O que praticamos por causa do movimento de rotação?

Perguntado por: spilar4 . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.8 / 5 20 votos

Podemos compreender que o movimento de rotação da terra é responsável pela existência dos dias bem como das noites, isto é, do passar dos dias.

Movimento de translação ocorre quando a Terra completa uma volta em torno do Sol, sendo responsável pelas estações do ano. Esse movimento é ligado à rotação do planeta. O movimento de translação está associado à existência das estações do ano e a dinâmicas climáticas, além de eventos como os solstícios e os equinócios.

Como consequência dos movimentos de rotação e translação, realizados pelo planeta Terra, há uma variação na incidência dos raios solares sobre a superfície terrestre, no decorrer do ano.

Além da rotação e da translação, a Terra realiza outros movimentos, com destaque para a nutação (oscilação do eixo de rotação da Terra), revolução (deslocamento da Terra em torno do centro da Via Láctea) e precessão dos equinócios (movimento do eixo da Terra).

“É impossível que o planeta pare de girar de modo abrupto, mas, se isso acontecesse, tudo aquilo que se encontra na superfície terrestre seria arrancado violentamente: as cidades, os oceanos e até o ar da atmosfera”, afirma Rubens Machado, do departamento de astronomia da USP.

É através deste movimento que a luz do sol vai iluminando as diferentes partes da Terra e proporcionando a formação dos períodos do dia e da noite. Caso não houvesse o movimento de rotação, parte do nosso planeta seria constantemente iluminado enquanto a outra parte permaneceria sempre no escuro.

Segundo a Lei da Inércia, um corpo tende a ficar em repouso, assim como tende a ficar em movimento, a não ser que uma força aja sobre ele. No caso da Terra, como ela continua em velocidade praticamente constante, não sentimos os efeitos desse fenômeno por estarmos girando com ela.

A translação é o movimento que a Terra realiza em torno do Sol, sendo que ela demora 365 dias, 5 horas e 48 minutos para completá-lo. Esse movimento é o responsável direto pela existência das estações do ano.

Outro movimento que lhe ensinaram foi o de rotação: a Terra gira em torno de seu próprio eixo. Essa volta em torno de si mesma demora aproximadamente um dia (23 horas, 56 minutos e 4,1 segundos, para ser exato).

Consequências da Translação. O movimento que a Terra faz ao redor do Sol tem como consequência basicamente 2 principais pontos, o ano bissexto e as estações do ano.

Resposta: As consequências do movimento de rotação da Terra são: A sucessão dos dias e das noites. O achatamento dos polos e o abaulamento do Equador.

Resposta: Explicação: As consequências do movimento de rotação são a sucessão dos dias e das noites, a variação da obliquidade dos raios solares, num mesmo lugar, ao longo do dia, o movimento aparente do Sol durante o dia e das estrelas durante a noite.

O movimento de rotação é aquele que a Terra realiza em torno do seu próprio eixo (linha imaginária que atravessa o centro da Terra, indo de um polo a outro). Esse deslocamento provoca a alternância entre os períodos de insolação nas regiões do planeta.

Translação é o movimento realizado pela Terra em torno do Sol. Já a rotação consiste no movimento empreendido pelo planeta em torno do seu próprio eixo. A duração de cada giro da Terra em torno de si mesma é de 23 horas, 56 minutos, 4 segundos e 9 centésimos.

A Lua, como o Sol e a Terra, não está parada no céu, ela gira ao redor da Terra, que por sua vez gira ao redor do Sol. A Lua possui muitos movimentos, mas os principais são translação, rotação e revolução. O movimento de translação é o que ela faz em torno do Sol, acompanhando a Terra.