O que posso usar para substituir a vermiculita?

Perguntado por: elima . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 4 votos

No processo de desfibramento da casca do coco, o pó é gerado em grandes quantidades. Esse pó apresenta características físicas semelhantes à vermiculita, podendo substituí-la em formulações de substratos agrícolas, bem como substituir a turfa.

que substitui o papel da perlita você pode usar. vermiculita também é muito bom você pode usar fibra de cor também dá para usar e você pode usar aquele solo Carolina soio você consegue usar ele sem precisar adicionar mais permita ou mais vermiculita beleza e se você vai ter.

prefira usar a vermiculita como melhorador de substrato. especialmente para suculentas em ambientes um pouco mais úmidos ou extremamente úmidos prefiram usar a perlita especialmente para suculentas Lembrando que para as folhagens. você pode utilizar os dois em proporções equivalentes.

Basta utilizarmos um regador ou a mangueira com baixa pressão bem próximo à terra, praticamente encostando no solo, assim como fazer uma rega moderada, sem encharcar.

No Brasil há depósitos e jazidas de vermiculita nos estados da Paraíba, Goiás e Piauí. Os minérios brasileiros não contêm asbestos, o que confere aos concentrados de vermiculita maior valor agregado, além de favorecer o melhor aproveitamento econômico do bem mineral.

Se você for plantar plantas ornamentais ou frutíferas, misture meio a meio: pedrisco ou areia grossa com terra vegetal e húmus ou compostagem. Então, fica a dica: para preparar uma mistura de solo, é legal conhecer qual planta você vai cultivar naquele solo e saber as necessidades daquela planta.

1 medida de folhas secas; ½ medida de húmus de minhoca. Pique muito bem as folhas secas — elas deixarão o substrato mais leve e, conforme forem se decompondo, fornecerão nutrientes para a planta. Agora, basta misturar muito bem todos os ingredientes e despejar dentro do vaso onde você vai plantar sua suculenta.

Com certeza! O substrato e a terra são compostos complementares. O ideal é sempre misturar a terra com o correto substrato para o plantio. Assim, você obterá uma mistura completa ideal para o sadio desenvolvimento de cada uma de suas plantas.

Aliás, orquídeas de árvore – como a Phalaenopsis aí da foto – adoram substrato leve, então, você pode misturar pedaços de isopor aos cacos de carvão, casca de pinus e chips de coco (que compõem o substrato misto mais comum).

Se você quiser utilizar como cobertura, apenas jogue o substrato sobre a terra de cultivo. Porém, se quiser utilizar incorporada no solo, coloque 1/3 da casca e 2/3 de terra adubada.

Terra preta ou marrom
É um solo rico em matéria orgânica, pois animais morrem em florestas e troncos e folhas caem das árvores. Esses materiais se decompõem na terra, sendo considerado o melhor tipo de terra por esse motivo além de ter boa retenção de ar e umidade.

Vermiculita é um substrato ou condicionador com diversas utilidades. Pode ser utilizada pura para germinação de sementes e produção de mudas, ou misturada com a terra, para melhorar as propriedades do solo.

Os minerais mais indicados para fazer parte da mistura são a Perlita e a Vermiculita. Você pode adicionar ainda algumas colheres de Terra de Diatomáceas, que pode ser aplicada diretamente no solo ou no substrato, já prevenindo contra o surgimento de pragas.

Após a extração, o mineral é separado de outros minerais e peneirado para classificá-lo em diferentes tamanhos de partículas. Como a perlita, esses diferentes tamanhos compreendem os diferentes graus de vermiculita: grande, média, fina e muito fina.

Borra de café e casca de ovo
O uso da borra de café associado a casca de ovo fornece nitrogênio, cálcio, magnésio e potássio. A casca dos ovos deve ser triturada com as mãos, ou no liquidificador com um pouco de água; quanto mais trituradas, melhor, já que os nutrientes ficam mais disponíveis às plantas.

De forma orgânica, é possível fazer o processo através de ingredientes caseiros, como casca de ovos triturada, borra de café sem açúcar, casca de banana e outras derivações de alimentos limpos. Isso nada mais é do que uma boa adubação, que repõe os nutrientes da terra e deixa ela pronta para um plantio saudável.