O que posso dar para dor para calopsita?

Perguntado por: ofigueiroa . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 2 votos

Em caso de torção ou fratura, o veterinário poderá imobilizar a patinha e prescrever um remédio para dor. Em caso de feridas, um fármaco para evitar contaminações e facilitar a cicatrização. Nunca medique sua calopsita sem prescrição veterinária!

Doenças mais comuns em calopsitas
Podem ser tratadas com tratamento tópico (colírios específicos). Ascaridiose/ Coccidiose / giardíase. São infecções parasitárias, onde os agentes causam emagrecimento, prostração, diarreias e perda de energia. O tratamento é feito com remédios antiprotozoários.

Administrar por via oral, direto na boca do animal ou diluído em água, suco ou leite, na dosagem de 1 gota por Kg de peso, até o máximo de 35 gotas. Repetir se necessário após 4 a 6 horas. As dosagens poderão ser alteradas a critério do Médico Veterinário.

Para saber se a ave está doente ou não, basta analisar o seu comportamento. Uma ave adoentada permanece quieta, com as penas ligeiramente eriçadas, os olhos fechados completa ou parcialmente. Também recosta a cabeça nas costas ou a esconde sob a asa.

Nunca dê Nimesulida ou outro medicamento com ação anti-inflamatória ao animal, sem antes consultar um médico veterinário.

O Antibiótico Avitrin Coveli é indicado para tratamento e controle das infecções bacterianas do trato respiratório e entérico das aves, produzidas por staphylococcus aureaus, chlamydia psittacci, salmonella ssp e escherichia coli, infecções essas responsáveis pelo aparecimento de corrimento nasal, diarreias, fraqueza, ...

O ferimento deve ser limpo com soro fisiológico e depois passar pomada cicatrizante Vetaglos, todos os dias, duas por vezes por dia até cicatrizar.

Chás para aves e seus benefícios

  • Boldo: tem efeito protetor do fígado e contra inflamação no estômago;
  • Alho: antibiótico, anti-inflamatório e vermífugo;
  • Camomila: calmante;
  • Hortelã: efeito digestivo antigases, ajuda contra diarreia;
  • Limão: aumenta a imunidade.

A Consulta para ela nesse novo veterinário fica em torno dos 160 reais, fora os MEDICAMENTOS, EXAMES E TRANSPORTE.

Sendo assim, não deve, de maneira alguma, ser administrado aos animais, sob o risco de provocar intoxicação e lesões medicamentosas aos órgãos do pet.

Em aves pequenas, as doses variam entre 5 rvalo de 8h-12h (em suspensão pediátrica); em camundon cada 4h; em cobaias 10 mg/kg VO a cada 4h; em ratos 1 a cada 4h; em coelhos, 2-7,5 mg/kg VO a cada 4h c rio ou 7,5 mg/kg VO a cada 6-8h para analgesia, podend erais gastrintestinais; em ferrets 1 mg/kg VO com intervalo de ...

No que diz respeito especificamente à saúde das aves, o Chemitec disponibiliza desinfetantes e antissépticos, além do antibiótico para aves. Levando em consideração os medicamentos antibacterianos, a marca atualmente disponibiliza duas opções de excelente qualidade e confiança: Gentatec® e Chemitril®.

Com cuidado, erga o passarinho ferido e coloque-o na caixa, levando em seguida ao veterinário. - Não mexa muito no pássaro: depois de colocá-lo em um lugar seguro e aquecê-lo, é melhor deixá-lo em paz. É essencial que não o alimente e não o manuseie sem necessidade.

No caso das aves, os sinais de dor podem refletir: Dor aguda: como o comportamento de fuga ou defesa, o aumento da pressão arterial, as pulsações, as vocalizações – o que interpretamos como gritos –, a respiração rápida, etc.

Cetoprofeno: É um AINE com acentuada ação anti- inflamatória, sendo em aves bastante empregado devido à sua potente ação analgésica. O mecanismo de ação deste medicamento está na sua inibição tanto na via das COXs quanto das lipoxigenases.

Calopsita doente, e agora? Ao perceber algo anormal na rotina da calopsita, como apatia, sonolência, excretas ou quaisquer outros sintomas, o tutor deve imediatamente procurar um veterinário para que o profissional faça os exames e verifique a saúde do pet.

“Eles podem ser usados tanto em infusões para a ave ingerir, como também pode servir para o banho do animal”, conta. Dentre os mais usados, estão o de boldo, alho, camomila, hortelã, e limão. “Se for dar algum outro chá, é preciso falar com um especialista em aves, pois nem todos os tipos podem ser usados nesses pets.

O mais importante é manter a calma e não se afobar igual tropa de elite. E a última dica e não menos importante é o uso de uma pitada de açúcar na água dela de beber. Isso a manterá com energia o suficiente para esperar por ajuda. Não é água de coco e nem soro caseiro, é açúcar..