O que por fim significa Ocidente?

Perguntado por: lalencastro . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.1 / 5 12 votos

substantivo masculino Lado do horizonte onde o sol se põe; poente; oeste; ocaso. Parte do mundo que está do lado em que o sol se põe (grafado com letra maiúscula).

ocidente

  1. Ponto cardeal, equidistante entre o norte e o sul, que indica o lado onde o Sol se põe, à esquerda de quem está virado para norte (símbolo: O ou W). = ...
  2. Zona de um país ou de uma região que fica do lado onde o Sol se põe. = ...
  3. Região que abrange os países da Europa ocidental e da América. ...
  4. Lado esquerdo de um mapa.

O Brasil, em termos de localização geográfica, é um país ocidental, por se estabelecer a oeste do meridiano de Greenwich, além de 93% do território estar abaixo do hemisfério sul, esse fator influencia diretamente no tipo de clima apresentado, no caso, considerado como tropical.

Ocidente (Oeste): Todas as regiões situadas a oeste do Meridiano de Greenwich. 2. Oriente (Leste): Toda as regiões situadas a Leste do Meridiano de Greenwich.

Significado de Ocidente
Parte do mundo que está do lado em que o sol se põe (grafado com letra maiúscula). [Geografia] Lado esquerdo de um mapa ou de uma carta geogrática. [Geografia] Designação comum usada para se referir à Europa ocidental, setentrional e meridional, aos Estados Unidos da América e ao Canadá.

A definição clássica para o "Mundo Ocidental" compreende os países da Europa (por oposição a Ásia, o "mundo oriental"), e os que têm suas raízes históricas e culturais ligadas à Europa. Nesta definição se incluem, além da própria Europa, também a América e a Oceania e, em parte, também a África do Sul.

De modo geral, podemos definir o mundo oriental como a porção da Terra formada pelas nações da Ásia e do Oriente Médio, enquanto o mundo ocidental engloba a Europa e grande parte dos territórios que foram colonizados pelos europeus, notadamente a América, a Austrália e a Nova Zelândia.

A palavra oriente vem do latim oriens, 'o sol nascente', de orior, orire, 'surgir, tornar-se visível', palavra da qual nos vem também 'origem'. A palavra ocidente nos vem do latim occidens, 'o sol poente', de occ-cidere, de op, 'embaixo etc', e cadere, 'cair'.

Os mais conhecidos pelos brasileiros são Portugal, Alemanha, Reino Unido e França. Porém, ainda são da parte ocidental deste continente os países, Espanha, Itália, Áustria, França, Holanda, Bélgica, Noruega, Finlândia, Islândia, Suécia, Grécia, Suíça, Luxemburgo, Dinamarca, Irlanda, Malta, Mônaco, San Marino, Andorra.

Oriente e Ocidente são divisões criadas durante a crise do Império Romano, quando no ano de 286, para evitar os constantes conflitos, o imperador Diocleciano reorganizou a estrutura de poder. O império foi dividido em duas partes: o Oriente sob seu comando e o Ocidente, confiado a Maximiano.

O território brasileiro está localizado no continente sul-americano. Em termos de hemisférios, encontra – se situado totalmente no hemisfério ocidental, a maior parte de sua extensão está no hemisfério sul e uma pequena parte situa- se no hemisfério norte.

O país está estabelecido no ocidente, ou seja, a oeste do meridiano de Greenwich; além disso, é cortado ao norte pelo paralelo do Equador. Encontra-se na zona intertropical, zona temperada sul e no Trópico de Capricórnio.

América do Sul

Isso porque falar uma língua de origem latina e estar a oeste do meridiano de Greenwich não é suficiente para estar no Ocidente. Enquanto Estados Unidos e Portugal são indiscutivelmente “ocidentais”, a classificação de países como o Brasil e a Argentina não é unânime.

Linha vertical imaginária que divide o planeta entre Oriente e Ocidente, o meridiano de Greenwich foi estabelecido através de um acordo mundial realizado em 1884 na cidade de Washington, nos Estados Unidos. O objetivo era estabelecer uma padronização de horários e datas em todo o mundo.

O oriental trabalha mais seu lado intuitivo, valoriza o universo interior e dá muita importância para a religião, enquanto o ocidental tem uma mente mais racional, preza pelo mundo exterior e tem uma mentalidade mais científica.

A cultura ocidental é o conjunto da Filosofia Grega, do Direito Romano e da Religião Católica. Esses 3 pilares baseiam o modo de pensar e, consequentemente, de agir das pessoas educadas no hemisfério ocidental.

Europa Ocidental: é composta pelas nações banhadas pelo Oceano Atlântico, como Alemanha, Bélgica, França e Reino Unido, e também por países que possuem relação com o Ocidente. Europa Meridional: é composta por nações banhadas pelo Mar Mediterrâneo situadas na Península Ibérica, como Espanha, Andorra, Grécia e Itália.

Em geral, a civilização ocidental, desde aspectos políticos até culturais, é formada pelas nações da União Europeia, da América do Norte e Latina, da África do Sul, Austrália e Nova Zelândia, principalmente.

ESSA DIVISÃO FOI “CRIADA” NO FIM DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, PARA DIVIDIR OS PAÍSES CAPITALISTAS (SOB INFLUÊNCIA DOS ESTADOS UNIDOS) DOS COMUNISTAS (SOB INFLUÊNCIA DA UNIÃO SOVIÉTICA). ATUALMENTE, SE FORMOS PENSAR NESSA DIVISÃO, BASICAMENTE SEPARA A EUROPA ENTRE A PARTE MAIS DESENVOLVIDA DA PARTE MENOS DESENVOLVIDA.

Rio Branco é a capital estadual mais ocidental do Brasil.