O que posso ingerir durante o jejum intermitente?

Perguntado por: afreitas . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.4 / 5 10 votos

Lista do que pode comer no jejum intermitente

  • proteínas em geral: carne bovina, peixes, aves e ovos;
  • fontes de gordura boa: azeites, óleo de coco, manteiga ghee e banha;
  • oleaginosas: como castanhas, amêndoas ou nozes;
  • legumes e verduras variados e à vontade;
  • frutas.

Por isso, quando o objetivo é emagrecer, ao menos 12 horas a 13 horas de jejum são necessárias para estimular a queima de gorduras.

Deixo alguns exemplos: Quebrar o jejum a meio da manhã: ovo cozido e uma peça de fruta, Húmus com palitos de fruta, Iogurte skyr com fruta. Quebrar o jejum ao almoço: Fonte de carne, peixe ou ovo, com leguminosas ou tofu com legumes.

no jejum intermitente é uma alternativa muito boa porque você vai ter o arroz que tem carboidratos e você vai ter o feijão que tem proteínas e fibras quando você soma isso você tem aí uma alimentação muito saudável minha recomendação a dica especial para quem chegou até aqui nesse vídeo é que você coloque.

Aposte em bebidas antioxidantes
Ingira, pelo menos uma vez ao dia, algum tipo de bebida antioxidante. Pode ser em jejum ou após as refeições. As bebidas antioxidantes, como chás e sucos verdes, são uma excelente fonte de energia para o corpo e auxiliam na eliminação de toxinas.

- Evitar cereais refinado como arroz branco, pão branco, massas, doces e alimentos industrializados; - Fazer refeições na porção habitual, como se não estivesse de jejum. Não é indicado aumentar a porção para compensar o tempo que ficou sem comer.

A bibliografia científica sugere que o jejum intermitente está associado a uma perda de peso substancial em curtos períodos de tempo, em torno de 8 a 12 semanas, com redução de 0.1 a 0.6 kg por semana (ou 3 a 8% de perda de peso desde o início).

Por isso, evite frituras e alimentos muito gordurosos, embutidos derivados de carne vermelha, bebidas gaseificadas e alimentos açucarados quando estiver em jejum.

Banana: se você comer bananas quando estiver de estômago vazio, vai aumentar o nível de magnésio no sangue. Isso pode prejudicar o seu coração. Especiarias: comidas picantes podem causar danos e irritação na mucosa gástrica, e consequentemente aumentar a produção de ácido no seu estômago.

Para que ele auxilie na queima de gordura, o paciente deverá ficar em jejum durante grandes intervalos de tempo, como 12, 16 ou mais horas por dia. “Depois desse período de tempo sem ingerir alimentos, o organismo fica sem oferta de fonte de energia e será forçado a queimar a gordura acumulada para gerar energia.

Nesses casos o jejum é feito por 14 ou 12 horas. Por fim, não há dados conclusivos que especifiquem o número exato de horas jejuando necessário para que apresentem-se efeitos visíveis. Ainda, há especialistas que acreditam que o jejum diário de ao menos 13 horas reflita positivamente na saúde de quem o pratica.

Em alguns casos, se faz jejum intermitente todos os dias, em outros, somente algumas vezes por semana. Isso depende muito do histórico de saúde de cada pessoa, seus objetivos e adaptação – e deve ser feito sempre com acompanhamento profissional.

Já no período de jejum é permitido água (sem e com limão), café e chás , mas nada de açúcar ou adoçantes.

Ótimas escolhas para quebrar seu jejum incluem frutas de fácil digestão e ricas em nutrientes (as tâmaras são as preferidas para isso no Oriente Médio), alimentos fermentados como iogurte sem açúcar ou chucrute, gorduras saudáveis como o abacate e proteínas fáceis de digerir como caldo de ossos, ovos, e peixes ...

Como Quebrar O Jejum Em Outros Casos
Isso inclui alguns alimentos low-carb — como carnes, ovos, e legumes. Mas também pode incluir outros alimentos com maior quantidade de carboidratos — como tubérculos (batata, mandioca, mandioquinha) e frutas mais doces (banana, caqui, manga, dentre outras).

No caso de nunca se ter feito jejum, normalmente é recomendado fazer jejum intermitente 1 vez por semana e por um período máximo de 16 horas. O período de jejum pode ser aumentado de forma gradual, ou seja, pode-se começar fazendo 12 horas e, à medida que vai havendo adaptação, aumentar as horas de jejum.

Será que água com limão emagrece? Apesar da água com limão oferecer diversos benefícios para a saúde, a combinação não tem o poder de eliminar calorias. “Não faz milagre, não emagrece. Não existe alimento que sozinho tenha o poder de emagrecer”, afirma a nutricionista Luanna Caralamac.

Existem diversos estudos que demonstram que a dose de água com limão pela manhã faz bem à saúde. Beber a mistura em jejum possui um efeito desintoxicante, que também auxilia a eliminar as toxinas na parede do intestino.

Beber água em jejum pode auxiliar no emagrecimento. A água com limão e água gelada não possuem comprovação científica de que podem ajudar no processo de emagrecimento. Para quem quer emagrecer, beber cerca de 500 a 600 ml de água logo pela manhã, pode ajudar! O ideal é não substituir a água por outros líquidos.

A quebra do jejum de forma desordenada e sem orientação é a causa mais comum da falta de resultado na estratégia. Além disso, é importante dizer que nem todo jejum intermitente visa a perda de peso. Entenda os motivos: Pode haver dificuldade de adaptação.