O que posso usar para substituir o fermento no bolo?

Perguntado por: eramires . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 5 votos

Uma colher de chá de fermento em pó equivale a ¼ colher de chá de bicarbonato de sódio e ½ colher de chá de vinagre, suco de limão ou tártaro.

Será que pode usar o fermento químico no lugar do biológico ou vice-versa? A resposta é sim. Mas é preciso mudar as quantidades de cada um na hora do preparo das massas. Para tanto, use a seguinte equivalência: cada 15 gramas de fermento biológico equivalem a 5 gramas do fermento seco.

O fermento (leveduras) ataca os açúcares da massa, transformando-os em dióxido de carbono (CO2) que, durante o descanso da massa, faz com que esta dobre de volume, provocando o crescimento do pão.

Um dos substitutos mais fáceis para o bicarbonato de sódio é o fermento. Se você tiver o produto na despensa, simplesmente adicione o triplo da quantidade da receita. Por exemplo, se pedir uma colher de sopa de bicarbonato de sódio, adicione três colheres de sopa de fermento.

O bicarbonato de sódio é um sal de sódio do ácido carbônico, muito utilizado para fermentação de massas e também para limpeza, como no auxílio da remoção de manchas. Já o fermento em pó é uma mistura de bicarbonato de sódio com amido e outros ácidos, por esse motivo é muito utilizado em bolos.

Você pode usar bicarbonato de sódio em diversas partes da limpeza doméstica, você pode adicionar ele com vinagre e água para desentupir pias, neutralizar odores, retirar gordura e manchas. O que muda é sempre a quantidade e a forma de como aplicar, que variam conforme a tarefa a ser executada.

Como usar o Bicarbonato de Sódio (Pó)?
Dissolver 2,5 g (1 colher de café) em um copo de água filtrada e tomar 30 minutos antes das refeições para neutralizar o excesso de secreção gástrica no estômago.

Na fabricação do fermento em pó, o bicarbonato é misturado a substâncias que se tornam ácidas ao entrar em contato com líquidos ou quando são aquecidas. O pó já começa a reagir na hora de bater um bolo, por exemplo, e, na maioria das vezes, continua durante o assamento no forno.

No Brasil, o amido de milho é muito utilizado na cozinha para engrossar caldos, molhos, ensopados e dar liga em pães e bolos. Mas ele também pode ser usado na preparação de colas, e, industrialmente, é um ingrediente de gomas de fabricação de papel; de xaropes e adoçantes; entre outros usos.

Antes de fazer a sua hidratação, é importante notar que o amido de milho deve ser misturado sempre com água, e não com leite.

15 g de fermento fresco (um tablete) equivalem a 5 g do fermento seco (1 ½ colher (chá)). Use sempre essa equivalência na hora de calcular a quantidade.

fermento químico

O fermento químico é aquele branco e bem fininho, vendido em potinhos no mercado. Ele é usado principalmente para o crescimento de bolos, já que não conta com leveduras naturais necessárias para o crescimento de pães, por exemplo.

Encontrou fermento vencido depois de organizar da geladeira? Não jogue ele fora! O produto usado para fazer bolos e pães pode ser um aliado na limpeza da sua casa! Certamente ele não vai ajudar nenhuma massa a crescer, mas pode tirar a sujeira no rejunte do banheiro até dar mais brilho para panelas e pias de inox.

O Fermento biológico é formado por leveduras, organismos vivos microscópicos, que são ativados quando entram em contato com o quente. Eles se alimentam do açúcar e da farinha e liberam gás carbônico formando bolhas de ar dentro da massa ajudando no crescimento de pães e pizzas, conferindo-lhes sabor e leveza.

O fermento biológico tem como função principal provocar a fermentação dos açúcares, produzindo gás carbônico (CO2), que é responsável pela formação dos furinhos internos e pelo crescimento da massa. Isso nos mostra que a presença do açúcar é importante.

Exagerou na quantidade de fermento
Não tente colocar mais fermento achando que assim o bolo vai ficar mais alto. Quando você colocar mais fermento do que o recomendado, no primeiro momento o bolo pode parecer grandioso pela porta do forno. Mas esse crescimento vai pesar no bolo e ele vai afundar assim que tirar de lá.

Embora tenha o nome do mesmo elemento químico, bicarbonato, sal e sódio são três ingredientes diferentes. Um não substitui o outro; se acabar o fermento, o sal não pode resolver o problema.