O que posso cozinhar na panela de cobre?

Perguntado por: emoreira . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

É comum associar esses recipientes ao preparo de doces, mas elas podem ser muito versáteis. “Tendo em vista que ela esquenta bastante, ela é perfeita para selagens de proteína, desde uma carne suína, bovina e aves de todos os tipos, até reduções de molhos”, conta Elzio Callefi, chef da Tramontina.

Dessa forma, de acordo com a normatização da Anvisa, os utensílios de cobre podem ser usados. Sobre o uso doméstico, a autoridade sanitária da vigilância estadual, Joana Dalva, diz que se o tacho não tiver o revestimento de estanho, “não é aconselhável ter uma panela para fazer o alimento”.

Informação foi confirmada pela Vigilância Sanitária estadual durante audiência e surpreendeu doceiros e autoridades. Os tradicionais tachos de cobre usados na produção de doces em Minas Gerais estão liberados.

ETAPA 1 – Faça uma pasta com sal e limão ou vinagre, passe em toda a superfície do cobre e aguarde 15 minutos. ETAPA 2 – Esfregue com força usando uma esponja Scotch-Brite do lado verde escuro (lado amarelo não vai limpar o cobre). ETAPA 3 – Lave e enxugue bem para não manchar.

“O cobre é importantíssimo para a produção de glóbulos vermelhos, produção de colágeno na pele e para a saúde óssea, além de ser ativador do sistema imunológico.

Ela pode ser usada no preparo de alimentos doces ou salgados, além de ser um recipiente bonito para servir. Além da beleza, as panelas de cobre são sinônimo de durabilidade. É comum associar esses recipientes ao preparo de doces, mas elas podem ser muito versáteis.

Isoladamente, a sua principal aplicação é em equipamentos e sistemas elétricos, como os fios que conduzem eletricidade. Isso se dá porque o cobre é um metal dúctil (aquecendo o metal a altas temperaturas é possível transformá-lo em fio), maleável (pode ser transformado em lâminas) e tem grande condutividade elétrica.

O TACHO DE COBRE FAZ PARTE DA CULTURA MINEIRA, IDEAL PARA O PREPARO DE DOCES E COMIDAS TEMPERADAS. O COBRE É UM METAL DE ALTA RESISTÊNCIA E DURABILIDADE.

O TACHO DE COBRE FAZ PARTE DA CULTURA MINEIRA, IDEAL PARA O PREPARO DE DOCES E COMIDAS TEMPERADAS. O COBRE É UM METAL DE ALTA RESISTÊNCIA E DURABILIDADE. COM ALÇAS EM LIGA DE BRONZE, NOSSOS TACHOS SÃO ARTESANAIS E FEITOS DE COBRE PURO, PRESERVANDO O ALIMENTO E REALÇANDO O SEU SABOR.

Além disso, também vale consumir o suco de laranja ou acerola durante a refeição e até espremer um limão sobre o feijão enquanto degusta o prato. Dessa forma, você garante uma absorção adequada do ferro inorgânico.

Grande fonte de vitamina C, a laranja pode te ajudar nessa missão. Para potencializar a absorção, abuse na fruta durante a feijoada.

Qual o melhor tipo de panela para cozinha? Levando em conta a praticidade para o dia a dia, as panelas de alumínio e de teflon preenchem esse requisito como melhores panelas para cozinhar. As panelas de cerâmica também são ótimas para cozinhar devido à sua versatilidade, desde que não seja em fogão por indução.

Procure pela cor de pátina sobre o metal. Objetos mais velhos de cobre terão uma corrosão verde que se desenvolve com o tempo, devido à oxidação, conhecida como pátina. Objetos de bronze ficam em um tom marrom escuro a preto depois da oxidação.

Além das antiaderentes, as panelas de alumínio também merecem atenção redobrada. “Essas panelas não são as melhores opções, pois o alumínio pode se soltar na comida e, logo, ser absorvido pelo corpo. Já existem estudos que mostram a neurotoxicidade deste metal, relacionando-o ao Alzheimer”, diz a nutricionista.

Após usar a pasta de sal e vinagre, o ideal é lavar o item de cobre normalmente com água e detergente neutro - o que se aplica principalmente aos utensílios de cozinha, como panelas, talheres, chaleiras, canecas etc. Já no caso de maçanetas e torneiras, você pode apenas passar um pano umedecido para tirar os produtos.

Para poder garantir a durabilidade do acabamento oxidante para cobre na peça, é necessário aplicar uma camada de verniz que deixará uma película resistente e incolor na superfície da peça.

O cobre, assim como outros metais, apresenta estados de oxidaçao. Ele passa , primeiramente ao estado de oxido cuproso e depois para oxido cuprico quando exposto ao ar (a cor passa de um vermelho salmao para um vermelho um pouco mais escuro).

Preço. A única desvantagem do cobre é o preço, considerando que, conforme falamos acima, o cobre costuma custar o dobro do alumínio por não ser encontrado com tanta abundância na natureza. Além disso, é um material mais pesado.

Entre os alimentos mais ricos em cobre podemos destacar os mariscos, os miúdos, os ovos, algumas sementes, os legumes, os cereais integrais, os cogumelos, as frutas secas, a batata e o chocolate (já que o cacau possui alto teor de cobre). O maior índice de cobre por 100g é encontrado nas nozes.

A toxicidade de cobre adquirida pode resultar da ingestão ou absorção de cobre em excesso (p. ex., pela ingestão de alimento ou bebida ácida que tenha tido contato prolongado com recipiente de cobre). Pode ocorrer gastroenterite autolimitada com náuseas, vômito e diarreia.

A principal desvantagem do aço inoxidável é que ele não conduz calor tão bem quanto o alumínio, o que significa um tempo mais longo para atingir fervura e resfriamento após a fervura.