O que posso fazer para espantar cobras?

Perguntado por: abeiramar . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 13 votos

6 dicas para evitar cobras no quintal

  1. Mantenha a grama aparada e livre-se de ervas daninhas que formem um mato alto onde as cobras possam se esconder.
  2. Tape buracos no solo.
  3. Evite o acúmulo de lixo ou entulho.
  4. Se tiver muro, mantenha-o sempre sem buracos ou fendas.
  5. Elimine ratos no seu pátio.
  6. Tenha um gato.

Alho espanta cobra? Se o cheiro do alho espanta até vampiros nas lendas, acredite: ele também espanta cobras! Plantar alho no seu quintal é garantia de que esses animais vão ficar bem, mas bem longe.

Urina de raposa, fumaça, combustível diesel e a mistura de naftaleno com odor felino, cal e sprays de pimenta são conhecidos por serem repelentes de cobra.

Há quem recomende plantar no quintal certos tipos de plantas capazes de espantar cobras. Entre as espécies vegetais citadas, estão arruda, manjericão, capim-limão, cactos e citronela.

Alho espanta cobra? Alguns estudos também relatam que, ao contrário do que se acreditava, o uso do alho para espantar cobras não costuma ser muito eficaz, especificamente no caso dos viperídeos ou víboras, que são bastante venenosas.

Uma das formas mais seguras para saber se há cobras em seu quintal é realizando periodicamente uma busca através da limpeza e organização do espaço que habitamos, principalmente se vivemos em lugares propensos à presença desses animais.

E que a ocorrência se dá mais entre quatro e sete horas da manhã e entre 17 horas e 18 horas e 30 min, em locais úmidos, de vegetação rasteira e perto de rios, mangues, lagoas e terrenos baldios, normalmente em locais escuros e fechados.

O mês de maio é conhecido na nossa região e em grande parte do Brasil, como o “Mês das Cobras”. Com certeza você já ouviu isso de algum parente mais idoso.

As cobras são animais de sangue frio e dependem do ambiente para se aquecer. Mas não podem ficar sob o sol direto, para não ressecar. Por isso preferem os locais úmidos, escuros e quentes e se refugiam em montes de lenha, lixo, paióis , palhadas, cupinzeiros, folhagens etc.

Este réptil não tolera o cheiro a naftalina, por isso espalhe algumas bolas de naftalina pelo jardim ou junto às entradas de sua casa. Como este produto tem tendência para evaporar com o tempo, repita o processo sempre que achar necessário. Como alternativa poderá usar querosene, creolina e óleo diesel.

Isso mesmo! A fecundação ocorre dentro do corpo da cobra, mas o desenvolvimento do filhote pode acontecer tanto dentro, quanto fora de seu corpo. Algumas espécies de cobras botam o ovo fecundado e o filhote se desenvolve fora do corpo da mãe. Mas o filhotinho só sai do ovo depois de terminado o seu desenvolvimento.

Assim como o acúmulo de sujeira e bagunça, alguns arbustos e outras plantas são um esconderijo perfeito para cobras da região. Manter a grama sempre aparada é uma ótima maneira de evitar essas visitantes rastejantes e indesejadas. Um jardim cheio de moitas e de plantas densas também atrai serpentes.

Vedar frestas e buracos em paredes, assoalhos, forros, meias-canas e rodapé, além de utilizar telas e vedantes em portas, janelas e ralos, são outras formas de evitar a presença dos animais peçonhentos.

Na verdade, muitos especialistas afirmam que o enxofre não é eficaz como repelente de cobras e que o melhor método para evitar encontros com cobras é manter a área limpa e livre de esconderijos para elas.

  1. Manter limpos quintais, jardins, garagens e depósitos, evitando acúmulo de folhas secas, lixo, entulho, telhas, tijolos, madeiras e lenha;
  2. Ao manusear materiais de construção, usar luvas de raspa de couro e calçados;
  3. Acondicionar o lixo em recipientes fechados;
  4. Realizar periodicamente a roçada e limpeza dos terrenos.