O que posso fazer pelos animais abandonados?

Perguntado por: dmartins . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 20 votos

8 dicas de como resgatar animais abandonados

  1. Aproxime-se com cuidado. ...
  2. Verifique se o animal realmente não tem dono. ...
  3. Procure uma clínica veterinária. ...
  4. Converse com o veterinário sobre castração. ...
  5. Mantenha o pet relativamente isolado. ...
  6. Garanta um lar aconchegante, mesmo que temporário. ...
  7. Não tenha vergonha de pedir ajuda.

Bicho solto
Ainda segundo a lei 13.131/2001, os cães e gatos soltos nas ruas devem ser recolhidos. Os donos dos registrados são chamados ou notificados para retirá-los no prazo de cinco dias.

Ajudar um animal pode ser uma forma de colaborar com um mundo mais justo para todos os seres vivos. Todos os animais que estão na rua, de alguma maneira foram abandonados por um ser humano. Os animais são fontes de amor. A Terapia Assistida por Animais (TAA) é um dos mais bem sucedidos tratamentos no mundo.

A responsabilidade desses animais abandonados fica sob o poder executivo municipal. Conforme a lei nº 1607, de 29 de janeiro de 2015, aprovada pela Câmara Municipal, a prefeitura é responsável pelo controle populacional de cães e gatos.

A melhor maneira de combater o abandono de animais domésticos é promovendo a posse responsável. Ela consiste em conscientizar possíveis tutores sobre tudo o que está envolvido na adoção de um animal para que seja possível tomar essa decisão com segurança.

5 maneiras de salvar animais de rua

  1. Procure ONG's para animais abandonados. ...
  2. Ajude a procurar um lar para um animal. ...
  3. Arrecade dinheiro para comprar agasalhos e alimentos para cães e gatos. ...
  4. Seja voluntário em uma instituição de caridade. ...
  5. Coloque um pote com água e ração próximo a sua casa.

A campanha Dezembro Verde tem como foco conscientizar toda sociedade sobre o abandono e maus-tratos aos animais, bem como combater estas ações. Através de ações educativas, a população reflete sobre a importância do animal de estimação e da guarda responsável, que evita penalidades previstas nas leis da natureza.

Os animais não podem permanecer sozinhos na via pública sem cuidados por parte de um guia. É consenso no Direito brasileiro que o dono ou detentor do animal responderá pelos danos causados por este, pois é sua obrigação cuidar do animal de modo que ele não possa causar nenhum tipo de problema a terceiros.

Facebook – Instagram: procure grupos em seu bairro/região usando palavras chave como “doar animal”; “amigos dos animais”; “Lar Temporário”, etc. E ainda Twitter; blogs; sites de protetores independentes; ONGs.

A primeira recomendação é ligar para o Corpo de Bombeiros ou acionar a Polícia Militar Ambiental, pelo 190. As duas entidades possuem agentes preparados para lidar com a situação. O Disque Ambiente, pelo telefone 0800 113560, e o e-mail ambientaldenuncias@policiamilitar.sp.gov.br também atendem demandas do tipo.

Em todo o país, os casos podem ser relatados ao “Disque-Denúncia“, pelo telefone 181, que realiza atendimento 24 horas por dia, todos os dias da semana. Com essa atitude você poderá contribuir para mudar a realidade e a qualidade de vida de muitos animais que estão em situação de risco ou abandono por aí.

Deixar explicito na Lei Federal 9.605/98 que o ato de deixar o cachorro nas ruas é um maus-tratos e cobrar com fiscalização da Vigilância Ambiental - Setor de Zoonoses com multas pesadas e ou criar uma nova lei que deixa claro este ato de maus-tratos, abandono e desrespeito aos animais e cidadãos.

Feiras de adoção e ONGs:
Uma boa solução é levar em feiras de adoção ou pedir ajuda de ONGs para encontrar um novo dono. A maioria não pode ficar com o animal, mas você pode encontrar feiras perto de você (ver abaixo na seção "Links úteis") e para passar o dia lá com seu cão ou gato.

Os animais abandonados na rua normalmente precisam procurar por comida. Isso é muito perigoso, pois o bichinho pode comer algo estragado ou até acabarem se machucando na busca pelo alimento. Para evitar essa situação, você pode andar com um pouquinho de ração e oferecê-la para os animais que encontrar.

Como Ajudar Um Cachorro de Rua

  1. Ligue para o Centro de Zoonoses da sua cidade. A antiga “carrocinha” tem muitas ONGs parceiras que podem encaminhar o bichinho para adoção. ...
  2. Dê abrigo temporário. ...
  3. Compartilhe nas redes sociais. ...
  4. Acione uma ONG ou protetor animal. ...
  5. Cuidados na rua. ...
  6. Doe!

O que fazer se encontrar um gato abandonado?

  1. 1- Se possível, leve-os ao médico-veterinário. ...
  2. 2- Use e abuse das redes sociais. ...
  3. 3- Enquanto isso, ofereça tudo o que o gato abandonado precisa. ...
  4. 4- Observe o comportamento do gato de rua. ...
  5. 5- Que tal adotá-lo?

A Catland é uma ONG que resgata gatos em situação de risco, maus tratos e abandono nas ruas desde 2012 e hoje mantém cerca de 300 animais divididos entre sede e lares temporários. Já ajudou mais de 5.000 gatinhos desde que abriu as portas.