Título de Eleitor do responsável pela família. Para as demais pessoas da família é necessário, pelo menos, um desses documentos: Certidão de Nascimento; Certidão de Casamento; CPF; Carteira de Identidade (RG); Carteira de Trabalho; Título de Eleitor.

Para isso, o acesso deverá ser feito pelo endereço www.caixa.gov.br/cadastronisempresa. Não é necessário solicitar autorização e entrega de documentos na Agência. O usuário deverá cadastrar Senha Internet, seja por meio da senha do Cartão do Cidadão ou validação de dados.

Identidade. CPF. Título de Eleitor. Certidão de Casamento ou Nascimento.

É possível atualizar os dados cadastrais? Onde posso fazê-lo? Sim, os dados cadastrais podem ser atualizados. Se for somente no endereço e nos meios de contato, a atualização poderá ser feita pelo telefone, no atendimento ao cidadão, e as demais alterações deverão ser feitas em agência da Caixa.

Quanto tempo demora para atualizar o Caixa Tem? O banco ressalta que será necessário o prazo de 48 horas para que o cadastro seja atualizado, mas em algumas situações a atualização cadastral é finalizada antes disso. Portanto, o usuário deve acessar o Caixa Tem para conferir se o acesso a conta já foi normalizado.

Com o RG, título de eleitor, certidão de casamento e o CPF em mãos, é possível atualizar o estado civil do CPF em diferentes locais: agência dos Correios, Caixa Econômica Federal ou mesmo no Banco do Brasil.

Atualização do Cadastro Único pela internet é possível através do aplicativo. Inscrição no Cadúnico é exigida para receber benefícios como o Bolsa Família e Auxílio Gás. A nova versão do site e aplicativo do Cadastro Único permite a atualização dos dados pelo celular.

Todos os beneficiários têm que atualizar o cadastro? Sim. Segundo o governo federal, todos os beneficiários do Bolsa Família (cerca de 21 milhões, segundo os dados de março) deverão atualizar o cadastro. É preciso agendar a atualização do cadastro?

Como atualizar o Cadastro Único?

  1. Acesse o app ou site Meu CadÚnico;
  2. Selecione a opção “Atualização cadastral”
  3. Faça login com a sua conta gov.br;
  4. Preencha os dados inserindo novas informações, ou confirme as já existentes;
  5. Clique em “Enviar cadastro”.